Lagarto-tatu

Fotografia por Handré Basson, CC BY-SA

Local da foto: Cabo Ocidental, África do Sul

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Lagarto-tatu

Ouroborus cataphractus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Cordylidae
Gênero Ouroborus
Nome Científico Ouroborus cataphractus(Boie, 1828)
Nome Inglês Armadillo Lizard, Armadillo Girdled Lizard, Armadillo Spiny-tailed Lizard
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 1996)

Descrição

O lagarto-tatu, conhecido também como lagarto-tatu-dourado e lagarto-tatu-de-cauda-espinhosa, é uma espécie de réptil da família Cordylidae. Seu nome comum se deve a sua aparência quando está em posição defensiva, semelhante a um tatu.

A cor do corpo do lagarto-tatu varia da marrom amarelada suja a cor de palha, com uma garganta amarela manchada com marrom-escuro. A cor dorsal geralmente é consistente, às vezes tendo um tom que varia do laranja ao verde-oliva nos lados. O lábio superior é marrom-escuro. A cabeça e cauda são achatadas, permitindo ao lagarto se espremer em fendas de rocha.

O lagarto-tatu tem um comprimento rostro-cloacal entre 7,5 e 10,5 cm. A cauda é igual ou ligeiramente menor do que o comprimento do corpo. Os machos são maiores do que as fêmeas e têm poros femorais mais salientes.

Biologia

O lagarto-tatu é diurno e tem uma dieta composta principalmente de insetos que são atraídos para as flores abundantes da região que ele habita. A presa mais importante é o cupim da espécie Microhodotermes viator, mas ele também se alimenta de besouros, milípedes, escorpiões e material vegetal.

Incomum para um lagarto, o lagarto-tatu é um réptil social, vivendo em grupos de até 30 indivíduos que compartilham uma fenda de rocha por longos períodos. Geralmente esses grupos consistem de um casal de adultos juntamente com subadultos e juvenis. Quando está descansando em uma fenda de rocha, o lagarto-tatu está bem protegido e suas escamas espinhosas fazem com que ele seja praticamente impossível de ser removido de seu abrigo. Quando está ao ar livre, o lagarto-tatu se retira rapidamente para o abrigo no primeiro sinal de perigo, mas ele é um corredor lento, ficando vulnerável à predação. No entanto, esse lagarto tem outra forma inteligente de se proteger. Quando ameaçado, ele se enrola, agarra sua cauda em suas mandíbulas e forma uma bola firme e blindada, semelhante a um tatu. Fileiras de escamas espinhosas (osteodermas) que cobrem o pescoço, corpo, cauda e membros impedem que predadores capturem e engulam esse lagarto. Essa posição protege o lado inferior mole do lagarto, que é a sua área mais vulnerável.

O lagarto-tatu tem a capacidade de soltar a própria cauda quando está em perigo, e ela pode se regenerar lentamente. Mas, diferente de muitos outros lagartos, a cauda do lagarto-tatu é uma parte necessária da sua única posição defensiva. Por causa disso, ele não solta a cauda facilmente ou rapidamente, apenas como último recurso.

O lagarto-tatu é territorial. Machos defendem uma área e têm várias fêmeas em seus territórios. As fêmeas não estabelecem territórios e se movem entre diferentes territórios, acasalando com vários machos. O acasalamento ocorre na primavera e, a cada ano as fêmeas dão à luz um único filhote (raramente dois) no final de abril, no final da estação seca. As fêmeas dão à luz filhotes vivos. A espécie é um dos poucos lagartos que não põem ovos. Esse lagarto se torna sexualmente maduro quando atinge um comprimento rostro-cloacal de aproximadamente 9,5 cm.

Habitat

O lagarto-tatu habita regiões semidesérticas com vegetação esparsa dominada por arbustos perenes e anões. Ele vive em grandes fendas em afloramentos rochosos.

Distribuição

O lagarto-tatu ocorre ao longo da costa ocidental da África do Sul.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Armadillo Girdled Lizard." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 21 Mar. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Armadillo Girdled Lizard fact file on ARKive.
  • Bouchard, K. 2009. "Ouroborus cataphractus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • World Conservation Monitoring Centre. 1996. Ouroborus cataphractus. The IUCN Red List of Threatened Species 1996: e.T5333A11122224.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.