Dragão-da-água-australiano

Fotografia por Bartolomeo, CC BY-NC-ND

Local da foto: Montanha Negra, Canberra, Austrália

 NIKON D3000 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 200mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 1600
Data em que a foto foi tirada: 05/04/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Dragão-da-água-australiano

Intellagama lesueurii
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Agamidae
Gênero Intellagama
Nome Científico Intellagama lesueurii(Gray, 1831)
Nome Inglês Australian Water Dragon
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O dragão-da-água-australiano é uma espécie de lagarto da família Agamidae e a única espécie do gênero Intellagama.

O dragão-da-água-australiano tem membros longos, fortes, e garras para escalar, uma cauda muscular longa comprimida lateralmente para nadar, pescoço proeminente e uma crista vertebral. A crista vertebral é uma fileira central de estruturas parecidas com espinhos na base da cabeça. Essas estruturas continuam descendo pela coluna vertebral, ficando menor à medida que atingem a base da cauda.

Incluindo a cauda, que corresponde cerca de dois terços do seu comprimento total, as fêmeas adultas do dragão-da-água-australiano crescem até aproximadamente 60 cm de comprimento, e machos adultos podem crescer ligeiramente mais de 1 m de comprimento e pesam cerca de 1 kg. Os machos têm coloração mais forte e têm cabeças maiores do que as fêmeas. Existem duas subespécies de dragão-da-água-australiano:

  • Dragão-da-água-oriental (Intellagama lesueurii lesueurii) - tende para o branco, amarelo e vermelho na garganta e possui uma faixa escura atrás do olho.
  • Dragão-da-água-de-gippsland (Intellagama lesueurii howitti) - tem faixas escuras em ambos os lados da garganta, que é manchada de amarelo, laranja ou azul.

Ambas as subespécies têm uma coloração cinza-esverdeada com faixas pretas ao longo do dorso, cauda e pernas. O dragão-da-água-australiano pode mudar lentamente a cor da pele para ajudar sua camuflagem.

Biologia

O dragão-da-água-australiano é extremamente tímido na natureza, mas se adapta facilmente à contínua presença humana em parques e jardins. É um rápido corredor e forte escalador. Quando confrontado com um potencial predador, o dragão-da-água-australiano procura se esconder na vegetação densa, ou pula de um galho pendendo sobre a água. Ele é capaz de nadar totalmente submerso, e descansa no fundo de riachos rasos ou lagos por até 90 minutos para evitar ser detectado.

A dieta do dragão-da-água-australiano depende do seu tamanho. Os jovens tendem a se alimentar de pequenos insetos, como formigas, aranhas, grilos e lagartas. Quando eles ficam maiores, eles se alimentam de presas maiores. A dieta dos adultos inclui pequenos roedores, como filhotes de rato, embora insetos ainda sejam mais frequentemente consumidos.

Machos e fêmeas apresentam comportamentos típicos da família Agamidae, tais como aquecimento sob o sol, acenar com o braço e balançar a cabeça. Acenar o braço rapidamente sinaliza dominância, enquanto acenar o braço devagar sinaliza submissão. Os machos são territoriais, e em áreas de maior densidade populacional, os machos apresentam comportamento de agressividade para com outros machos, incluindo postura e perseguição.

Dragões-da-água-australianos que vivem em regiões de clima mais frio hibernam durante o inverno. Durante a primavera, geralmente no início de outubro, a fêmea escava um buraco com cerca de 10 a 15 cm de profundidade, que será o ninho, e deposita entre 6 e 18 ovos. O ninho geralmente é em solo arenoso ou macio, em uma área aberta ao sol. Depois que a fêmea deposita os ovos, ela cobre o ninho com terra e dispersa detritos soltos sobre ele. O sexo dos filhotes é determinado pela temperatura do local do ninho.

Quando os filhotes nascem eles permanecem perto da entrada do ninho por algum tempo antes de saírem dele. Quando finalmente saem do ninho, eles tendem a se agrupar longe da população adulta.

Habitat

Como o seu nome sugere, o dragão-da-água-australiano está associado com água e é um animal semiaquático. Ele pode ser encontrado perto de riachos, rios, lagos e outros corpos de água que tenham locais para ele se aquecer, tais como galhos ou rochas em sol aberto ou filtrado.

Distribuição

O dragão-da-água-australiano é nativo do leste da Austrália, de Vitória em direção ao norte até Queensland.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Australian Water Dragon." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 16 Mar. 2017. Web. 8 Apr. 2017.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.