Crocodilo-do-pântano-indiano

Fotografia por Shanaka Aravinda, CC BY-NC-ND

Local da foto: Parque Nacional Bundala, Sri Lanka

 NIKON D5000 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 300mm  •  Abertura: f/6.3  •  Tempo de Exposição: 1/1600s  •  ISO: 320
Data em que a foto foi tirada: 28/12/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Crocodilo-do-pântano-indiano

Crocodylus palustris
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Crocodylia
Família Crocodylidae
Gênero Crocodylus
Nome Científico Crocodylus palustrisLesson, 1831
Nome Inglês Mugger Crocodile, Marsh Crocodile, Indian Swamp Crocodile, Broad-snouted Crocodile
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2013)

Descrição

O crocodilo-do-pântano-indiano é uma espécie de crocodilo de porte médio da família Crocodylidae e o réptil nacional do Paquistão.

O crocodilo-do-pântano-indiano tem um focinho largo, o que faz com que ele pareça mais com um jacaré do que com um crocodilo, mas o quarto dente visível indica que ele é um crocodilo verdadeiro. A cabeça é plana, com os olhos, ouvidos e narinas situados na parte superior, permitindo que o animal fique com o resto do corpo submerso, mas com esses órgãos sensoriais acima da água. O olho é protegido por uma terceira pálpebra clara para visão subaquática e a traqueia é coberta com uma camada de pele para permitir que o crocodilo ataque embaixo d'água sem deixar que a água entre nos pulmões. Seus pés têm membranas. Crocodilos jovens são castanho-claros com faixas pretas no corpo e cauda que desaparecem com a idade, quando o corpo vai adquirindo uma coloração que varia do cinza ao marrom.

As fêmeas têm, em média, 2,4 m de comprimento, e os machos têm, em média, 3,2 m de comprimento. O peso dos adultos varia entre 40 e 200 kg, mas grandes machos maduros podem crescer até 4 ou 5 m de comprimento e pesar mais de 450 kg.

Biologia

Quando jovem, a dieta do crocodilo-do-pântano-indiano é composta de insetos e pequenos peixes. Quando adulto, sua dieta é composta de rãs, crustáceos, peixes, aves, répteis e mamíferos.

O crocodilo-do-pântano-indiano é uma espécie altamente social que se comunica através de sinais visuais e sonoros, tem uma hierarquia de dominância e exibe territorialidade. O macho bate sua cauda na água e levanta seu focinho para estabelecer território e ganhar dominância antes da corte e do acasalamento.

Um mês após o acasalamento, entre fevereiro e abril, a fêmea coloca entre 10 e 40 ovos em um ninho ao qual ela retorna a cada ano durante a maior parte de sua vida. Após um período de incubação de 55 a 75 dias, os ovos eclodem e os filhotes são levados para a água pela fêmea e, às vezes, até mesmo pelo macho. O sexo dos filhotes é determinado pela temperatura de incubação. Ovos incubados a uma temperatura de 32,5°C produz machos, e temperatura acima ou abaixo de 32,5°C produz fêmeas. Os jovens crocodilos permanecem no território por até um ano.

As fêmeas do crocodilo-do-pântano-indiano atingem a maturidade sexual em torno de 6 anos de idade, com um comprimento de corpo entre 1,5 e 2 m. Os machos atingem a maturidade sexual em torno de 10 anos de idade, com um comprimento de corpo de aproximadamente 2,6 m. O crocodilo-do-pântano é uma espécie de vida longa, e pode viver entre 20 e mais de 40 anos.

Habitat

O crocodilo-do-pântano-indiano é encontrado em habitats de água doce, incluindo rios, lagos, represas, riachos de encosta, canais de irrigação e até mesmo lagoas costeiras de água salgada. Ele tem uma preferência por águas calmas, relativamente rasas.

Distribuição

O crocodilo-do-pântano-indiano é encontrado na Índia, Irã, Nepal, Paquistão e Sri Lanka.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Mugger Crocodile." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 28 Oct. 2016. Web. 6 Apr. 2017.
  • Mugger Crocodile fact file on ARKive.
  • Lammy, S. 1999. "Crocodylus palustris" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Choudhury, B.C. & de Silva, A. 2013. Crocodylus palustris. The IUCN Red List of Threatened Species 2013: e.T5667A3046723.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.