Crocodilo-americano

Fotografia por GoingLikeSixty.com, CC BY-ND

Local da foto: Rio Tárcoles, Costa Rica

 DSC-W330 (SONY)
Distância Focal: 19mm  •  Abertura: f/5.7  •  Tempo de Exposição: 1/200s  •  ISO: 80
Data em que a foto foi tirada: 01/10/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Crocodilo-americano

Crocodylus acutus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Crocodylia
Família Crocodylidae
Gênero Crocodylus
Nome Científico Crocodylus acutusCuvier, 1807
Nome Inglês American Crocodile
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2012)

Descrição

O crocodilo-americano é uma espécie de crocodilo relativamente grande da família Crocodylidae.

O crocodilo-americano tem um corpo robusto com uma cauda longa e poderosa. As pernas curtas, mas musculosas, terminam em garras afiadas e o focinho longo e triangular tem entre 14 e 15 dentes cônicos afiados de cada lado. O grande quarto dente da mandíbula inferior se encaixa em um buraco na mandíbula superior, mas permanece visível. O crocodilo-americano é bem adaptado para a vida na água. Os ouvidos, olhos e narinas estão localizados na parte superior da cabeça, permitindo que quase todo o corpo fique submerso. Uma dobra de pele pode fechar a traqueia para permitir que o crocodilo abra a sua boca debaixo d'água e respire pelas narinas. Os olhos podem ser cobertos com uma terceira pálpebra para protegê-los embaixo d'água e os ouvidos são cobertos com uma camada de pele. As pupilas são fendas verticais que ajudam com a visão noturna.

Crocodilos-americanos muito jovens são verdes com faixas escuras no dorso e cauda. Os juvenis são verde-oliva e não têm faixas. Os adultos são de cor cinza e o ventre varia do branco ao amarelo na cor. Comparado com outras espécies de crocodilos, a couraça dessa espécie é menos proeminente. Fileiras de escamas elevadas contêm protuberâncias de osso.

O crocodilo-americano tem, em média, 3,5 m de comprimento, mas grandes machos podem chegar aos 6 m de comprimento. Seu peso varia entre 180 e 450 kg. Os machos tendem a ser maiores do que as fêmeas.

Biologia

Na maioria das vezes, o crocodilo-americano é um animal solitário. Em seu habitat ele prefere ficar sozinho, retirando-se para locais mais calmos. No entanto, se ameaçado, essa espécie pode se tornar bastante agressiva.

Os adultos fazem tocas, escavadas de 3 a 9 m para a margem do rio, perto do local do ninho, mas se movem para o interior durante o inverno, pois eles não toleram a temperatura da água muito abaixo de 18°C.

A dieta do crocodilo-americano consiste principalmente de peixes, mas aves, pequenos mamíferos, caranguejos e tartarugas também são abatidos e consumidos embaixo d'água. Os crocodilos caçam esperando imóveis na água até que a presa esteja perto o suficiente, em seguida, atacam e afogam a presa. Eles até regurgitam pequenas quantidades de comida para atrair peixes. Durante o inverno a digestão é muito lenta para que eles possam ficar meses sem comer.

Durante a época de acasalamento o crocodilo-americano apresenta territorialidade, com machos competindo entre si para ter acesso às fêmeas. O crocodilo-americano reproduz sazonalmente entre abril e maio. A fêmea prepara um ninho durante a estação seca em um buraco ou em um monte de lama ou areia, onde ela coloca entre 30 e 60 ovos. Os ovos são cobertos com areia e deixados para incubar sob o calor do sol durante 90 dias. A fêmea guarda o ninho e auxilia durante o processo de eclosão, que coincide com o início das chuvas anuais. Apesar dos filhotes já nascerem independentes, ambos os pais os protegem. Apenas alguns filhotes sobrevivem devido à predação, particularmente por guaxinins.

O crocodilo-americano atinge a maturidade sexual quando atinge um comprimento de 1,8 a 2,4 m ou entre 8 e 10 anos de idade. Ele pode viver, em média, entre 60 e 70 anos na natureza.

Habitat

O crocodilo-americano pode ser encontrado em habitats de água doce e habitats de água salgada, mas é encontrado com mais frequência em pântanos tropicais, como lagoas e estuários de água salgada. Ele constrói longas tocas para evitar condições adversas.

Distribuição

O crocodilo-americano é o mais extensamente distribuído dos crocodilos do Novo Mundo. Ele é encontrado ao longo da costa leste do Oceano Pacífico, desde o oeste do México até o Equador, e ao longo da costa oeste do Oceano Atlântico, desde a Guatemala até a ponta sul da Flórida. Ele está presente no sul dos Estados Unidos, América Central e norte da América do Sul.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • American Crocodile fact file on ARKive.
  • Fishman, J. and K. MacKinnon 2009. "Crocodylus acutus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Ponce-Campos, P., Thorbjarnarson, J. & Velasco, A. (IUCN SSC Crocodile Specialist Group). 2012. Crocodylus acutus. The IUCN Red List of Threatened Species 2012: e.T5659A3043244.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.