Jacaré-do-pantanal

Fotografia por Paul Williams, CC BY-NC

Local da foto: Corumbá, Mato Grosso do Sul, Brasil

 Canon EOS 600D (Canon)
Distância Focal: 165mm  •  Abertura: f/5.0  •  Tempo de Exposição: 1/800s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 04/07/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Jacaré-do-pantanal

Caiman yacare
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Crocodylia
Família Alligatoridae
Gênero Caiman
Nome Científico Caiman yacare(Daudin, 1802)
Nome Inglês Yacare Caiman
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 1996)

Descrição

O jacaré-do-pantanal é um crocodiliano de pequeno/médio porte da família Alligatoridae.

Os machos adultos do jacaré-do-pantanal crescem até aproximadamente 2 a 2,5 m de comprimento, ocasionalmente até 3 m. Os machos podem pesar até 58 kg e as fêmeas pesam entre 14 e 23 kg. Devido ao seu tamanho relativamente pequeno, o jacaré-do-pantanal é uma presa em potencial para a onça-pintada (Panthera onca) e a sucuri.

O jacaré-do-pantanal é similar na aparência ao jacaré-tinga (Caiman crocodilus). Seu padrão de cor é bastante variado e o dorso é particularmente escuro, com faixas transversais amarelas, especialmente na cauda. Ele também tem osteodermas (depósitos ósseos que formam escamas, placas ou outras estruturas nas camadas dérmicas da pele) bem desenvolvidos. Seus dentes são mais visíveis do que no jacaré-comum - alguns dentes grandes no maxilar inferior podem sobressair pela superfície superior do maxilar superior.

Biologia

A dieta do jacaré-do-pantanal, quando jovem, é composta principalmente de vertebrados e invertebrados aquáticos, particularmente caracóis, moluscos, crustáceos e peixes. Quando adulto, o jacaré-do-pantanal se alimenta de uma ampla variedade de peixes (especialmente piranhas) e aves. Grandes indivíduos ocasionalmente se alimentam de capivaras.

O jacaré-do-pantanal é uma espécie ovípara. A fêmea constrói ninho, no qual geralmente são colocados de 21 a 38 ovos. O pico da postura de ovos ocorre durante o meio da estação chuvosa. A fêmea protege o ninho com ovos durante o período de incubação, e a eclosão ocorre em março.

Habitat

O jacaré-do-pantanal tem como habitats rios, lagos e áreas de pantanal.

Distribuição

O jacaré-do-pantanal é uma espécie nativa da América do Sul. Ele ocorre na Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai. Este jacaré já foi muito caçado por sua pele valiosa, mas agora protegido, ele é encontrado em populações incrivelmente grandes no pantanal do Brasil.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Yacare Caiman." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 28 Mar. 2017. Web. 30 Mar. 2017.
  • Terra da Gente
  • Crocodile Specialist Group. 1996. Caiman yacare. The IUCN Red List of Threatened Species 1996: e.T46586A11062609.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.