Jabuti-leopardo

Fotografia por Carmelo López Abad, CC BY-NC

Local da foto: Parque Nacional Kruger, África do Sul

 Canon EOS 5D Mark II (Canon)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/8.0  •  Tempo de Exposição: 1/400s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 07/11/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Jabuti-leopardo

Stigmochelys pardalis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Testudines
Família Testudinidae
Gênero Stigmochelys
Nome Científico Stigmochelys pardalis(Bell, 1828)
Nome Inglês Leopard Tortoise
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2015)

Descrição

O jabuti-leopardo é uma espécie de réptil da família Testudinidae.

O jabuti-leopardo é uma espécie grande e bela. A carapaça é alta e com formato de uma pirâmide. A pele e a cor de fundo tem uma coloração que varia do creme ao amarelo, e a carapaça é marcada com manchas, pintas ou até mesmo com traços ou listras. Cada indivíduo tem marcas únicas e exclusivas.

O jabuti-leopardo é a quarta maior espécie de jabuti do mundo, com adultos atingindo 46 cm em média e pesando 18 kg. Grandes exemplares podem medir 70 cm de comprimento e pesar até 54 kg.

Biologia

Os jabutis-leopardo são principalmente herbívoros e 98% de sua dieta é composta de material vegetal. Eles também consomem frutas quando disponíveis.

Os jabutis-leopardo são monogâmicos e machos e fêmeas se tornam cada vez mais agressivos quando estão em busca de um companheiro. A reprodução ocorre de maio a outubro. Os machos se tornam reprodutivamente maduros aos cinco anos de idade e, apesar da idade específica de maturidade ser desconhecida, acredita-se que as fêmeas se tornam reprodutivamente maduras depois dos machos.

Após o acasalamento, as fêmeas cavam um buraco no chão de 10 a 30 cm de profundidade para colocarem seus ovos. Os frágeis ovos são brancos e esféricos. O período de gestação é de 9 a 12 meses, e varia de acordo com a localização, temperatura e precipitação. As fêmeas colocam de 5 a 7 ninhadas durante uma única temporada de reprodução, com cada ninhada separada da anterior por cerca de 3 a 4 semanas. A ninhada varia de 5 a 30 ovos e as fêmeas maiores têm ninhadas maiores. Os jabutis-leopardo não apresentam cuidado parental, e os filhotes já são independentes logo que nascem. Na natureza, o jabuti-leopardo pode viver até 100 anos.

Os jabutis-leopardo são bem camuflados e são difíceis de capturar por causa da sua carapaça grossa e pesada. Os jabutis têm os maiores níveis de predação antes da eclosão dos ovos, pois os mesmos são fonte de alimento para predadores. Quase 80% dos filhotes podem ser comidos por predadores como raposas, chacais, e mangustos. Jabutis adultos são predados por seres humanos e são usados na criação de remédios, ferramentas e, muitas vezes, são usados como uma fonte de alimento.

Habitat

Os jabutis-leopardo ocupam uma variedade de habitats dentro da sua área de ocorrência, desde planícies áridas secas até ecossistemas de pradarias temperadas, mas podem ser encontrados também em áreas montanhosas. Eles são intolerantes a habitats úmidos ou frios. Os jabutis-leopardo passam a maior parte do tempo em habitats de arbustos com vegetação de baixa altitude, que serve como sua principal fonte de alimento. No verão eles buscam abrigo sob plantas baixas.

Distribuição

Jabutis-leopardo são endêmicos da África e sua distribuição geográfica se estende do Sudão até a Etiópia e, de KwaZulu-Natal no leste da África, até o sul de Angola e África do Sul. Também são encontrados em toda a região sudoeste da África.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Leopard Tortoise." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 16 Mar. 2017. Web. 5 Apr. 2017.
  • Baker, H. and J. Grubb 2011. "Psammobates pardalis" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Baker, P.J., Kabigumila, J., Leuteritz, T., Hofmeyr, M. & Ngwava, J.M. 2015. Stigmochelys pardalis. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T163449A1009442.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.