Víbora-de-fea

Copyright © Vasiliy Latyshev

Local da foto: Zoológico de Moscou, Rússia

 Canon EOS 5D Mark II (Canon)
Distância Focal: 100mm  •  Abertura: f/11.0  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 09/12/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Víbora-de-fea

Azemiops feae
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Viperidae
Gênero Azemiops
Nome Científico Azemiops feaeBoulenger, 1888
Nome Inglês Fea's Viper, Fea Viper
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2012)

Descrição

A víbora-de-fea é uma serpente peçonhenta da família Viperidae. Seu nome comum/científico é uma homenagem a Leonardo Fea, um explorador italiano que coletou o primeiro exemplar da espécie na natureza.

O padrão de cor da víbora-de-fea é marcante. Dorsalmente, sua cor básica varia da cinza azulada profunda a preta, marcada por faixas transversais finas (uma ou duas escamas) e bem espaçadas de cor laranja ou branca. A cabeça é laranja a ligeiramente amarela com um par de listras marrom-escuras a pretas de largura um pouco irregular, que se estendem das pré-frontais até a cor preta do pescoço. Ventralmente, a cor é cinza-oliva, com alguns pequenos pontos mais claros. O queixo e a garganta são variegados com amarelo. Os olhos são amarelados com pupilas verticais.

O corpo da víbora-de-fea é razoavelmente robusto e tem uma cauda curta. As escamas dorsais são lisas, em vez de achatadas como as da maioria das víboras. A cabeça, que é ligeiramente achatada e de formato mais elíptico do que triangular, não é coberta com numerosas escamas como a maioria das outras víboras, mas com grandes escudos como os colubrídeos e os elapídeos.

A víbora-de-fea pode atingir um comprimento total máximo de aproximadamente 92 cm.

Biologia

Uma espécie terrestre, a víbora-de-fea adulta é crepuscular e ativa predominantemente durante as noites frescas e chuvosas de verão, quando se locomove lentamente pelo chão. Ela pode passar grande parte do tempo em buracos e fendas de afloramentos cársticos e em riachos abertos e subterrâneos. Indivíduos jovens são mais ativos nas noites frescas e úmidas de outono.

A dieta da víbora-de-fea aparentemente é composta de pequenos mamíferos, pequenos lagartos e rãs.

A víbora-de-fea tem uma postura de ameaça característica. Quando perturbada, ela achata o corpo para parecer mais larga e suas mandíbulas se expandem para fora posteriormente, dando à cabeça, normalmente ovoide, uma forma triangular. Às vezes, pode vibrar a cauda. Como último recurso, ela ataca e pode ou não usar suas presas para picar.

A víbora-de-fea hiberna durante os meses de inverno. O comportamento de acasalamento é similar ao de outras víboras na maioria dos aspectos. A espécie é ovípara e a fêmea coloca uma ninhada de até 6 ovos.

Habitat

A víbora-de-fea vive em áreas montanhosas, em altitudes entre 600 e 1.500 m, e prefere clima mais fresco, com temperatura média entre 20 e 25°C. Pode ser encontrada em áreas abertas, áreas rochosas, florestas, matagal, campos de arroz, e até ao redor de casas em aldeias.

Distribuição

A víbora-de-fea é encontrada no norte de Mianmar, norte do Vietnã, centro e sul da China (do oeste de Yunnan e sul de Shaanxi, a leste até Zhejiang, ao sul até Guangxi; Guizhou, Sichuan, Fujian, Jiangxi, Guangdong) e sudeste do Tibete.

Veneno

O veneno da víbora-de-fea é notavelmente similar ao da víbora-de-wagler (Tropidolaemus wagleri), mas não tem atividade de coagulação sanguínea, hemorrágica ou miolítica.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Lau, M. & Rao, D.-q. 2012. Azemiops feae. The IUCN Red List of Threatened Species 2012: e.T190641A1955758. Acessado em 26 Jun 2018.
  • Uetz, P., Freed, P. & Jirí Hošek (eds.), The Reptile Database, acessado em 26 Jun 2018.
  • Wikipedia contributors. "Azemiops." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 02 Mai 2018. Web. 26 Jun 2018.
  • Fea's Viper (Azemiops feae), Encyclopedia of Life. Acessado em 26 Jun 2018.
  • Fea's Viper (Azemiops feae). Life is Short, but Snakes are Long by Andrew M. Durso.
  • WCH - Clinical Toxinology Resources.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.