Tartaruga-marinha-de-kemp

Fotografia por Faith Whalen / FWC Fish and Wildlife Research Institute, CC BY-NC-ND

Local da foto: Flórida, Estados Unidos

 NIKON D4S (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 340mm  •  Abertura: f/8.0  •  Tempo de Exposição: 1/1000s  •  ISO: 160
Data em que a foto foi tirada: 13/05/2017
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tartaruga-marinha-de-kemp

Lepidochelys kempii
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Testudines
Família Cheloniidae
Gênero Lepidochelys
Nome Científico Lepidochelys kempii(Garman, 1880)
Nome Inglês Kemp’s Ridley Sea Turtle, Atlantic Ridley Sea Turtle
Estado de Conservação CR  - Criticamente em Perigo (IUCN / 1996)

Descrição

A tartaruga-marinha-de-kemp é uma espécie de réptil da família Cheloniidae, e é a mais rara e a mais ameaçada das tartarugas marinhas.

Típico de tartarugas marinhas, a tartaruga-marinha-de-kemp tem um corpo comprimido dorsoventralmente. A cabeça e membros (nadadeiras) não são retráteis. A carapaça é simplificada, tornando essa tartaruga extremamente hidrodinâmica. A carapaça tem uma coloração cinza-oliva, enquanto o plastrão tem uma coloração que varia da esbranquiçada a amarelo-clara. Ela tem duas nadadeiras dianteiras e duas nadadeiras traseiras. As nadadeiras dianteiras impulsionam a tartaruga pela água, enquanto as nadadeiras traseiras são usadas para orientar e estabilizar a tartaruga na água. Uma ou duas garras estão presentes em cada nadadeira dianteira. A tartaruga-marinha-de-kemp tem uma pálpebra superior que protege os olhos. Como uma tartaruga, ela não tem dentes e a mandíbula tem um formato de bico largo.

A tartaruga-marinha-de-kemp é a menor espécie de tartaruga marinha, medindo entre 55 e 75 cm de comprimento. O comprimento médio é de 65 cm. Seu peso varia entre 30 e 50 kg. Os machos têm caudas mais longas, mais grossas, e podem ter grandes nadadeiras dianteiras curvadas.

Biologia

A tartaruga-marinha-de-kemp é bem adaptada para nadar, passando quase toda a sua vida na água e em relativo isolamento. O contato social aparentemente ocorre apenas durante o acasalamento e nidificação. É uma espécie migratória. A dieta da tartaruga-marinha-de-kemp é composta de caranguejos flutuantes, moluscos, camarões, água-viva e alguma vegetação.

O acasalamento da tartaruga-marinha-de-kemp ocorre na água. O macho usa suas longas nadadeiras curvadas e garras para segurar a fêmea durante o acasalamento. As fêmeas nadam até a costa em uma congregação chamada "arribada", onde milhares de tartarugas vêm à terra na mesma praia para nidificar ao mesmo tempo. No entanto, desde a queda em seus números populacionais, esse fenômeno espetacular agora é muito menor. O pico da temporada de nidificação é em maio e junho e, incomum entre as tartarugas marinhas, a nidificação ocorre durante o dia.

A fêmea da tartaruga-marinha-de-kemp usa suas nadadeiras dianteiras para cavar um buraco para o seu corpo, profundo o suficiente para sua carapaça ficar no nível da areia ao redor. Ela então usa as suas nadadeiras traseiras para cavar uma cavidade na qual os ovos serão depositados. Depois que os ovos são depositados, a fêmea enche a cavidade dos ovos e o buraco feito para o corpo com areia usando suas nadadeiras traseiras, e ela usa o seu plastrão para apagar as marcas do ninho. As fêmeas colocam uma média de 2 a 3 ninhadas de ovos durante a época de reprodução, e cada ninhada contém cerca de 90 ovos. As fêmeas retornam para o ninho a cada ano ou a cada 2 anos.

Os ovos da tartaruga-marinha-de-kemp são incubados, em média, por 55 dias. O desenvolvimento dos embriões é dependente da temperatura. Temperaturas mais baixas tendem a produzir mais machos, enquanto temperaturas mais altas tendem a produzir mais fêmeas. Os filhotes usam uma carúncula (dente provisório) para quebrar o ovo. Depois que os filhotes saem dos ovos, eles podem levar entre 3 e 7 dias para rastejarem até a superfície da praia. Os filhotes emergem da areia à noite e, imediatamente rastejam em direção à água. Para localizar o mar, os filhotes aparentemente se orientam na direção com maior intensidade de luz refletida fora da água. Pode existir também uma bússola magnética interna que direciona os filhotes para a água. Depois que um filhote entra na água, ele vai nadar em um "frenesi" durante um período de 24 a 48 horas. O filhote nada para águas mais profundas para se proteger de predadores.

A tartaruga-marinha-de-kemp leva entre 11 e 35 anos para atingir a maturidade. A mortalidade dessa espécie é muito alta na época da eclosão dos ovos. Os indivíduos que atingem a idade adulta podem viver entre 30 e 50 anos.

Habitat

A tartaruga-marinha-de-kemp habita principalmente regiões costeiras rasas caracterizadas por baías e lagoas. Ela prefere águas que tenham fundo arenoso ou lamacento, mas também pode ir para mar aberto. No mar, essa espécie tem a capacidade de mergulhar em grandes profundidades.

Distribuição

A tartaruga-marinha-de-kemp tem uma área de ocorrência extremamente restrita. Ela é encontrada principalmente no Golfo do México até a costa leste dos Estados Unidos. O epicentro da nidificação é uma praia de 20 km no Rancho Nuevo no nordeste do México, com a maior parte da nidificação no estado mexicano de Tamaulipas. A maior parte da nidificação nos Estados Unidos ocorre no Texas.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Kemp's Ridley Sea Turtle." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 6 Apr. 2017. Web. 7 Apr. 2017.
  • Kemp's Ridley Turtle fact file on ARKive.
  • Klug, Z. 2006. "Lepidochelys kempii" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Marine Turtle Specialist Group. 1996. Lepidochelys kempii. The IUCN Red List of Threatened Species 1996: e.T11533A3292342.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.