Lagartixa-diurna-da-ilha-redonda

Fotografia por John Mauremootoo, CC BY-NC-SA

Local da foto: Ilha Redonda, República de Maurício

 E-M1MarkII (OLYMPUS CORPORATION)
Distância Focal: 100mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/60s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 24/03/2017
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Lagartixa-diurna-da-ilha-redonda

Phelsuma guentheri
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Gekkonidae
Gênero Phelsuma
Nome Científico Phelsuma guentheriBoulenger, 1885
Nome Inglês Round Island Day Gecko, Günther's Gecko
Estado de Conservação EN  - Em Perigo (IUCN / 1996)

Descrição

A lagartixa-diurna-da-ilha-redonda, conhecida também como lagartixa-de-günther, é uma espécie de réptil da família Gekkonidae. O nome específico guentheri, é uma homenagem ao herpetólogo Albert Günther.

A cor do corpo da lagartixa-diurna-da-ilha-redonda é cinza ou marrom acinzentada. Uma listra marrom-escura se estende da narina até a abertura do ouvido. Na superfície dorsal manchas escuras podem estar presentes. Em alguns indivíduos, as pernas e os dedos dos pés têm barras amarelo-claras. A parte ventral é branca ou amarelada. Incomum para o gênero Phelsuma, a pupila dessa lagartixa é verticalmente elíptica durante o dia.

Uma das maiores lagartixas do gênero Phelsuma, o macho da lagartixa-diurna-da-ilha-redonda pode atingir até 30 cm de comprimento total. A fêmea geralmente é menor do que o macho.

Biologia

A lagartixa-diurna-da-ilha-redonda se alimenta de insetos e outros invertebrados. Ela também lambe pólen, néctar e frutas maduras.

Estudos realizados na Ilha Redonda sugerem que a lagartixa-diurna-da-ilha-redonda é principalmente arborícola e pode estar ativa durante o dia e à noite.

A lagartixa-diurna-da-ilha-redonda reproduz durante todo o ano. Na natureza, os ovos são encontrados com frequência em locais comuns de postura fixados na parte inferior das rochas. A fêmea coloca 2 ovos por ninhada e até 6 ninhadas por ano. O período de incubação é de 58 a 104 dias e os filhotes nascem com 7,5 cm de comprimento.

Habitat

A lagartixa-diurna-da-ilha-redonda é encontrada em palmeiras-garrafa (Hyophorbe lagenicaulis), em palmeiras-leque (espécies da família Arecaceae) e em plantas do gênero Pandanus, mas devido à destruição dessas plantas por ciclones tropicais, essa lagartixa é forçada a viver em fendas de rocha de lava.

Distribuição

A lagartixa-diurna-da-ilha-redonda ocorre apenas na Ilha Redonda que fica a cerca de 20 km a nordeste das Ilhas Maurício no Oceano Índico.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Madagascar Reptile & Amphibian Specialist Group. 1996. Phelsuma guentheri. The IUCN Red List of Threatened Species 1996: e.T16926A6602242. Acessado em 16 Mai 2018.
  • Round Island Day Gecko fact file on ARKive.
  • Wikipedia contributors. "Round Island Day Gecko." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 15 Fev 2018. Web. 16 Mai 2018.
  • Habitat use, egg laying sites and activity patterns of an endangered mauritian gecko (Phelsuma guentheri) - Herpetological Journal, Vol. 13, pp. 155-157 (2003).

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.