Iguana-verde

Fotografia por Brian Gratwicke, CC BY

Local da foto: Panamá

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/10.0  •  Tempo de Exposição: 1/800s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 21/10/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Iguana-verde

Iguana iguana
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Iguanidae
Gênero Iguana
Nome Científico Iguana iguana(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Green Iguana, Common Iguana
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A iguana-verde é uma grande espécie de lagarto da família Iguanidae. Ela tem uma aparência muito distinta, com uma cabeça grande, uma barbela pronunciada, e uma crista imponente de espinhos parecidos com pente que corre pelo centro do seu dorso e cauda, medindo cerca de 3 cm de altura.

Como o seu nome sugere, a iguana-verde geralmente tem uma coloração verde variável, mas pode ocorrer indivíduos de cor laranja brilhante. Sua cor também pode variar de acordo com a temperatura especialmente quando jovem, sendo verde brilhante quando está quente, e mais escura e sem brilho quando está frio. A pele escamosa da iguana-verde ou é uniformemente colorida, ou ostenta listras escuras, ou um padrão acastanhado contrastante. Escamas circulares grandes e proeminentes estão presentes na mandíbula inferior abaixo do tímpano claramente visível. O macho pode ser distinguido da fêmea pela crista espinhosa mais pronunciada e cabeça maior. Esta espécie tem, em média, 120 a 170 cm de comprimento total do corpo, mas pode chegar até 200 cm. As fêmeas têm entre 1 e 3 kg de peso, e os machos pesam, em média, 4 kg. Grandes machos adultos podem pesar entre 6 e 8 kg.

Biologia

A iguana-verde é uma espécie diurna e arborícola, encontrada com frequência perto da água. É uma ágil escaladora. Uma comedora de folhas especializada, a iguana-verde consome folhas verdes e flores de uma variedade de árvores, arbustos e vegetação de ervas. Durante mais de 90% do tempo, a iguana-verde está inativa, e muitas vezes quando se move, ela anda lentamente. No entanto, se necessário, a iguana é capaz de correr rapidamente e até mesmo mergulhar na água para escapar de predadores, revelando suas excelentes habilidades de natação.

A iguana-verde é um animal territorial durante a época de reprodução e defende seu território contra intrusos. A reprodução ocorre durante a estação seca, período em que o macho territorial ocupa seu território com várias fêmeas. Um ou dois meses após o acasalamento, a fêmea se desloca para locais de nidificação onde ela coloca uma ninhada de 17 a 76 ovos em tocas escavadas no solo. Os ovos eclodem após um período de incubação de 3 meses, coincidindo com o início da estação chuvosa, uma estratégia para garantir a abundante vegetação verde exuberante que alimentará os filhotes em crescimento. Os filhotes são incrivelmente vulneráveis aos predadores, e apenas 2,6% dos filhotes vivem até um ano de idade. A maturidade sexual é atingida após 2 ou 3 anos.

Habitat

A iguana-verde habita principalmente florestas tropicais perto da água, desde o nível do mar até 1.000 m de altitude, embora evite as áreas profundas da floresta onde o sol não pode alcançar o solo para incubar seus ovos.

Distribuição

A iguana-verde tem uma ampla distribuição, desde os estados mexicanos de Sinaloa e Veracruz, pela América Central e América do Sul até o Peru, Paraguai e norte da Argentina.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Green Iguana." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 25 Mar. 2017. Web. 31 Mar. 2017.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.