Serpente-verde-lisa

Fotografia por Squamatologist, CC BY-NC-ND

Local da foto: Minnesota, Estados Unidos

 NIKON D50 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 105mm  •  Abertura: f/6.3  •  Tempo de Exposição: 1/800s
Data em que a foto foi tirada: 06/09/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Serpente-verde-lisa

Opheodrys vernalis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Colubridae
Gênero Opheodrys
Nome Científico Opheodrys vernalis(Harlan, 1827)
Nome Inglês Smooth Green Snake
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

A serpente-verde-lisa é uma espécie de serpente não peçonhenta da família Colubridae.

A cor do corpo da serpente-verde-lisa é verde brilhante na parte superior e branca ou amarela na parte inferior. Ocasionalmente podem ocorrer indivíduos de cor marrom ou bege. A cabeça é ligeiramente mais larga do que o pescoço. As escamas dorsais são lisas, ao contrário da sua parente próxima, a serpente-verde-áspera (Opheodrys aestivus), que tem escamas dorsais quilhadas. Típico para uma serpente não peçonhenta, seus olhos são grandes e redondos.

A serpente-verde-lisa tem entre 30 e 66 cm de comprimento total. O macho geralmente é menor do que a fêmea, mas tem uma cauda maior.

Biologia

Como outras serpentes, a serpente-verde-lisa depende principalmente de seu olfato, visão e sua detecção de vibrações para localizar presas. Sua dieta é composta principalmente de insetos, tendo como preferência grilos, gafanhotos e lagartas, mas também se alimenta de besouros, aranhas, lacraias, centopeias, caracóis, lesmas e, às vezes, anfíbios.

A serpente-verde-lisa é ativa de abril a outubro e é principalmente solitária. No inverno hiberna com grupos de outras serpentes, incluindo outras espécies de serpentes. Os locais de hibernação incluem formigueiros e tocas de roedores abandonadas. É mais ativa durante o dia, mas pode estar ativa principalmente de manhã e à noite em clima quente.

A serpente-verde-lisa depende de um ambiente verde que combine com suas escamas verdes para se camuflar e se proteger de predadores. Se ameaçada, geralmente foge. É uma serpente dócil e raramente pica. Se provocada, pode secretar uma substância de sua glândula anal, causando um mau cheiro.

O período de acasalamento da serpente-verde-lisa ocorre na primavera e no final do verão. A fêmea coloca de 3 a 13 ovos brancos e cilíndricos em uma toca rasa, na vegetação em decomposição ou, sob troncos ou rochas. As fêmeas podem compartilhar os locais de ninhos, cada uma depositando seus ovos em um único ninho. Os ovos são colocados de junho a setembro e eclodem em agosto ou setembro. O período de incubação varia um pouco, de 4 a 30 dias. Isso é parcialmente um resultado de sua capacidade de reter os ovos e incubá-los em seu corpo.

Os recém-nascidos têm entre 8,3 e 16,5 cm de comprimento e tendem a ser menos coloridos do que os adultos, sendo geralmente de cor verde-oliva ou cinza azulada. Os filhotes já nascem independentes. A maturidade sexual é atingida no segundo ano de vida.

Habitat

A serpente-verde-lisa pode ser encontrada em muitos habitats diferentes, incluindo pântanos, prados, pastagens, margens de riachos, margens de lagos e bosques abertos. Pode ser encontrada também em áreas florestais abertas. Prefere habitats úmidos, gramados e áreas próximas a fontes de água permanentes, geralmente ficando em áreas verdes para camuflagem.

Distribuição

A serpente-verde-lisa é encontrada no sudeste do Canadá, a oeste até a província de Saskatchewan, e ao sul em Illinois e Virgínia nos Estados Unidos. Há populações isoladas em áreas do oeste dos Estados Unidos, incluindo Wyoming, Novo México, Iowa, Missouri, Colorado, Kansas, Texas, Mississippi e norte do México.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Hammerson, G.A. 2016. Opheodrys vernalis. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T63842A90083304. Acessado em 18 Jul 2018.
  • "Opheodrys vernalis" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Wikipedia contributors. "Smooth Green Snake." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 17 Mar 2018. Web. 18 Jul 2018.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.