Lagarto-crocodilo-chinês

Fotografia por Lai Wagtail, CC BY-NC-ND

Local da foto: Zoológico de Taipei, Taiwan

 Canon EOS 350D DIGITAL (Canon)
Distância Focal: 180mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/25s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 10/03/2006
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Lagarto-crocodilo-chinês

Shinisaurus crocodilurus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Shinisauridae
Gênero Shinisaurus
Nome Científico Shinisaurus crocodilurusAhl, 1930
Nome Inglês Chinese Crocodile Lizard
Estado de Conservação EN  - Em Perigo (IUCN / 2014)

Descrição

O lagarto-crocodilo-chinês é uma espécie de lagarto semiaquático da família Shinisauridae.

O lagarto-crocodilo-chinês é assim chamado por causa das fileiras de escamas ósseas alargadas que correm em suas costas e em sua cauda muscular, dando-lhe uma aparência semelhante a de um crocodilo. Assim como o crocodilo, a cauda desse lagarto é poderosa e ajuda a torná-lo um forte nadador.

A coloração do lagarto-crocodilo-chinês é muito variável, combinando tons de cinza e marrom na superfície superior e castanho amarelado na parte inferior com distintas marcas laranja brilhante. Os machos são mais coloridos do que as fêmeas e notavelmente decorados com laranja avermelhado brilhante na garganta e nas laterais, ocasionalmente estendendo-se para os lados da cabeça, com essas cores brilhantes se intensificando durante a época de reprodução.

O lagarto-crocodilo-chinês tem entre 40 e 46 cm de comprimento.

Biologia

Um animal em grande parte diurno, o lagarto-crocodilo-chinês concentra suas atividades na parte da manhã e no final da tarde, mas raramente se envolve em atividade intensa. Na verdade, apelidado de "o lagarto de grande sonolência" pelos indígenas locais, essa espécie muitas vezes permanece imóvel por horas e pode até mesmo permanecer submerso embaixo da água por longos períodos de tempo, reduzindo a sua taxa respiratória.

O lagarto-crocodilo-chinês passa grande parte do seu tempo fora da água em cima de rochas ou galhos acima de poços ou riachos lentos, e tem preferência por locais com vegetação densa que pende sobre poços para descansar e dormir. Mas quando perturbado, ele se retira para a água. O alimento também é obtido desses poços e riachos. Sua dieta é composta de girinos, uma variedade de insetos e uma quantidade considerável de lagartas, bem como libélulas, gafanhotos e pequenos peixes.

O lagarto-crocodilo-chinês geralmente é solitário, mas os indivíduos podem se reunir nos meses de inverno antes de hibernarem em fendas de rochas ou buracos de árvores, de novembro até março. A reprodução ocorre em julho e agosto, onde nascem geralmente entre 2 e 7 filhotes após um período de gestação de aproximadamente 8 a 12 meses. Os filhotes nascem com 10 a 15 cm de comprimento, pesando cerca de 4 g, são imediatamente muito ativos e começam a se alimentar logo após o nascimento.

Habitat

O lagarto-crocodilo-chinês habita piscinas rasas de água lenta com fundos rochosos e arenosos e com cipós acima, em florestas secundárias sempre-verdes e florestas de bambu, em altitudes entre 183 e 732 m.

Distribuição

O lagarto-crocodilo-chinês ocorre nas províncias de Guangxi e Guangdong na China, e nas províncias de Bac Giang e Quang Ninh no Vietnã.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Chinese Crocodile Lizard." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 3 Apr. 2017. Web. 7 Apr. 2017.
  • Chinese Crocodile Lizard fact file on ARKive.
  • Nguyen, T.Q., Hamilton, P. & Ziegler, T. 2014. Shinisaurus crocodilurus. The IUCN Red List of Threatened Species 2014: e.T57287221A57287235.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.