Crocodilo-do-nilo

Fotografia por Justin Kaplan, CC BY-NC

Local da foto: Uganda

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 340mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/800s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 04/12/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Crocodilo-do-nilo

Crocodylus niloticus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Crocodylia
Família Crocodylidae
Gênero Crocodylus
Nome Científico Crocodylus niloticusLaurenti, 1768
Nome Inglês Nile Crocodile
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 1996)

Descrição

O crocodilo-do-nilo é uma grande espécie de crocodilo da família Crocodylidae. É a maior espécie de crocodilo da África, e a segunda maior espécie de crocodilo do mundo, depois do crocodilo-de-água-salgada (Crocodylus porosus).

O corpo do crocodilo-do-nilo tem uma cor verde-oliva, e um ventre amarelado. Quando jovem, é mais esverdeado ou oliva/marrom-escuro, com faixas pretas na cauda e no corpo, que se tornam mais fracas nos adultos. Os olhos são verdes.

O crocodilo-do-nilo é um grande predador aquático extremamente adaptado, com um corpo robusto, uma cauda longa e poderosa, patas traseiras com membranas e mandíbulas longas e poderosas, ideais para agarrar e segurar presas. Os olhos, ouvidos e narinas estão situados na parte superior da cabeça, permitindo ao crocodilo permanecer quase totalmente submerso quando está repousando na água, ajudando a escondê-lo de presas em potencial. Uma válvula especial na parte de trás da garganta permite que o animal abra a boca embaixo d'água para capturar e segurar presas sem que a água entre em sua garganta.

Além de um olfato bem desenvolvido e uma excelente visão noturna, o crocodilo-do-nilo também possui orifícios sensoriais nas escamas ao longo dos lados da mandíbula, usados para detectar movimentos e vibrações na água. Como todos os crocodilos verdadeiros, o quarto dente alargado da mandíbula inferior é claramente visível quando a boca está fechada, uma característica que distingue este grupo de outros crocodilianos.

A fêmea do crocodilo-do-nilo tem entre 2,4 e 3,8 m de comprimento. O macho tem entre 3,5 e 5 m de comprimento, mas grandes machos maduros podem atingir até 6 m de comprimento. O peso geralmente está entre 225 e 550 kg, mas grandes machos podem pesar até 1.000 kg. Como todos os crocodilos, esta espécie apresenta dimorfismo sexual, sendo que os machos são até 30% maiores do que as fêmeas.

Biologia

Como outros répteis, o crocodilo-do-nilo controla sua temperatura corporal entrando na água quando está quente e, aquecendo ao sol quando está frio. Apesar de grande, o crocodilo-do-nilo tem reflexos rápidos, e é um corredor surpreendentemente rápido em terra.

A dieta do crocodilo-do-nilo, quando adulto, é composta de aves, peixes e mamíferos. Grandes crocodilos podem abater presas grandes, como antílopes, búfalos, zebras e gnus, arrastando-as para a água. Quando jovem, sua dieta consiste de insetos, pequenos peixes, anfíbios e crustáceos.

A reprodução do crocodilo-do-nilo ocorre geralmente na estação seca, mas a época exata varia com a localização. O acasalamento ocorre na água. O ninho é um buraco de até 50 cm de profundidade, cavado pela fêmea em um banco de areia a vários metros da água. A fêmea coloca, em média, 50 ovos, que são cobertos no ninho com areia e são protegidos durante todo o período de incubação, que dura aproximadamente 90 dias. Quando os ovos estão prestes a eclodir, os filhotes fazem ruídos, algo como um chamado, fazendo com que a fêmea escave o ninho. A fêmea então recolhe os filhotes e os leva para a água, onde permanecem em um grupo por alguns meses, protegidos pela fêmea. As poderosas mandíbulas do crocodilo podem ser usadas delicadamente pela fêmea para ajudar os filhotes durante a eclosão, rolando e apertando os ovos na boca. O sexo dos filhotes é determinado pela temperatura à qual os ovos foram incubados. Temperaturas abaixo de 31°C, produz fêmeas e, acima de 31 a 34°C, produz machos.

As fêmeas atingem a maturidade sexual quando chegam aos 2,6 m de comprimento, e os machos, quando chegam aos 2,7 a 3,1 m. Isto pode levar de 10 a 15 anos. Esta espécie tem vida longa e pode viver entre 70 e 100 anos.

Habitat

O crocodilo-do-nilo habita uma grande variedade de habitats aquáticos, incluindo lagos de água doce, rios, pântanos de água doce, estuários e mangues costeiros.

Distribuição

O crocodilo-do-nilo tem uma ampla distribuição em toda África Subsaariana, e é encontrado também em Madagascar.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Nile Crocodile." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 27 Mar. 2017. Web. 28 Mar. 2017.
  • Nile Crocodile fact file on ARKive.
  • Crocodile Specialist Group. 1996. Crocodylus niloticus. The IUCN Red List of Threatened Species 1996: e.T46590A11064465.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.