Cobra-indiana

Fotografia por Jagadeesh SJ, CC BY-NC-SA

Local da foto: Índia

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 100mm  •  Abertura: f/2.8  •  Tempo de Exposição: 1/8000s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 29/01/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Cobra-indiana

Naja naja
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Elapidae
Gênero Naja
Nome Científico Naja naja(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Indian Cobra, Spectacled Cobra
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A cobra-indiana é uma serpente peçonhenta do gênero Naja (o gênero das cobras verdadeiras) e pertence à família Elapidae. Ela também é uma das "Quatro Grandes" (Big Four) serpentes da Índia - as quatro espécies de serpentes peçonhentas responsáveis pela maioria dos casos de picadas de serpentes na Índia. As Quatro Grandes são: cobra-indiana (Naja naja), krait-comum (Bungarus caeruleus), víbora-de-russell (Daboia russelii) e víbora-de-escamas-serrilhadas-indiana (Echis carinatus).

A característica mais distinta e impressionante da cobra-indiana é o capuz, o qual ela forma elevando a parte anterior do corpo e espalhando algumas das costelas na região do pescoço quando se sente ameaçada. Na parte de trás do capuz da cobra-indiana existem dois ocelos de padrão circular conectados por uma linha curva, evocando a imagem de um "óculos". O padrão de "óculos" no capuz varia muito, assim como a coloração da serpente.

A cobra-indiana é uma serpente de escamas lisas com olhos pretos, uma cabeça e pescoço largos, e um corpo de tamanho médio. Sua coloração varia da preta a marrom-escura até branca cremosa. A cobra-indiana tem entre 180 e 220 cm de comprimento total.

Biologia

A dieta da cobra-indiana é composta de roedores, sapos, rãs, pássaros e outras serpentes. Ela pica rapidamente e, então espera, enquanto seu veneno danifica o sistema nervoso da presa, paralisando e matando em seguida. Sua dieta de roedores, muitas vezes a leva para áreas habitadas por seres humanos, incluindo fazendas e arredores de áreas urbanas.

A cobra-indiana é ovípara e a fêmea coloca seus ovos entre os meses de abril e julho. A fêmea geralmente coloca entre 10 e 30 ovos em buracos de rato ou cupinzeiros. Os ovos eclodem entre 48 e 69 dias depois. Os filhotes recém-nascidos têm entre 20 e 30 cm de comprimento, já são independentes e têm glândulas de veneno totalmente funcionais.

Habitat

A cobra-indiana habita planícies, florestas, campos abertos e regiões densamente povoadas por pessoas. Ela ocorre em altitudes que variam do nível do mar até 2.000 m.

Distribuição

A cobra-indiana é nativa do subcontinente indiano, que inclui Nepal, Paquistão, Índia, Bangladesh e Sri Lanka.

Veneno

O veneno da cobra-indiana contém, principalmente, uma poderosa neurotoxina pós-sináptica e cardiotoxina. O veneno age sobre as falhas sinápticas dos nervos, paralisando os músculos e, em picadas graves, leva à insuficiência respiratória ou parada cardíaca. Os componentes do veneno incluem enzimas como a hialuronidase, que causa lise celular e aumenta a propagação do veneno. Os sintomas do envenenamento podem se manifestar entre 15 minutos e 2 horas após a picada.

A média de veneno produzido por uma picada da cobra-indiana é de 169 a 250 mg. Apesar de ser responsável por muitas picadas, apenas uma pequena porcentagem das picadas são fatais se não houver tratamento médico e a aplicação do soro antiofídico.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Indian Cobra." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 14 Mar. 2017. Web. 1 Apr. 2017.
  • Ramirez, J. 2001. "Naja naja" (On-line), Animal Diversity Web.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.