Lagartixa-tokay

Fotografia por Tontan Travel, CC BY-SA

Local da foto: Cha-Am, Tailândia

 NIKON D810 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 35mm  •  Abertura: f/8.0  •  Tempo de Exposição: 1/100s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 14/01/2016
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Lagartixa-tokay

Gekko gecko
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Gekkonidae
Gênero Gekko
Nome Científico Gekko gecko(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Tokay Gecko
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A lagartixa-tokay é uma espécie de réptil da família Gekkonidae.

O corpo da lagartixa-tokay é cilíndrico, robusto e um pouco achatado na parte superior. Os membros são bem definidos e uniformemente desenvolvidos. A cabeça é grande, seus olhos também são grandes e proeminentes com pupilas verticais. As pupilas são fundidas e transparentes. Ela também tem vestígios de um terceiro olho rudimentar no topo de sua cabeça, que provavelmente tem a função de coordenar as suas atividades para as condições de luz. Os ouvidos podem ser vistos na parte externa do animal como pequenos furos em ambos os lados da cabeça. A pele é macia e granular e parece aveludada quando tocada. A coloração do animal é muito importante para o seu estilo de vida. A pele geralmente é cinza com várias manchas e pontos que variam do vermelho brilhante ao vermelho acastanhado, mas ela tem a capacidade de clarear ou escurecer a cor de sua pele. Ela costuma fazer isto para se camuflar ou ficar menos perceptível para os outros animais.

A lagartixa-tokay tem dedos com almofadas que suportam todo o seu peso em uma superfície vertical por um longo período de tempo sem qualquer esforço. Eles também permitem que o animal se agarre em superfícies verticais, fique pendurado e também se mova muito rapidamente.

Uma das maiores espécies de lagartixas existentes, a lagartixa-tokay tem cerca de 35 cm de comprimento. O macho é mais colorido do que a fêmea e também é ligeiramente maior.

Biologia

A lagartixa-tokay é uma espécie solitária, noturna e arborícola. Ela só encontra o sexo oposto durante a época de reprodução. Ela defende seu território contra intrusos da mesma espécie e de outras espécies, garantindo menos competição por comida. Se seu espaço é violado, certamente acontecerá uma luta. O território geralmente é protegido pelo macho, mas ocasionalmente observado pela fêmea.

O nariz da lagartixa-tokay é usado para a respiração e também para a detecção de odores. Os aromas são detectados pelo grande número de células sensoriais em uma membrana nas narinas. Eles também são detectados através da utilização do órgão de Jacobson. A língua é utilizada para transportar as partículas de odor para os orifícios no paladar e, em seguida, são transportadas para o órgão de Jacobson.

A lagartixa-tokay pode infligir mordidas dolorosas se for suficientemente ameaçada. Uma característica importante da lagartixa é a sua capacidade de perder a cauda em uma situação de defesa e regenerá-la novamente. A parte da cauda que foi perdida continuará a se movimentar violentamente por alguns minutos até que ela desacelera e para, dando a lagartixa um tempo para escapar. A cauda tem várias seções e pode se romper a qualquer momento. Leva cerca de três semanas para a lagartixa regenerar a sua cauda completamente, embora a nova cauda nunca será tão longa como a cauda original.

A lagartixa-tokay se alimenta de insetos e pequenos vertebrados.

Durante a época de reprodução, que dura cerca de 4 a 5 meses, os machos copulam com as fêmeas frequentemente. Neste período, a fêmea coloca ovos a cada mês. Para atrair a fêmea, o macho faz um chamado "to-kay" que pode ser ouvido de uma certa distância. A fêmea coloca seus ovos, de casca dura e com formato oval, em um local com base sólida, onde são protegidos pelo macho e pela fêmea até a eclosão. Em cativeiro esta espécie pode viver cerca de 10 anos.

Habitat

O habitat natural da lagartixa-tokay são as árvores de florestas e penhascos, mas também se adapta com frequência em habitações humanas rurais, vagando durante a noite em paredes e tetos em busca de insetos.

Distribuição

A lagartixa-tokay ocorre do nordeste da Índia, Butão, ao Nepal e Bangladesh, em todo o sudeste da Ásia, Filipinas até a Indonésia e oeste da Nova Guiné.

Continentes de Ocorrência

Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Tokay Gecko." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 22 Mar. 2017. Web. 6 Apr. 2017.
  • Corl, J. 1999. "Gekko gecko" (On-line), Animal Diversity Web.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.