Crocodilo-de-água-salgada

Fotografia por Minerva95aus, CC BY-NC-SA

Local da foto: Austrália

 Canon PowerShot A720 IS (Canon)
Distância Focal: 35mm  •  Abertura: f/8.0  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 15/06/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Crocodilo-de-água-salgada

Crocodylus porosus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Crocodylia
Família Crocodylidae
Gênero Crocodylus
Nome Científico Crocodylus porosusSchneider, 1801
Nome Inglês Saltwater Crocodile, Estuarine Crocodile, Indo-Pacific Crocodile
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 1996)

Descrição

O crocodilo-de-água-salgada, conhecido também como crocodilo-do-estuário ou crocodilo-do-indo-pacífico, é o maior de todos os crocodilianos, e o maior réptil do mundo.

O crocodilo-de-água-salgada tem uma cabeça relativamente grande, com um par de saliências que se estendem dos olhos ao longo do centro do focinho. Os adultos geralmente têm uma cor escura, com áreas mais claras de cor cinza ou castanho, e listras e faixas escuras nos flancos inferiores. As partes inferiores têm uma coloração amarela cremosa ou branca, se tornando mais cinza ao longo da cauda. Os jovens geralmente têm uma coloração castanho-clara, com manchas e listras pretas no corpo e na cauda que desaparecem gradualmente com a idade, embora nunca desaparecem completamente.

O crocodilo-de-água-salgada é um predador adaptado para ambientes aquáticos. Ele tem uma cauda longa e poderosa, patas traseiras com membranas e mandíbulas longas e poderosas. Como em todos os crocodilos, os olhos, ouvidos e narinas estão situados no topo da cabeça, permitindo ao crocodilo permanecer quase totalmente submerso quando está repousando na água, ajudando a escondê-lo de presas em potencial, enquanto uma válvula especial na parte de trás da garganta permite que a boca fique aberta embaixo d'água sem que a água entre na garganta.

Um crocodilo-de-água-salgada macho geralmente tem entre 4,3 e 5,2 m de comprimento e peso entre 400 e 1.000 kg. No entanto, grandes machos maduros podem exceder 6 m de comprimento e pesar mais de 1.000 kg.

Biologia

Como o seu nome comum indica, o crocodilo-de-água-salgada tem uma alta tolerância para água salgada, auxiliado por glândulas que excretam sal na língua.

O crocodilo-de-água-salgada é um predador poderoso e oportunista. Sua dieta é composta de uma grande variedade de presas - aves, peixes, répteis e mamíferos e, ocasionalmente, carniça. Pequenas pedras podem ser ingeridas para ajudar triturar os alimentos no estômago. Grandes espécimes podem abater grandes presas, tais como dingos, wallabies, animais domésticos e até humanos. Os jovens se alimentam de insetos, anfíbios, crustáceos e peixes.

A época de reprodução do crocodilo-de-água-salgada ocorre na estação das chuvas. A fêmea escolhe um local de nidificação perto da água, onde faz um ninho com vegetação e lama. Ela coloca uma ninhada de 40 a 60 ovos, ou eventualmente até 90 ovos. A fêmea protege o ninho durante o período de incubação, que dura entre 80 e 98 dias. Os filhotes recém-nascidos têm aproximadamente 29 cm de comprimento e, como todos os crocodilianos, o sexo é determinado pela temperatura de incubação, com baixas temperaturas produzindo principalmente fêmeas, e temperaturas mais elevadas produzindo principalmente machos.

Os crocodilianos apresentam um notável nível de cuidado maternal. A fêmea escava o ninho em resposta aos chamados dos filhotes e até mesmo rolam suavemente os ovos em sua boca para ajudar a eclosão. Após a eclosão, a fêmea leva os filhotes para a água e permanece com eles por alguns meses. Apesar desse nível de cuidado, apenas cerca de 1% dos filhotes atingem a maturidade, pois são vulneráveis a vários predadores e até mesmo canibalismo por adultos. Os jovens começam naturalmente a se dispersar após cerca de 8 meses, e começam a apresentar comportamento territorial aos dois anos e meio de idade. As fêmeas atingem a maturidade sexual entre 10 e 12 anos de idade, e os machos, aos 16 anos.

Crocodilos que sobrevivem até a idade adulta têm uma expectativa de vida muito longa, vivendo mais de 70 anos, sendo que alguns podem ultrapassar os 100 anos.

Habitat

O crocodilo-de-água-salgada pode ser encontrado em água salobra ao redor de áreas costeiras e rios, muitas vezes entre manguezais, bem como longe da costa, no mar. Ele também pode ser encontrado em rios de água doce, lagos e pântanos, até 200 km continente adentro.

Distribuição

O crocodilo-de-água-salgada é a espécie de crocodilo mais distribuída. Ele ocorre desde o Sri Lanka e costa leste da Índia, pelo sudeste da Ásia até a Austrália. Esta espécie é capaz de viajar longas distâncias pelo mar, algumas vezes mais de mil quilômetros, e indivíduos vagantes já foram registrados até o Japão, Ilhas Fiji e Ilhas Cocos.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Saltwater Crocodile." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 30 Mar. 2017. Web. 31 Mar. 2017.
  • Saltwater Crocodile file on ARKive.
  • Wayman, E. 2002. "Crocodylus porosus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Crocodile Specialist Group. 1996. Crocodylus porosus. The IUCN Red List of Threatened Species 1996: e.T5668A11503588.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.