Serpente-nariz-de-escudo

Fotografia por Steven Gilham, CC BY-ND

Local da foto: África do Sul

 Canon EOS 450D (Canon)
Distância Focal: 55mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/160s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 15/12/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Serpente-nariz-de-escudo

Aspidelaps scutatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Elapidae
Gênero Aspidelaps
Nome Científico Aspidelaps scutatus(A. Smith, 1849)
Nome Inglês Shield-nose Snake
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A serpente-nariz-de-escudo é uma espécie de serpente peçonhenta da família Elapidae.

A serpente-nariz-de-escudo é uma serpente pequena e curta, mas robusta. Ela tem uma escala rostral muito grande, altamente modificada, que é usada para escavação. A cabeça é curta, larga e ligeiramente distinta do pescoço. O focinho é largo e adaptado para escavação. Os olhos são de tamanho médio com pupilas verticalmente elípticas. As escamas dorsais são lisas a levemente quilhadas anteriormente, mas se tornam fortemente quilhadas posteriormente e um tanto nodosa ou tuberculada na cauda. As escamas ventrais são arredondadas.

A cor dorsal da serpente-nariz-de-escudo é marrom acinzentada pálida, rosa salmão ou marrom alaranjada a marrom avermelhada, com manchas sobre o dorso e cauda. A maior parte da cabeça e pescoço é preta, mas isso pode ser variável. Às vezes as marcas se estendem para a garganta e circula o pescoço. A parte ventral é branca uniforme ou amarelada.

Uma serpente-nariz-de-escudo adulta tem, em média, aproximadamente 40 cm de comprimento, mas pode crescer até cerca de 74 cm de comprimento.

Biologia

A serpente-nariz-de-escudo é uma espécie noturna e semifossorial. Ela passa o dia em buracos de roedores, sob pedras soltas ou troncos caídos. Ela também se entoca em buracos subterrâneos em solo arenoso usando seu focinho como uma "escavadeira".

A serpente-nariz-de-escudo tende a ser uma serpente lenta. Ela emerge à noite, especialmente depois da chuva. Quando perturbada ou ameaçada, essa pequena serpente produz um silvo alto, enquanto levanta a parte dianteira do corpo, abre um capuz estreito e avança, geralmente com a boca fechada. Ela também pode se fingir de morta.

A dieta da serpente-nariz-de-escudo consiste de uma variedade de presas, incluindo pequenos mamíferos, anfíbios, lagartos e, às vezes, pequenas serpentes. Seus principais predadores são outras serpentes.

A serpente-nariz-de-escudo é ovípara e a fêmea coloca entre 4 e 14 ovos de aproximadamente 3 cm de comprimento no verão. Ela também se enrola ao redor de seus ovos para protegê-los de predadores. Os recém-nascidos têm 15 cm de comprimento.

Habitat

A serpente-nariz-de-escudo habita savanas e pradarias.

Distribuição

A serpente-nariz-de-escudo é encontrada na Namíbia, Botsuana, Zimbábue, Moçambique e nordeste da África do Sul.

Veneno

O veneno da serpente-nariz-de-escudo, pouco estudado, é produzido em pequenas quantidades, mas é poderoso, razão pela qual, sendo um veneno neurotóxico, deve ser considerado potencialmente letal. Não existe soro antiofídico disponível para picadas dessa espécie.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Shield-Nosed Cobra." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 8 Mar. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Dr. Giuseppe MAZZA.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.