Dragão-espinhoso

Fotografia por Christopher Watson, CC BY-SA

Local da foto: Território Norte, Austrália

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Dragão-espinhoso

Moloch horridus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Agamidae
Gênero Moloch
Nome Científico Moloch horridusGray, 1841
Nome Inglês Thorny Dragon, Thorny Devil, Mountain Devil, Thorny Lizard
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O dragão-espinhoso, conhecido também como diabo-espinhoso, lagarto-espinhoso e moloque, é um lagarto australiano da família Agamidae e a única espécie do gênero Moloch. O nome deste lagarto reflete sua aparência - as duas grandes escamas com chifres na sua cabeça completam a ilusão de um dragão.

A maioria dos dragões-espinhosos são coloridos e a cor muda do amarelo ao marrom avermelhado ao preto, dependendo do tipo de solo que ele está atravessando, servindo como camuflagem. As cores são claras durante o clima quente e escuras durante o clima frio. Estes animais são inteiramente cobertos com espinhos cônicos que, na sua maioria, não são calcificados. O dragão-espinhoso também possui uma "falsa cabeça" espinhosa na parte de trás do seu pescoço. Quando se sente ameaçado por outros animais, ele abaixa a sua cabeça verdadeira entre as pernas da frente e, em seguida, mostra a sua falsa cabeça. É um animal inofensivo e, quando anda, a cauda levanta e ele caminha de forma instável e com movimentos lentos.

O dragão-espinhoso pode crescer até 20 cm de comprimento e as fêmeas são maiores do que os machos.

Biologia

O dragão-espinhoso obtém umidade no deserto seco pela condensação do orvalho em seu corpo durante a noite. Este orvalho em sua pele é canalizado para a sua boca em sulcos higroscópicos entre seus espinhos. Durante a chuva, a ação capilar permite o dragão-espinhoso sugar a água de todo o seu corpo.

Um conjunto intimidador de espinhos cobre toda a parte superior do corpo do dragão-espinhoso. Essas escamas espinhosas também ajudam o animal a se defender de predadores. A sua camuflagem também é usada para evitar a predação. O andar incomum deste lagarto envolve "congelamento" e "balanço" quando ele se move lentamente em busca de comida, água e parceiros.

A dieta do dragão-espinhoso consiste principalmente de formigas, muitas vezes dos gêneros Iridomyrmex ou Ochetellus. Ele pode consumir até 5.000 formigas em uma única refeição.

A fêmea do dragão-espinhoso coloca uma ninhada de 3 a 10 ovos durante a primavera (setembro-dezembro). Ela coloca os ovos em um ninho feito em uma toca de aproximadamente 30 cm no subsolo. Os ovos eclodem depois de 3 a 4 meses. O dragão-espinhoso pode viver até 20 anos.

Habitat

O dragão-espinhoso geralmente vive no cerrado árido e deserto que cobre a maior parte da região central da Austrália.

Distribuição

O dragão-espinhoso é uma espécie nativa da Austrália.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Thorny Dragon." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 4 Apr. 2017. Web. 5 Apr. 2017.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.