Krait-de-faixas

Fotografia por Tontan Travel, CC BY-SA

Local da foto: Parque Nacional Khao Yai, Tailândia

 NIKON D810 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 32mm  •  Abertura: f/11.0  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 27/12/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Krait-de-faixas

Bungarus fasciatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Elapidae
Gênero Bungarus
Nome Científico Bungarus fasciatus(Schneider, 1801)
Nome Inglês Banded Krait
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2013)

Descrição

A krait-de-faixas é uma serpente peçonhenta da família Elapidae e uma das maiores espécies de kraits.

A krait-de-faixas é facilmente identificada pelas suas faixas transversais alternadas pretas e amarelas, sua seção transversal do corpo triangular, e a coluna vertebral marcada composta de escudos vertebrais alargados ao longo do seu corpo. A cabeça é larga e comprimida. Os olhos são pretos. Ela tem marcas amarelas que formam o desenho de uma seta em sua cabeça preta e tem lábios, queixo e pescoço amarelos. A cauda é pequena e termina como uma ponta do dedo, geralmente sendo um décimo do comprimento da serpente.

A krait-de-faixas tem um comprimento médio de 1,8 m, mas pode atingir até 2,1 m de comprimento.

Biologia

A krait-de-faixas é uma serpente tímida, geralmente difícil de ser vista, e é principalmente noturna. Quando perseguida, ela costuma se esconder e geralmente não tenta picar, embora à noite ela seja muito mais ativa e considerada mais perigosa. É uma serpente letárgica e lenta mesmo sob provocação. Ela é vista com mais frequência na chuva.

A krait-de-faixas se alimenta principalmente de outras serpentes, mas também se alimenta de peixes, rãs, lagartos e ovos de serpentes. A presa é engolida pela cabeça, depois de ficar inativa pelo efeito do veneno.

Pouco se sabe sobre os hábitos reprodutivos da krait-de-faixas. Em Mianmar, houve um registro de uma fêmea incubando uma ninhada de 8 ovos, quatro dos quais eclodiram em maio. Os filhotes tinham entre 298 e 311 mm de comprimento no nascimento. Acredita-se que essa espécie se torna adulta no terceiro ano de sua vida, com um comprimento aproximado de 914 mm.

Habitat

A krait-de-faixas pode ser encontrada em uma variedade de habitats, desde florestas até terras agrícolas. Ela habita cupinzeiros e tocas de roedores perto da água, e pode viver perto de assentamentos humanos, especialmente aldeias, por causa da presença de roedores e água. Ela tem preferência por planícies abertas. Essa espécie já foi encontrada em Mianmar a uma altitude de 1.500 m.

Distribuição

A krait-de-faixas é encontrada no subcontinente Indiano e no sudeste asiático. Ela ocorre em toda a sub-região da Indo-China, arquipélago e península da Malásia, e sul da China. A espécie é comum em Assam e Tripura na Índia, e Bangladesh, mas se torna progressivamente incomum em direção ao oeste da Índia.

Veneno

O veneno da krait-de-faixas contém principalmente neurotoxinas. A quantidade média de veneno injetado em uma picada varia entre 20 e 114 mg. Os principais efeitos clínicos causados pelo veneno dessa espécie incluem vômito, dor abdominal, diarreia, tontura, etc. O envenenamento severo pode levar a insuficiência respiratória e pode ocasionar morte devido a asfixia.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Banded Krait." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 18 Mar. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Stuart, B., Nguyen, T.Q., Thy, N., Vogel, G., Wogan, G., Srinivasulu, C., Srinivasulu, B., Das, A., Thakur, S. & Mohapatra, P. 2013. Bungarus fasciatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2013: e.T192063A2034956.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.