Tartaruga-marinha-de-pente

Fotografia por Mark Rosenstein, CC BY-NC-SA

Local da foto: Manggarai, Sonda Oriental, Indonésia

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tartaruga-marinha-de-pente

Eretmochelys imbricata
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Testudines
Família Cheloniidae
Gênero Eretmochelys
Nome Científico Eretmochelys imbricata(Linnaeus, 1766)
Nome Inglês Hawksbill Sea Turtle
Estado de Conservação CR  - Criticamente em Perigo (IUCN / 2008)

Descrição

A tartaruga-marinha-de-pente é uma espécie de tartaruga marinha da família Cheloniidae.

A aparência da tartaruga-marinha-de-pente é semelhante a de outras espécies de tartarugas marinhas. O formato do corpo geralmente é achatado, tem uma carapaça protetora e braços como nadadeiras, adaptados para nadar em mar aberto. A carapaça tem um fundo âmbar padronizado com uma combinação irregular de faixas claras e escuras, com cores predominantemente preta e marrom mosqueado que irradiam para os lados. A tartaruga-marinha-de-pente pode crescer até 100 cm de comprimento, e pesar entre 43 e 80 kg.

A tartaruga-marinha-de-pente tem diversas características que a distingue de outras espécies de tartarugas marinhas. Sua cabeça alongada e cônica, termina em uma boca em forma de bico (a partir do qual seu nome comum é derivado), e seu bico é mais evidente e curvo do que em outras espécies de tartarugas marinhas. Os braços da tartaruga-marinha-de-pente têm duas garras visíveis em cada nadadeira.

Biologia

Como outras tartarugas marinhas, a tartaruga-marinha-de-pente é solitária durante a maior parte de sua vida, e é uma espécie altamente migratória.

A tartaruga-marinha-de-pente é uma espécie onívora. Sua dieta é composta principalmente por esponjas. Além de esponjas, ela se alimenta de algas, cnidários, águas-vivas e anêmonas-do-mar. Ela também se alimenta da perigosa caravela-portuguesa (Physalia physalis). Ela fecha seus olhos desprotegidos quando se alimenta desse perigoso cnidário marinho. As células urticantes desse animal não podem penetrar na cabeça blindada da tartaruga.

A tartaruga-marinha-de-pente acasala a cada dois anos em lagoas isoladas fora de suas praias de nidificação, em ilhas remotas ao longo da sua área de ocorrência. A época de acasalamento para as tartarugas do Atlântico geralmente ocorre entre abril e novembro. As tartarugas do Oceano Índico acasalam de setembro a fevereiro. Após o acasalamento, a fêmea vai para uma praia durante a noite. Ela limpa uma determinada área e cava um buraco de nidificação usando suas nadadeiras traseiras. Em seguida, ela coloca uma ninhada de 100 a 140 ovos e os cobre com areia. Após esse processo de longas horas, a fêmea retorna para o mar. Os filhotes nascem à noite, cerca de 2 meses depois, pesando menos de 24 g. Eles nascem com uma coloração escura e com uma carapaça com formato de coração medindo cerca de 2,5 cm de comprimento. Instintivamente eles rastejam para o mar, atraídos pelo reflexo da lua na água. Enquanto elas emergem do ninho sob a escuridão, as tartarugas recém-nascidas que não alcançam a água até o amanhecer são predadas por aves marinhas, caranguejos e outros predadores.

A tartaruga-marinha-de-pente atinge a maturidade sexual depois dos 30 anos de idade. Acredita-se que esta espécie pode viver entre 30 e 50 anos na natureza. Por causa de sua dura carapaça, os únicos predadores de tartarugas adultas são os tubarões, crocodilos-de-água-salgada (Crocodylus porosus), polvos, e algumas espécies de peixes pelágicos.

Uma grande ameaça para as tartarugas marinhas são os sacos plásticos que flutuam nos oceanos. As tartarugas confundem esses sacos plásticos com águas-vivas. Várias espécies de tartarugas marinhas geralmente ingerem detritos marinhos de plástico, e até mesmo pequenas quantidades de detritos podem matar tartarugas marinhas, obstruindo seus aparelhos digestivos.

Habitat

A tartaruga-marinha-de-pente está associada principalmente com águas claras e relativamente rasas de recifes costeiros, baías, estuários e lagoas, mas a nidificação ocorre geralmente em praias arenosas isoladas e remotas.

Distribuição

A tartaruga-marinha-de-pente tem uma distribuição circumglobal pelas águas tropicais e, em menor escala em águas subtropicais, do Oceano Atlântico, Oceano Índico e Oceano Pacífico.

Continentes de Ocorrência

África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Hawksbill Sea Turtle." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 23 Mar. 2017. Web. 31 Mar. 2017.
  • Hawksbill Turtle file on ARKive.
  • Mortimer, J.A & Donnelly, M. (IUCN SSC Marine Turtle Specialist Group). 2008. Eretmochelys imbricata. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T8005A12881238.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.