Lagartixa-cauda-de-folha-gigante

Fotografia por Brian Gratwicke, CC BY

Local da foto: Madagascar

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 35mm  •  Abertura: f/20.0  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 17/11/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Lagartixa-cauda-de-folha-gigante

Uroplatus giganteus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Gekkonidae
Gênero Uroplatus
Nome Científico Uroplatus giganteusGlaw, Kosuch, Henkel, Sound & Böhme, 2006
Nome Inglês Giant Leaf-tailed Gecko
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2011)

Descrição

A lagartixa-cauda-de-folha-gigante é uma grande espécie de lagartixa da família Gekkonidae descrita em 2006 e pertence ao gênero Uroplatus, um grupo de lagartixas conhecidas como lagartixas-cauda-de-folha.

A lagartixa-cauda-de-folha-gigante tem uma cabeça grande e triangular, distintamente achatada. Seus olhos são grandes com pupilas verticais. Os membros dessa espécie são delgados, com uma pequena quantidade de tecido escamado entre os dedos e, como em algumas outras espécies do gênero Uroplatus, existe uma franja de pele nos membros, mandíbula inferior e lados do pescoço, flancos e cauda. Assim como a sua capacidade de mudar de cor, essa franja ajuda o animal a se misturar com o ambiente de seus lugares de descanso durante o dia, melhorando a sua camuflagem.

A coloração da lagartixa-cauda-de-folha-gigante é muito variável, variando do marrom ao bege, cinza ou preto, e a sua camuflagem pode ser tão perfeita que o animal parece uma casca de árvore. A maioria dos indivíduos tem três manchas grandes no pescoço e corpo, que variam em tamanho e forma. A parte inferior do corpo é esbranquiçada, muitas vezes com a garganta marmoreada com marrom-claro. Quando essa lagartixa está estressada, sua coloração se torna muito mais contrastante, com as marcas marrons e cinzentas nas partes superiores mudando para amarelo, e um padrão preto se desenvolve sobre a maior parte da cabeça, dorso, cauda e membros. A lagartixa-cauda-de-folha-gigante pode atingir até 32,2 cm de comprimento total.

Biologia

A lagartixa-cauda-de-folha-gigante é uma espécie noturna, sendo ativa somente à noite. Ela caça à noite e tem hábitos secretos e uma camuflagem altamente eficaz. Como outras lagartixas-cauda-de-folha, a lagartixa-cauda-de-folha-gigante provavelmente se alimenta de uma grande variedade de insetos, incluindo grilos, mariposas e baratas.

Uma espécie promíscua, a lagartixa-cauda-de-folha-gigante pode acasalar com vários parceiros. Em geral, essa espécie reproduz durante a estação das chuvas. Geralmente a fêmea coloca dois ovos por ninhada, aproximadamente 4 semanas após o acasalamento. Os ovos são esféricos, com casca dura e geralmente são depositados no solo em uma área escondida, antes de serem cobertos com substrato e, algumas vezes, com folhas ou restos de plantas.

Habitat

A lagartixa-cauda-de-folha-gigante geralmente é encontrada em habitats de floresta tropical de baixa a média altitude. É encontrada com frequência nos galhos de grandes árvores, cerca de 2 a 4 m acima do solo. Durante o dia os indivíduos podem dormir verticalmente virados para baixo em troncos de árvores.

Distribuição

A lagartixa-cauda-de-folha-gigante é uma espécie endêmica de Madagascar, encontrada em Montagne d'Ambre, um parque nacional isolado no norte da ilha, entre 650 e 850 m de altitude.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Uroplatus giganteus fact file on ARKive.
  • Raxworthy, C.J., Ratsoavina, F., Glaw, F. & Rabibisoa, N. 2011. Uroplatus giganteus. The IUCN Red List of Threatened Species 2011: e.T172756A6912066.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.