Iguana-terrestre-de-galápagos

Fotografia por A. Daveym, CC BY

Local da foto: Ilha Seymor Sul, Galápagos, Equador

 NIKON D300 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 300mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/1000s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 26/10/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Iguana-terrestre-de-galápagos

Conolophus subcristatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Iguanidae
Gênero Conolophus
Nome Científico Conolophus subcristatus(Gray, 1831)
Nome Inglês Galapagos Land Iguana, Galápagos Land Iguana, Common Land Iguana
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 1996)

Descrição

A iguana-terrestre-de-galápagos é uma espécie de lagarto da família Iguanidae.

A iguana-terrestre-de-galápagos tem uma coloração amarelada com manchas brancas, pretas, ferrugem e marrom, e uma crista dorsal de espinhos corre ao longo do pescoço e dorso. A cabeça é curta e brusca. É um lagarto forte e encorpado, com pernas traseiras grossas e poderosas, com garras longas e afiadas nos dedos. As pernas dianteiras são menores. A cauda é um pouco mais longa do que o seu tronco.

Um lagarto grande, a iguana-terrestre-de-galápagos pode crescer mais de 1 m de comprimento e pesar até 13 kg.

Biologia

A iguana-terrestre-de-galápagos é uma espécie ativa durante o dia. Ela mantém sua temperatura corporal tomando sol pela manhã até se aquecer, procurando sombra quando ela estiver muito quente ou no calor do meio-dia. À noite ela dorme em tocas cavadas por ela mesma.

A iguana-terrestre-de-galápagos é principalmente herbívora. No entanto, alguns indivíduos têm mostrado que são carnívoros oportunistas que complementam sua dieta com insetos, centopeias e carniça. Como a água é escassa nas ilhas que habita, a iguana-terrestre-de-galápagos obtém a maior parte de sua umidade de cactos do gênero Opuntia, que compõem 80% de sua dieta. Ela come os frutos, as flores e as almofadas dos cactos, removendo os espinhos com suas garras. Durante a estação chuvosa, ela bebe água de poças de água disponíveis e se alimenta também das flores amarelas do gênero Portulaca.

A iguana-terrestre-de-galápagos tem uma relação interessante com os tentilhões de Galápagos (um grupo de aves passeriformes com aproximadamente 15 espécies), permitindo que esses pássaros removam carrapatos de seu corpo.

Machos da iguana-terrestre-de-galápagos defendem territórios, com exibições balançando a cabeça, mordendo e batendo a cauda. Durante a corte, os machos cortejam as fêmeas agressivamente. Após o acasalamento, as fêmeas migram para um habitat adequado para a postura dos ovos. Na Ilha Fernandina, as fêmeas viajam até 15 km para chegarem a um local de nidificação adequado. As fêmeas colocam de 2 a 20 ovos em uma toca de 50 cm de profundidade. O local do ninho é protegido durante vários dias após a postura, para evitar que outras fêmeas coloquem seus ovos no mesmo local e danifiquem os ovos. Os filhotes nascem após 85 a 110 dias e levam até uma semana para cavarem seu caminho para fora da toca.

A iguana-terrestre-de-galápagos atinge a maturidade sexual entre 8 e 15 anos. Se sobreviver aos primeiros anos de vida, quando está mais vulnerável à predação e à escassez de alimentos, ela pode viver até 50 anos.

Habitat

A iguana-terrestre-de-galápagos vive nas áreas mais secas das ilhas em que ela ocorre, em habitats arbustivos. As fêmeas precisam de acesso a áreas de solo arenoso ou solto para a postura de ovos; algumas fêmeas até utilizam as cinzas ao redor de crateras vulcânicas dormentes.

Distribuição

A iguana-terrestre-de-galápagos é endêmica das Ilhas Galápagos, um arquipélago de ilhas vulcânicas, 906 km a oeste da costa do Equador. Ela ocorre principalmente na Ilha Fernandina, Ilha Isabela, Ilha de Santa Cruz, Ilha Seymor Norte, Ilha Seymor Sul (Ilha de Baltra) e Ilha Plaza Sul.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Galapagos Land Iguana." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 30 Mar. 2017. Web. 22 Abr. 2017.
  • Galapagos Land Iguana fact file on ARKive.
  • World Conservation Monitoring Centre. 1996. Conolophus subcristatus. The IUCN Red List of Threatened Species 1996: e.T5240A11121212. Acessado em 22 Abril 2017.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.