Krait-malaia

Fotografia por Thai National Parks, CC BY-SA

Local da foto: Distrito de Cha-Am, Província de Phetchaburi, Tailândia

 NIKON D800 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 90mm  •  Abertura: f/16.0  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 06/06/2016
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Krait-malaia

Bungarus candidus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Elapidae
Gênero Bungarus
Nome Científico Bungarus candidus(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Malayan Krait, Blue Krait
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2012)

Descrição

A krait-malaia, conhecida também como krait-azul, é uma espécie de serpente altamente peçonhenta da família Elapidae.

Dorsalmente, a krait-malaia tem uma padrão de 27 a 34 faixas de cor preta azulada, preta ou marrom-escura no corpo e cauda, que são limitadas e arredondadas nos lados. A primeira faixa é contínua com a cor escura da cabeça. As faixas escuras são separadas por espaçamentos largos de cor branca amarelada, que podem ter pontos/manchas pretas. Ventralmente, ela é uniformemente branca. Indivíduos de cor preta sem as características faixas também podem ocorrer em algumas populações, por exemplo, em Bali e na região central e oeste de Java.

A krait-malaia tem entre 1,1 e 1,6 m de comprimento total, com uma cauda de 16 cm de comprimento.

Biologia

A krait-malaia é uma serpente reservada, terrestre e de hábitos noturnos. Ela é tímida e tenta cobrir sua cabeça com sua cauda. É uma caçadora ativa que se move à noite à procura de presas, principalmente outras serpentes. Sua dieta é composta principalmente de serpentes, mas ela também se alimenta de outras presas, como lagartos, anfíbios e roedores.

Pouco se sabe sobre as práticas reprodutivas da krait-malaia. De acordo com algumas observações, durante a época de acasalamento, os machos se envolvem em rituais de combate.

A fêmea da krait-malaia coloca uma ninhada de 4 a 10 ovos. Os filhotes nascem com 30 cm de comprimento.

Habitat

A krait-malaia é encontrada em uma variedade de habitats, desde florestas sempre-verdes primárias úmidas até áreas arbustivas decíduas secas com solo arenoso. Ela é encontrada a até 1.200 m de altitude.

Distribuição

A krait-malaia é encontrada no sudeste da Ásia. Ela ocorre no Camboja, Indonésia (Bali, Java, Sumatra), Laos, Malásia (Malásia Peninsular), Tailândia e Vietnã.

Veneno

A krait-malaia é considerada uma serpente dócil, mas é uma espécie muito perigosa, mortal, com um veneno neurotóxico muito potente que ataca o sistema nervoso. Geralmente ela não pica, a menos que seja manuseada, provocada ou pisada. Cerca de 50% de todas as picadas dessa espécie resultam em morte humana - mesmo com a administração do soro antiofídico. Sem tratamento após uma picada dessa espécie, a morte é praticamente certa. Coma, morte cerebral e sufocamento devido a paralisia dos músculos e nervos necessários para funções cruciais como o diafragma e/ou coração, são causas frequentes de morte. A morte ocorre geralmente entre 12 e 24 após a picada, se não houver tratamento.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wogan, G., Vogel, G., Grismer, L., Chan-Ard, T. & Nguyen, T.Q. 2012. Bungarus candidus. The IUCN Red List of Threatened Species 2012: e.T192238A2059709. Acessado em 18 Jun 2017.
  • Wikipedia contributors. "Bungarus candidus." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 31 Mai 2017. Web. 18 Jun 2017.
  • HerpingThailand.com
  • ThailandSnakes.com
  • Siam-info.com

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.