Suaçuboia

Fotografia por Dagget2, CC BY-NC-ND

 Canon EOS 5D Mark III (Canon)
Distância Focal: 150mm  •  Abertura: f/22.0  •  Tempo de Exposição: 1/200s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 08/07/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Suaçuboia

Corallus hortulanus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Boidae
Gênero Corallus
Nome Científico Corallus hortulanus(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Amazon Tree Boa, Common Tree Boa, Garden Tree Boa
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

A suaçuboia, conhecida também como jiboia-arborícola-da-amazônia, é uma espécie de serpente constritora e não peçonhenta da família Boidae.

A suaçuboia apresenta uma imensa variedade de cores e padrões. A cor básica pode ser qualquer uma, do preto, marrom ou cinza a qualquer tom de vermelho, laranja, amarelo ou muitos outros tons. Geralmente existem duas fases de cores que são herdadas geneticamente, mas não são ontogênicas como a jiboia-arborícola-esmeralda (Corallus caninus) e a píton-arborícola-verde (Morelia viridis). A "fase jardim" refere-se às serpentes com coloração principalmente marrom ou verde-oliva, com padrões variados, enquanto que a "fase colorida" refere-se às serpentes com combinações de coloração vermelha, laranja e amarela.

A suaçuboia tem cinco faixas escuras na cabeça que se estendem a partir dos olhos. A cor do ventre também é variável, do creme ao marrom avermelhado, e com ou sem manchas escuras. Os olhos podem ser amarelados, acinzentados ou avermelhados e eles têm uma membrana refletora que resulta em olhos brilhantes durante a noite. A língua é preta. Esta serpente tem um comprimento médio que varia entre 120 e 150 cm. Ela tem pequenos vestígios de membros posteriores na região cloacal parecidos com garras.

Biologia

A dieta da suaçuboia é composta de aves, morcegos, rãs, roedores, lagartos e marsupiais. A suaçuboia caça à noite usando sua sensibilidade infravermelha ou durante o dia usando a visão. Geralmente é uma caçadora de emboscada, posicionando-se em um galho com a parte da frente de seu corpo pendurada em formato de "S". Ela pode atacar presas que estão a uma distância surpreendente de si mesma.

A suaçuboia é uma espécie notoriamente agressiva e de hábitos solitários, e pode estar ativa durante a noite e durante o dia.

Na suaçuboia, a ovulação nas fêmeas ocorre algumas semanas após a cópula. Durante o período de gestação, as fêmeas procuram áreas com luz solar direta ou outras áreas quentes. O período de gestação é de 6 a 8 meses e a fêmea dá à luz filhotes vivos. Depois que os filhotes nascem, eles são imediatamente independentes de sua mãe. A suaçuboia atinge a maturidade sexual com cerca de 3 anos de idade e, em cativeiro, pode viver aproximadamente 20 anos.

Habitat

A suaçuboia é encontrada em uma grande variedade de habitats. É comum em regiões com muitas árvores e com alta umidade, especialmente na floresta amazônica. Ela pode ser encontrada em áreas secas como o cerrado ou florestas secas.

Distribuição

A suaçuboia é encontrada na América do Sul, no sul da Colômbia a leste dos Andes, sul da Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, amazônia brasileira, Costa Rica, Equador, Peru, Bolívia e Trindade e Tobago.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Corallus hortulanus." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 29 Dec. 2016. Web. 6 Apr. 2017.
  • Winner, K. 2008. "Corallus hortulanus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Calderón, M., Ortega, A., Nogueira, C., Gagliardi, G., Cisneros-Heredia, D.F., Hoogmoed, M., Schargel, W. & Rivas, G. 2016. Corallus hortulanus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T203210A2762194.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.