Jabuti-gigante-de-aldabra

Fotografia por John Mauremootoo, CC BY-NC-SA

Local da foto: Ilha Redonda, República de Maurício

 E-M1MarkII (OLYMPUS CORPORATION)
Distância Focal: 34mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/500s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 24/03/2017
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Jabuti-gigante-de-aldabra

Aldabrachelys gigantea
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Testudines
Família Testudinidae
Gênero Aldabrachelys
Nome Científico Aldabrachelys gigantea(Schweigger, 1812)
Nome Inglês Aldabra Giant Tortoise
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 1996)

Descrição

O jabuti-gigante-de-aldabra é uma espécie de réptil da família Testudinidae e uma das maiores espécies de jabutis do mundo.

A carapaça grossa do jabuti-gigante-de-aldabra é cinza-escura ou preta. Os membros são robustos e cobertos com escamas ósseas. O pescoço é comprido e ajuda o animal a explorar os galhos de plantas a até um metro do solo. A cabeça é pequena e pontuda. A espécie tem duas variedades principais de carapaça: Os espécimes que vivem em habitats com alimentos disponíveis principalmente no chão têm carapaças com formato mais abobadado, com a frente se estendendo para baixo sobre o pescoço. Espécimes que vivem em ambientes com alimentos disponíveis acima do solo têm a parte superior da carapaça mais achatada, com a frente levantada para permitir que o pescoço se estenda para cima livremente.

O macho do jabuti-gigante-de-aldabra geralmente é maior do que a fêmea e tem, em média, 122 cm de comprimento e peso médio de 250 kg. A fêmea tem, em média, 91 cm de comprimento e peso de 159 kg.

Biologia

Principalmente herbívoro, o jabuti-gigante-de-aldabra se alimenta de gramíneas, folhas e caules de plantas lenhosas. Ocasionalmente consome pequenos invertebrados e carniça, inclusive de outros jabutis mortos. Em cativeiro se alimenta de frutas e vegetais. Em seu habitat natural existe pouca água potável para beber, portanto, ele obtém a maior parte da sua umidade de seu alimento.

O jabuti-gigante-de-aldabra pode ser encontrado sozinho ou em grupos que tendem a se reunir principalmente em pastagens abertas. É mais ativo nas manhãs, quando passa o tempo buscando alimento. Ele cava tocas subterrâneas ou descansa em pântanos para se refrescar durante o calor do dia.

Apesar de lento e cauteloso, o jabuti-gigante-de-aldabra é capaz de desenvolver uma velocidade notável. É conhecido também por tentar acrobacias perigosas, levantando-se precariamente sobre suas pernas traseiras para alcançar galhos baixos, podendo até morrer se cair de costas e não conseguir voltar a posição normal.

A época de reprodução do jabuti-gigante-de-aldabra ocorre de fevereiro a maio. A fêmea coloca entre 9 e 25 ovos em um ninho seco e raso. Geralmente menos da metade dos ovos são férteis. A fêmea pode produzir múltiplas ninhadas de ovos em um ano. O período de incubação é de aproximadamente 8 meses e os pequenos filhotes nascem entre outubro e dezembro e já são independentes.

Habitat

O jabuti-gigante-de-aldabra habita diferentes tipos de habitats, incluindo pastagens, áreas de vegetação baixa, manguezais e dunas costeiras.

Distribuição

O jabuti-gigante-de-aldabra é endêmico das ilhas do Atol de Aldabra nas Seychelles, Oceano Índico.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Tortoise & Freshwater Turtle Specialist Group. 1996. Geochelone gigantea. The IUCN Red List of Threatened Species 1996: e.T9010A12949962. Acessado em 20 Dez 2017.
  • Wikipedia contributors. "Aldabra Giant Tortoise." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 18 Nov 2017. Web. 20 Dez 2017.
  • Aldabra Giant Tortoise fact file on ARKive.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.