Lagarto-de-contas

Fotografia por Edward Valencia, CC BY-NC-SA

Local da foto: Tlaltizapán, Morelos, México

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Lagarto-de-contas

Heloderma horridum
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Helodermatidae
Gênero Heloderma
Nome Científico Heloderma horridum(Weigmann, 1829)
Nome Inglês Beaded Lizard, Mexican Beaded Lizard
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2014)

Descrição

O lagarto-de-contas é uma espécie de lagarto peçonhento da família Helodermatidae. Ele e o seu congênere, o monstro-de-gila (Heloderma suspectum), são os únicos lagartos conhecidos que evoluíram um notório sistema de entrega de veneno.

O lagarto-de-contas tem um corpo cilíndrico com uma cauda longa e espessa que representa cerca de 50% do comprimento total do corpo. Ao contrário de muitos outros lagartos, a cauda desta espécie não cresce novamente se cortada ou quebrada. A cabeça é larga e plana, e as pernas são curtas e fortes. Grandes escamas duras cobrem a parte superior do corpo, enquanto os lados da barriga são revestidos por escamas macias. As escamas são como grânulos e são predominantemente pretas ou marrom-escuras na parte superior e inferior do lagarto. Manchas ou faixas amarelas estão espalhadas ao longo da cauda e do pescoço. O lagarto-de-contas tem uma língua preta e bifurcada, usada para sentir odores com a ajuda do órgão de Jacobson.

Um lagarto-de-contas adulto tem entre 61 e 91 cm de comprimento. Ele é substancialmente maior do que o monstro-de-gila. Apesar dos machos serem um pouco maiores do que as fêmeas, os animais não apresentam dimorfismo sexual. Os machos pesam até 4 kg e as fêmeas entre 1,4 e 2 kg.

Biologia

O lagarto-de-contas se esconde em buracos preexistentes ou tocas autoescavadas durante o dia, e se torna ativo durante a noite. Quando o lagarto deixa sua toca, ele se move lentamente e desajeitadamente, mas ao longo da noite, se torna mais agressivo. Nesse estado mais ativo, o lagarto-de-contas pode "se virar e morder com a agilidade de um cão com raiva". O lagarto-de-contas usa seu veneno não só para matar sua presa, mas também para dominar potenciais predadores, tais como seres humanos, coiotes (Canis latrans), e aves de rapina. O lagarto também abre a boca e assobia para afastar seus inimigos.

Na fase adulta, o lagarto-de-contas é carnívoro. É um predador de ninhos especializado, alimentando-se principalmente de ovos de aves e répteis. Como uma espécie semiarborícola, é encontrado escalando árvores decíduas em busca de presas quando estão acima do solo. Sua dieta consiste também de pequenos mamíferos, aves, lagartos, sapos e insetos. Suas presas são engolidas inteiras, com exceção dos ovos, que são quebrados primeiro. Quando o alimento é escasso, o lagarto-de-contas vive de reservas de gordura na cauda.

A época de acasalamento ocorre entre fevereiro e março. Cerca de 2 meses depois, a fêmea coloca uma ninhada de 3 a 13 ovos alongados e os enterra em uma profundidade de cerca de 12,5 cm. A fêmea abandona os ovos e a incubação leva cerca de 6 meses. Os filhotes nascem com até 20 cm de comprimento. Lagartos jovens raramente são vistos. Acredita-se que passam grande parte da vida inicial no subterrâneo, emergindo aos 2 ou 3 anos de idade, depois de ganharem tamanho considerável.

O lagarto-de-contas atinge a maturidade sexual entre 6 e 8 anos de idade.

Habitat

O lagarto-de-contas habita regiões rochosas semiáridas, florestas decíduas e florestas de arbustos espinhosos, mas são encontrados também em florestas de pinheiros e carvalhos, com elevações desde o nível do mar até 1.500 m de altitude.

Distribuição

O lagarto-de-contas ocorre na Guatemala e no México.

Veneno

As glândulas de veneno do lagarto-de-contas são glândulas salivares modificadas localizadas na mandíbula inferior do animal. Cada glândula tem um duto separado levando até a base dos seus dentes sulcados. Ao morder, o lagarto-de-contas pendura sua vítima e mastiga para fazer com que a sua saliva venenosa entre na ferida da sua mordida na presa. Apesar de ter mandíbulas fortes, seus dentes são facilmente quebrados em suas bases. O veneno do lagarto-de-contas é uma hemotoxina fraca e, apesar de mortes humanas serem raras, pode causar insuficiência respiratória.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Mexican Beaded Lizard." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 10 Mar. 2017. Web. 1 Apr. 2017.
  • Stout, N. 2003. "Heloderma horridum" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Ariano-Sánchez, D., Muñoz-Alons, A., Marquez, L.C. & Acevedo, M. 2014. Heloderma horridum. The IUCN Red List of Threatened Species 2014: e.T9864A3152367.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.