Crocodilo-siamês

Fotografia por Tontan Travel, CC BY-SA

Local da foto: Parque Nacional Khao Yai, Tailândia

 NIKON D700 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 300mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/800s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 05/10/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Crocodilo-siamês

Crocodylus siamensis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Crocodylia
Família Crocodylidae
Gênero Crocodylus
Nome Científico Crocodylus siamensisSchneider, 1801
Nome Inglês Siamese Crocodile
Estado de Conservação CR  - Criticamente em Perigo (IUCN / 2012)

Descrição

O crocodilo-siamês é uma espécie de crocodilo de água doce de pequeno a médio porte da família Crocodylidae. É um dos crocodilos mais ameaçados na natureza, apesar de ser extensivamente reproduzido em cativeiro.

O crocodilo-siamês tem um focinho relativamente largo, liso e uma crista óssea elevada atrás de cada olho. No geral, a cor dessa espécie é verde-oliva com alguma variação para o verde-escura.

Espécimes jovens do crocodilo-siamês têm entre 1,2 e 1,5 m de comprimento e peso entre 6 e 12 kg. Os adultos podem crescer até 2,1 m de comprimento e pesar entre 40 e 70 kg. Grandes machos podem atingir 4 m de comprimento e 350 kg de peso.

Biologia

O crocodilo-siamês adulto se alimenta principalmente de peixes, mas também se alimenta de anfíbios, répteis e pequenos mamíferos.

Apesar da preocupação com a conservação, muitos aspectos da história de vida do crocodilo-siamês na natureza permanecem desconhecidos, particularmente em relação à sua biologia reprodutiva, mas as fêmeas constroem ninhos com detritos vegetais misturados com lama.

Em cativeiro, o crocodilo-siamês reproduz durante a estação chuvosa (abril a maio). A fêmea coloca entre 15 e 50 ovos, que são protegidos até a eclosão. Após a incubação, a fêmea ajuda os filhotes a sair dos ovos e depois carrega os recém-nascidos para a água em suas mandíbulas.

Espécimes puros, não hibridizados do crocodilo-siamês geralmente não são agressivos com seres humanos, e ataques não provocados são desconhecidos.

Habitat

O crocodilo-siamês habita uma grande variedade de habitats de água doce, incluindo rios e riachos de fluxo lento, lagos, lagos sazonais, marismas e pântanos.

Distribuição

Historicamente o crocodilo-siamês ocorreu em grande parte do sudeste asiático continental, bem como em partes da Indonésia. Sua distribuição atual está muito reduzida e fragmentada. As populações sobreviventes estão no Camboja, Indonésia, Laos, Tailândia e Vietnã.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Siamese Crocodile." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 24 Mar. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Siamese Crocodile fact file on ARKive.
  • Bezuijen, M., Simpson, B., Behler, N., Daltry, J. & Tempsiripong, Y. 2012. Crocodylus siamensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2012: e.T5671A3048087.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.