Lagartixa-cauda-de-folha-musgosa

Fotografia por Frank Vassen, CC BY

Local da foto: Reserva de Vohimana, Madagascar

 DMC-GX7 (Panasonic )
Distância Focal: 45mm  •  Abertura: f/13.0  •  Tempo de Exposição: 1/60s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 29/11/2013
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Lagartixa-cauda-de-folha-musgosa

Uroplatus sikorae
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Gekkonidae
Gênero Uroplatus
Nome Científico Uroplatus sikoraeBoettger, 1913
Nome Inglês Mossy Leaf-tailed Gecko
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2011)

Descrição

A lagartixa-cauda-de-folha-musgosa é um réptil da família Gekkonidae com incrível capacidade de camuflagem. Seu nome científico é uma homenagem a Franz Sikora, um explorador e caçador de fóssil austríaco de Madagascar.

Como todas as lagartixas do gênero Uroplatus, a cauda da lagartixa-cauda-de-folha-musgosa é achatada dorsoventralmente. A espécie tem coloração desenvolvida para uma excelente camuflagem. O padrão de cores é muito variado: preto, marrom, bege, branco, cinza, verde-claro e até mesmo laranja. O padrão de cores toma forma de listras e manchas, imitando liquens e cascas de árvores. Ela tem bordas de pele que correm pelo comprimento do seu corpo, cabeça e membros, e ela pode colocar essas bordas contra a árvore durante o dia, espalhando sombra e fazendo o seu contorno praticamente invisível. Além disso ela tem a capacidade limitada de mudar sua cor de pele para combinar com o ambiente ao seu redor. Os olhos da lagartixa-cauda-de-folha-musgosa são grandes e sem pálpebras, e têm esclera (a camada externa do globo ocular) amarela com pupilas elípticas, adequadas para os hábitos noturnos do animal.

A lagartixa-cauda-de-folha-musgosa tem um comprimento rostro-cloacal que varia de 12,5 a 17,5 cm. O macho pode ser distinguido da fêmea pela presença de duas bolsas laterais na base da cauda, que abrigam o hemipênis. Essa espécie é muito parecida com a lagartixa-cauda-de-folha-musgosa-grande (Uroplatus sameiti), mas a lagartixa-cauda-de-folha-musgosa é ligeiramente menor e significativamente menos alongada.

Biologia

A lagartixa-cauda-de-folha-musgosa é uma espécie noturna e arborícola. Ela passa a maior parte das horas do dia pendurada verticalmente em troncos de árvores, de cabeça para baixo, descansando. Durante a noite, ela sai do seu local de descanso em busca de presas. É um animal muito calmo, que confia mais na sua camuflagem do que em seus movimentos.

Um animal insetívoro, a lagartixa-cauda-de-folha-musgosa tem uma dieta composta de insetos, artrópodes e gastrópodes. Ocasionalmente ela pode capturar pequenos vertebrados, como répteis, às vezes espécimes pequenos de sua própria espécie. Ela captura presas que passam em sua área de alcance em galhos, e quando procura por insetos no solo a partir de galhos baixos ela cai sobre eles para capturá-los.

Os machos da lagartixa-cauda-de-folha-musgosa são pouco territoriais. A reprodução ocorre na primavera, no final do inverno do hemisfério sul. As fêmeas colocam seus ovos no solo, ligeiramente enterrados ou, às vezes, colados a um galho baixo, em uma área protegida, sob folhas, na base de árvores ou plantas. Os ovos geralmente são colocados de dois a dois, a cada quinze dias a três semanas, para um total de 6 a 8 ovos em média. O período de incubação é de 2 a 3 meses. Os jovens têm a mesma dieta dos adultos, mas consomem presas menores. Eles começam a se alimentar somente após a primeira muda, que ocorre poucos dias após o nascimento.

Habitat

A lagartixa-cauda-de-folha-musgosa habita florestas tropicais primárias e secundárias.

Distribuição

A lagartixa-cauda-de-folha-musgosa é uma espécie endêmica da ilha de Madagascar.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Uroplatus sikorae." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 18 Mar. 2017. Web. 8 Abr. 2017.
  • "Uroplatus sikorae." Wikipédia, l'encyclopédie libre. 4 Jan 2016, 12:56 UTC. Web. 8 Abr 2017.
  • Uroplatus Information Center.
  • Ratsoavina, F., Glaw, F., Rabibisoa, N. & Rakotondrazafy, N.A. 2011. Uroplatus sikorae. The IUCN Red List of Threatened Species 2011: e.T172820A6924215.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.