Víbora-de-peringuey

Fotografia por Guido Berger, CC BY-NC-SA

Local da foto: Namíbia

 Canon EOS 550D (Canon)
Distância Focal: 300mm  •  Abertura: f/7.1  •  Tempo de Exposição: 1/400s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 23/05/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Víbora-de-peringuey

Bitis peringueyi
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Viperidae
Gênero Bitis
Nome Científico Bitis peringueyi(Boulenger, 1888)
Nome Inglês Peringuey's Adder, Peringuey's Desert Adder, Sidewinding Adder, Dwarf Puff Adder
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2010)

Descrição

A víbora-de-peringuey é uma serpente peçonhenta da família Viperidae. Seu nome comum/científico é uma homenagem a Louis Péringuey, um entomologista sul-africano especializado em coleópteros e pré-história e diretor de museus de alguns países da África.

O corpo da víbora-de-peringuey tem uma coloração de fundo que varia da bege amarelada, marrom a marrom alaranjada, ou arenosa acinzentada, e é coberto com três séries longitudinais de manchas alongadas de cor cinza a escura. O corpo também é pontilhado com um padrão irregular de manchas claras e escuras. A parte ventral geralmente é esbranquiçada ou amarela suja. A cauda geralmente é bronzeada, mas em alguns espécimes, pode ser preta. A cabeça é curta e achatada com os olhos situados no topo da cabeça. A cabeça é coberta com escamas fortemente quilhadas.

Uma serpente pequena, a víbora-de-peringuey tem um comprimento total (corpo + cauda) médio de 20 a 25 cm, com um tamanho máximo registrado de 32 cm.

Biologia

Como muitos habitantes do deserto, a víbora-de-peringuey é predominantemente crepuscular e noturna, e pode ser encontrada em dias nebulosos, especialmente perto da costa, até mesmo durante o dia. Durante o dia, fica enterrada na areia, se possível em um local sombreado sob moitas de gramas de dunas.

Uma caçadora de emboscada, a víbora-de-peringuey se enterra na areia do deserto, deixando expostos apenas os olhos e a ponta da cauda. À medida que uma potencial presa se aproxima, a ponta da cauda é movimentada "semelhante a um inseto", especialmente por indivíduos com a ponta da cauda preta, para atrair a presa para uma distância ao seu alcance.

A dieta da víbora-de-peringuey é composta de lagartos do gênero Meroles (habitam especialmente o deserto da Namíbia) e de lagartixas do gênero Ptenopus (endêmicos do sul da África). Os lagartos do gênero Meroles têm alto teor de água e são uma fonte importante de água para essa víbora. As gotículas de névoa que se condensam em seu corpo achatado também são uma fonte de água.

É conhecida por sua capacidade de se locomover pela areia do deserto ondulando o corpo em curvas laterais suaves em forma de "S", uma maneira eficaz de locomoção pela areia solta, quente e instável das dunas dos desertos.

A víbora-de-peringuey é uma espécie ovovivípara e reproduz em março ou abril. A fêmea dá à luz entre 3 e 10 filhotes que nascem com 10 a 13 cm de comprimento. Os filhotes nascem com uma fina membrana de ovo, da qual se libertam com a ajuda de movimentos bruscos da cabeça. Imediatamente após se libertarem dessa membrana, eles são capazes de se locomover de forma independente. Dentro da primeira hora de vida, já passam pela primeira muda. Depois de apenas alguns dias, as jovens serpentes caçam pequenos lagartos de forma independente.

Habitat

A víbora-de-peringuey habita desertos não perturbados.

Distribuição

A víbora-de-peringuey é encontrada no sul da Namíbia, em direção ao norte até o sul de Angola.

Veneno

O veneno da víbora-de-peringuey é moderadamente citotóxico.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Joger, U. & Turner, A.A. 2010. Bitis peringueyi. The IUCN Red List of Threatened Species 2010: e.T178627A7583993. Acessado em 20 Jun 2018.
  • Wikipedia contributors. "Bitis peringueyi." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 08 Jun 2018. Web. 20 Jun 2018.
  • Page "Zwergpuffotter". In: Wikipedia, The Free Encyclopedia. Processing status: 23 Jun 2017. Web 21 Jun 2018.
  • Tyrone Ping, www.tyroneping.co.za
  • African Snakebite Institute.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.