Víbora-de-nariz-corcunda-de-merrem

Fotografia por Yuwaraj Gurjar, CC BY-NC

Local da foto: Goa, Índia

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Víbora-de-nariz-corcunda-de-merrem

Hypnale hypnale
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Viperidae
Gênero Hypnale
Nome Científico Hypnale hypnale(Merrem, 1820)
Nome Inglês Merrem's Hump-nosed Viper, Merrem's Hump-nosed Pit Viper
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A víbora-de-nariz-corcunda-de-merrem é uma espécie de serpente peçonhenta da família Viperidae.

Típico de uma víbora, a víbora-de-nariz-corcunda-de-merrem tem um corpo robusto e uma cabeça triangular mais larga do que o pescoço. O focinho é pontudo e virado para cima, terminando em uma corcunda. As escamas frontais, supraoculares e parietais são grandes, mas as escamas do focinho são pequenas e irregulares. A cauda é pequena. Os olhos têm tamanho médio com pupilas elípticas verticais. O padrão de cor da víbora-de-nariz-corcunda-de-merrem pode ser marrom-claro, marrom chocolate ou acinzentado, com fortes manchas marrons, sobrepostas com uma fileira dupla de grandes manchas escuras. A parte superior da cabeça marrom é separada da parte inferior de cor escura por uma distinta linha branca ou amarela pálida. O ventre é acastanhado ou amarelado com manchas escuras. A ponta da cauda é amarelada ou avermelhada.

A víbora-de-nariz-corcunda-de-merrem tem, em média, entre 30 e 45 cm de comprimento total.

Biologia

A víbora-de-nariz-corcunda-de-merrem é uma serpente terrestre, mas hábitos semiarborícolas já foram registrados. Ela é ativa durante o início da manhã e à noite. Ela passa o dia camuflada na serrapilheira, em arbustos densos, sob rochas e sob troncos, geralmente com a cabeça inclinada para cima e pode ser encontrada ao lado de córregos se aquecendo durante o nascer do sol.

A víbora-de-nariz-corcunda-de-merrem se alimenta de lagartixas, pequenos roedores, rãs e ovos de répteis. Os juvenis fazem movimentos sinuosos com a cauda para atrair presas.

Apesar de ser uma serpente de movimentos lentos, a víbora-de-nariz-corcunda-de-merrem é capaz de ataques rápidos. Ela tem uma disposição irritável e vibra sua cauda quando perturbada, um comportamento que ela tem em comum com outras víboras, especialmente cascavéis dos gêneros Crotalus e Sistrurus.

Fêmeas adultas dão à luz filhotes vivos de março a julho. O tamanho da ninhada varia de 4 a 17, e os recém-nascidos têm entre 13,0 e 14,5 cm de comprimento.

Habitat

A víbora-de-nariz-corcunda-de-merrem tem como habitat selvas densas e plantações de café em áreas montanhosas, onde pode ser encontrada sob rochas, dentro de troncos, sob folhas e em arbustos baixos.

Distribuição

A víbora-de-nariz-corcunda-de-merrem é endêmica da Índia e Sri Lanka.

Veneno

A picada da víbora-de-nariz-corcunda-de-merrem, embora anteriormente considerada sem grandes complicações, agora é conhecida por causar graves complicações, como coagulopatia e insuficiência renal aguda. Se a picada não for tratada dentro de algumas horas, pode ser potencialmente fatal para seres humanos. O veneno dessa espécie é hemotóxico.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Hypnale hypnale." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 23 Feb. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Indian Snakes, www.IndianSnakes.org
  • WCH - Clinical Toxinology Resources.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.