Tartaruga-marinha-de-couro

Fotografia por Hans Hillewaert, CC BY-NC-ND

Local da foto: Suriname

 NIKON D7000 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 52mm  •  Abertura: f/13.0  •  Tempo de Exposição: 1/640s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 16/04/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tartaruga-marinha-de-couro

Dermochelys coriacea
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Testudines
Família Dermochelyidae
Gênero Dermochelys
Nome Científico Dermochelys coriacea(Vandelli, 1761)
Nome Inglês Leatherback Sea Turtle
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2013)

Descrição

A tartaruga-marinha-de-couro é uma espécie de tartaruga marinha da família Dermochelyidae. É a maior espécie de tartaruga do mundo, o quarto réptil mais pesado (atrás apenas de três crocodilianos), e o único membro do gênero Dermochelys.

A tartaruga-marinha-de-couro recebe este nome porque ela não tem as placas ósseas típicas em sua carapaça. Ao invés disso, sua carapaça é flexível e coberta com uma fina camada de pele. A espécie tem uma coloração escura que varia do cinza ao preto, com manchas brancas e rosa. A fêmea também tem uma característica mancha rosa no topo da sua cabeça. Além do corpo enorme, esta espécie tem sete quilhas que correm pela extensão da carapaça e pelas suas grandes nadadeiras dianteiras que ajudam a dar impulso na água.

Ela tem entre 1,8 e 2,2 m de comprimento total e seu peso varia entre 250 e 700 kg. Ela tem uma envergadura de até 2,7 m, da ponta de uma nadadeira dianteira até e ponta da outra.

Biologia

A tartaruga-marinha-de-couro é uma espécie única entre os répteis, porque ela é parcialmente capaz de manter uma temperatura corporal elevada pela inércia térmica e por um sistema de fornecimento de sangue especialmente organizado em seus ombros. Estas características permitem que esta tartaruga viaje para águas frias e mergulhe a profundidades superiores a 1.000 m em busca de presas.

A dieta da tartaruga-marinha-de-couro é composta principalmente de águas-vivas e outras espécies de corpo mole, tais como tunicados e cefalópodes. Esta espécie geralmente faz grandes migrações entre as áreas de alimentação em águas temperadas e as praias de nidificação nos trópicos, algumas vezes ultrapassando 7.000 quilômetros ao longo de vários meses.

Uma grande ameaça para as tartarugas marinhas são os sacos plásticos que flutuam nos oceanos. As tartarugas confundem esses sacos plásticos com águas-vivas. Várias espécies de tartarugas marinhas geralmente ingerem detritos marinhos de plástico, e até mesmo pequenas quantidades de detritos podem matar tartarugas marinhas, obstruindo seus aparelhos digestivos.

O acasalamento da tartaruga-marinha-de-couro ocorre na água e os machos nunca deixam a água depois que eles entram, ao contrário das fêmeas, que nidificam em terra.

Na época de nidificação as fêmeas emergem à noite em praias para colocarem seus ovos. Usando suas nadadeiras traseiras elas escavam ninhos profundos, onde são colocados aproximadamente 100 ovos, que são incubados durante cerca de 60 a 70 dias. Após colocarem os ovos, as fêmeas retornam para o oceano. As fêmeas maduras retornam para as mesmas praias para nidificarem em intervalos de poucos anos, mas dentro de uma temporada uma fêmea pode colocar de 4 a 10 ninhadas. O sexo dos filhotes é influenciado pela temperatura de incubação, sendo que ninhos mais quentes produzem fêmeas, e ninhos mais frios produzem machos.

Habitat

A tartaruga-marinha-de-couro é uma espécie oceânica que mergulha profundamente, habitando mares tropicais, subtropicais e subpolares.

Distribuição

A tartaruga-marinha-de-couro tem a maior distribuição geográfica de todas as espécies de tartarugas marinhas, e é encontrada em todos os oceanos do mundo.

Continentes de Ocorrência

África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália/Oceania, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Leatherback Sea Turtle." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 4 Apr. 2017. Web. 6 Apr. 2017.
  • Leatherback Sea Turtle fact file on ARKive.
  • Wallace, B.P., Tiwari, M. & Girondot, M. 2013. Dermochelys coriacea. The IUCN Red List of Threatened Species 2013: e.T6494A43526147.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.