Lagarto-dragão-australiano

Fotografia por Wouter, CC BY-NC

Local da foto: Parque Nacional Litchfield, Território do Norte, Austrália

 NIKON D50 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 200mm  •  Abertura: f/6.3  •  Tempo de Exposição: 1/500s  •  ISO: 450
Data em que a foto foi tirada: 12/09/2006
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Lagarto-dragão-australiano

Chlamydosaurus kingii
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Agamidae
Gênero Chlamydosaurus
Nome Científico Chlamydosaurus kingiiGray, 1825
Nome Inglês Frill-necked Lizard, Frilled Lizard, Frilled Dragon
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2010)

Descrição

O lagarto-dragão-australiano é um dos lagartos mais distintos e familiares da Austrália e o único membro do gênero Chlamydosaurus. É um membro relativamente grande da família Agamidae, crescendo até 85 cm.

O lagarto-dragão-australiano é um animal moderadamente robusto, com pernas longas e uma cauda moderadamente longa. A coloração geral do lagarto-dragão-australiano é castanho acinzentado. A cauda é vagamente listrada com uma ponta cinza-escura. A língua e a boca têm uma coloração rosa ou amarela. Mas a sua característica mais distinta é a grande "juba" de pele que ele tem em volta do pescoço, que normalmente fica "dobrada". Esta juba de pele é apoiada por longos espinhos de cartilagem que estão conectados aos ossos da mandíbula.

Biologia

O lagarto-dragão-australiano é uma espécie diurna e arborícola, passando a maior parte de seu tempo descansando em troncos de árvores e galhos baixos. Geralmente só desce ao chão para se alimentar. É um animal insetívoro, mas se alimenta também de pequenos invertebrados, e ocasionalmente, de outros lagartos.

Quando o lagarto-dragão-australiano está com medo ele apresenta um comportamento surpreendente: ele abre a boca, expondo a coloração amarela ou rosa brilhante da sua boca; abre a juba de pele, exibindo as escamas vermelhas e laranjas; levanta seu corpo; e às vezes, mantém a cauda acima do seu corpo. Essa reação é usada para exibições territoriais, para desencorajar predadores, e durante a corte.

O lagarto-dragão-australiano apresenta dimorfismo sexual, sendo os machos maiores do que as fêmeas. É uma espécie ovípara. A época de acasalamento ocorre no início da estação chuvosa, de setembro a outubro. Os machos lutam pelas fêmeas, exibindo suas jubas de pele do pescoço e mordendo um ao outro. A fêmea coloca uma ou duas ninhadas de 6 a 25 ovos entre novembro e fevereiro. Os ovos são colocados em um ninho entre 5 e 20 cm abaixo do solo, geralmente em áreas ensolaradas. O período de incubação é de 2 a 3 meses. O sexo dos filhotes é determinado pela temperatura, com temperaturas extremas produzindo exclusivamente fêmeas, e temperaturas intermediárias (entre 29 e 35°C) produzindo números iguais de machos e fêmeas.

Habitat

O lagarto-dragão-australiano habita bosques de savanas tropicais.

Distribuição

O lagarto-dragão-australiano é encontrado principalmente nas regiões do norte da Austrália e sul da Nova Guiné.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Chlamydosaurus." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 26 Mar. 2017. Web. 1 Apr. 2017.
  • Savage, M. 2001. "Chlamydosaurus kingii" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Doughty, P. & Allison, A. 2010. Chlamydosaurus kingii. The IUCN Red List of Threatened Species 2010: e.T170384A6773533.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.