Jacaré-chinês

Fotografia por Kevin Choi, CC BY-NC-ND

Local da foto: Zoológico de Hong Kong, Hong Kong

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Jacaré-chinês

Alligator sinensis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Crocodylia
Família Alligatoridae
Gênero Alligator
Nome Científico Alligator sinensisFauvel, 1879
Nome Inglês Chinese Alligator, Yangtze Alligator
Estado de Conservação CR  - Criticamente em Perigo (IUCN / 1996)

Descrição

O jacaré-chinês, conhecido também como jacaré-do-yangtzé, é um crocodiliano da família Alligatoridae e uma das duas espécies existentes do gênero Alligator - a outra espécie é o jacaré-americano (Alligator mississippiensis).

O jacaré-chinês tem um corpo robusto e coberto de escamas duras no dorso e escamas mais moles nos lados e no ventre. A cor do corpo é verde-escura ou preta. Até 17 fileiras transversais de 6 escamas ósseas correm ao longo do comprimento do corpo, com cristas emparelhadas correndo até metade da cauda e convergindo em uma única crista que termina no final da cauda. Além do seu tamanho menor, o jacaré-chinês pode ser distinguido do jacaré-americano por ter um focinho mais afunilado e ligeiramente virado para cima e pelas placas ósseas presentes em cada pálpebra superior. Ao contrário do jacaré-americano, o jacaré-chinês é totalmente blindado, até mesmo o seu ventre - uma característica de apenas alguns crocodilianos.

Uma das menores espécies de crocodilianos, o jacaré-chinês geralmente atinge apenas 1,5 m de comprimento e um peso de 36 kg. Machos excepcionalmente grandes podem atingir até 2,1 m de comprimento e 45 kg de peso.

Biologia

O jacaré-chinês é um predador carnívoro e noturno. Os adultos se alimentam principalmente de peixes, caracóis e moluscos, bem como pequenos mamíferos e aves aquáticas. Os jacarés mais jovens se alimentam de insetos e outros pequenos invertebrados.

Habitando regiões temperadas, o jacaré-chinês passa o inverno hibernando em complexos sistemas de tocas subterrâneas construídas em bancos de pântanos. As tocas têm aproximadamente 1 m de profundidade, 30 cm de diâmetro e 1,5 m de comprimento. As tocas são usadas durante todo o ano, mas principalmente no inverno. Quando emerge da sua toca em abril/maio, o jacaré-chinês passa a maior parte do seu tempo tomando sol para elevar a temperatura do corpo. Quando a temperatura do corpo está alta o suficiente ele se torna noturno. É uma espécie aquática e também pode usar a água para termorregulação, permanecendo nas colunas de água superiores aquecidas pelo sol, ou se deslocando para águas sombreadas para se refrescar. Essa espécie é considerada a mais dócil da ordem Crocodilia, mas como qualquer crocodiliano, ele é capaz de infligir graves ferimentos no corpo de um ser humano.

O jacaré-chinês geralmente é solitário, mas na época de acasalamento ele se reúne em grupos de acasalamento. A época de acasalamento ocorre anualmente em junho, um mês após o início da estação chuvosa. Machos e fêmeas vocalizam para comunicar sua posição e encontrar um parceiro. Um único macho pode acasalar com várias fêmeas em uma temporada de acasalamento. O período de nidificação ocorre de julho a agosto. A fêmea coloca de 10 a 50 ovos por ninhada em um montículo construído com materiais vegetais. Os ovos dessa espécie são os menores entre as espécies de crocodilianos. A fêmea protege o ninho contra eventuais predadores, visitando-o com frequência. O macho não tem nenhum envolvimento parental.

O sexo dos filhotes é determinado pela temperatura do ovo durante a incubação. Fêmeas são produzidas em temperaturas de incubação abaixo de 28°C, enquanto machos são produzidos em temperaturas superiores a 33°C. O período de incubação é de aproximadamente 70 dias. Os filhotes do jacaré-chinês nascem em setembro, pesando aproximadamente 30 g e medindo pouco mais de 21 cm de comprimento. Respondendo as vocalizações dos filhotes, a fêmea remove qualquer detrito que estiver cobrindo o ninho e os leva para a água. Ela pode até mesmo ajudar os filhotes a sair dos ovos, rolando os ovos lentamente ao redor da boca e rachando ligeiramente a casca ao pressionar os ovos entre o céu da boca e a língua. O jacaré-chinês atinge a maturidade sexual entre 5 e 7 anos de idade.

Habitat

O jacaré-chinês vive em uma região subtropical, temperada. Ele tem preferência por riachos e rios de fluxo lento, incluindo lagos, lagoas e pântanos.

Distribuição

O jacaré-chinês é uma espécie endêmica do leste da China. Ele já foi amplamente distribuído por todo o sistema do rio Yangtzé oriental, mas está restrito às áreas ao redor do baixo rio Yangtzé (províncias de Anhui, Zhejiang e Jiangsu). A maioria dos espécimes selvagens conhecidos estão restritos a uma reserva de 433 km² na província de Anhui.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Chinese Alligator." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 11 Mar. 2017. Web. 28 Mar. 2017.
  • Chinese Alligator fact file on ARKive.
  • Groppi, L. 2006. "Alligator sinensis" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Crocodile Specialist Group. 1996. Alligator sinensis. The IUCN Red List of Threatened Species 1996: e.T867A13086708.
  • Crocodilian.com

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.