Dragão-barbudo-oriental

Fotografia por Andrew Mercer, CC BY-NC-SA

Local da foto: Brisbane, Queensland, Austrália

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Dragão-barbudo-oriental

Pogona barbata
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Agamidae
Gênero Pogona
Nome Científico Pogona barbata(Cuvier, 1829)
Nome Inglês Eastern Bearded Dragon
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2010)

Descrição

O dragão-barbudo-oriental é uma espécie de lagarto da família Agamidae e o maior membro do gênero Pogona.

A cabeça do dragão-barbudo-oriental é larga e com formato triangular. A garganta é coberta com escamas espinhosas cinza-escuras que podem ser levantadas para formar uma impressionante "barba". Vários grupos de escamas espinhosas ainda mais longas estão localizadas na parte de trás da cabeça, cantos da boca, abertura do ouvido externo e correndo posteriormente ao longo de ambos os lados do abdômen. O dragão-barbudo-oriental geralmente tem uma coloração preta acinzentada e, às vezes, marrom avermelhada ou marrom-escura. Os jovens são mais claros na cor e têm padrões que desaparecem à medida que amadurecem. O interior da boca geralmente é amarelo brilhante.

O macho do dragão-barbudo-oriental pode crescer até cerca de 60 cm do focinho até a ponta da cauda, enquanto a fêmea cresce até 50 cm de comprimento total.

Biologia

O dragão-barbudo-oriental é um animal diurno e semiarborícola que se empoleira em locais expostos, como galhos de árvores ou troncos, retirando-se para locais mais baixos e mais frios quando está muito quente. O macho é territorial e permite apenas fêmeas e jovens em seu território. O macho dominante geralmente é o dragão maior, e tem os poleiros mais altos.

Quando ameaçado o dragão-barbudo-oriental infla sua garganta e exibe sua barba. Se ainda mais provocado, ele abre a boca para mostrar a cor amarela brilhante do seu interior.

O dragão-barbudo-oriental é um onívoro oportunista. Ele vive em áreas onde a comida pode ser difícil de encontrar. Seu estômago é grande para acomodar grande quantidade de comida. Sua dieta é composta de uma variedade de pequenos animais, incluindo camundongos, pequenos répteis, insetos e vegetais de folha.

Na natureza a época de reprodução do lagarto-barbudo-oriental começa com o início do clima mais quente que, na maior parte da sua área de ocorrência, começa no final de agosto. A fêmea escava um buraco e se enterra nele para colocar seus ovos - estes podem numerar entre 8 e 24.

Habitat

O dragão-barbudo-oriental habita bosques secos, mas pode ser encontrado também em áreas agrícolas e áreas urbanas.

Distribuição

O dragão-barbudo-oriental ocorre no leste e sudeste da Austrália.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Eastern Bearded Dragon." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 20 Jan. 2017. Web. 5 Apr. 2017.
  • Hutchinson, M. 2010. Pogona barbata. The IUCN Red List of Threatened Species 2010: e.T170419A6780303.
  • World Association of Zoos and Aquariums (WAZA).

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.