Lagartixa-cauda-de-folha-satânica

Fotografia por Brian Gratwicke, CC BY

Local da foto: Madagascar

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 55mm  •  Abertura: f/20.0  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 17/11/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Lagartixa-cauda-de-folha-satânica

Uroplatus phantasticus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Gekkonidae
Gênero Uroplatus
Nome Científico Uroplatus phantasticusBoulenger, 1888
Nome Inglês Satanic Leaf-tailed Gecko, Eyelash Leaf-tailed Gecko, Fantastic Leaf-tailed Gecko
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2011)

Descrição

A lagartixa-cauda-de-folha-satânica é uma espécie de lagartixa que pertence à família Gekkonidae.

Um animal incrível, a lagartixa-cauda-de-folha-satânica é um mestre do disfarce, com um corpo que magnificamente mimetiza uma folha morta. Seu corpo retorcido, pele venosa, e uma cauda que parece que foi "mordiscada" por insetos ou apodrecida pela deterioração, ajudam o animal a se misturar na folhagem de seu habitat. A cor do corpo varia, incluindo tons de roxo, laranja, bege e amarelo, mas geralmente é marrom mosqueada com pequenos pontos pretos na parte inferior que ajudam a distingui-la de espécies semelhantes. As lagartixas não têm pálpebras, apenas uma cobertura transparente sobre seus olhos e, por isso, elas usam suas línguas longas e móveis para limpar qualquer sujeira ou detrito que entre em seus olhos.

A lagartixa-cauda-de-folha-satânica adulta tem entre 6,5 e 15 cm de comprimento total do corpo, incluindo a cauda.

Biologia

A lagartixa-cauda-de-folha-satânica é uma especialista em evitar predadores, não só pela sua camuflagem, mas também por uma série de comportamentos. Ela pode achatar seu corpo contra o substrato para reduzir a sombra do seu corpo, abrir suas largas mandíbulas para mostrar uma boca vermelha brilhante assustadora e, voluntariamente, lançar sua cauda para enganar o predador.

Um réptil noturno e com olhos adequadamente grandes, a lagartixa-cauda-de-folha-satânica se move sobre seu habitat de floresta à noite para se alimentar de insetos. As escamas adesivas sob seus dedos e suas fortes garras curvadas permitem que ela se mova com muita habilidade pelas árvores.

Como muitos répteis, a lagartixa-cauda-de-folha-satânica é ovípara. A reprodução começa no início da estação das chuvas, quando ela coloca uma ninhada de dois ovos esféricos no chão sob a folhagem ou nas folhas mortas de plantas.

Habitat

A lagartixa-cauda-de-folha-satânica é uma espécie arborícola que habita florestas tropicais. Estudos sugerem que a lagartixa-cauda-de-folha-satânica só pode habitar um ambiente muito específico e não é tolerante a qualquer degradação de seu habitat natural. Isto torna esta espécie muito vulnerável aos impactos da degradação do habitat e coleta de espécimes.

Distribuição

A lagartixa-cauda-de-folha-satânica é uma espécie endêmica das florestas da ilha africana de Madagascar.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Uroplatus phantasticus." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 11 Mar. 2017. Web. 5 Apr. 2017.
  • Satanic Leaf-Tailed Gecko fact file on ARKive.
  • Ratsoavina, F., Glaw, F., Ramanamanjato, J.-B., Rabibisoa, N. & Rakotondrazafy, N.A. 2011. Uroplatus phantasticus. The IUCN Red List of Threatened Species 2011: e.T172906A6939382.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.