Cobra-focinhuda

Fotografia por Steven Gilham, CC BY-ND

 Canon EOS 450D (Canon)
Distância Focal: 55mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/200s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 30/12/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Cobra-focinhuda

Naja annulifera
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Elapidae
Gênero Naja
Nome Científico Naja annuliferaPeters, 1854
Nome Inglês Snouted Cobra
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A cobra-focinhuda é uma serpente altamente peçonhenta do gênero Naja (o gênero das cobras verdadeiras) e pertence à família Elapidae.

A coloração das escamas dorsais da cobra-focinhuda pode variar da amarelada a marrom acinzentada, marrom-escura ou preta azulada. A coloração das escamas ventrais é amarela com manchas mais escuras. Uma fase com faixas ocorre ao longo de toda a área de ocorrência da espécie e é preta-azul com 7 a 11 faixas de cor amarela a marrom amarelada, sendo que as faixas mais claras têm a metade da largura das faixas mais escuras. A última fase da cor é mais comum nos machos. Ventralmente é amarela mosqueada com preto. A garganta tem uma faixa mais escura e geralmente é mais proeminente em juvenis. A especie tem um capuz particularmente grande.

A cobra-focinhuda é uma espécie relativamente grande. Os adultos têm entre 1,2 e 1,8 m de comprimento, mas podem atingir 2,5 m.

Biologia

A cobra-focinhuda se alimenta de sapos, roedores, aves e seus ovos, lagartos e outras serpentes, especialmente a víbora-bufadora (Bitis arietans).

Como uma grande serpente, a cobra-focinhuda tem uma base permanente ou uma toca em um cupinzeiro abandonado, onde residirá por anos se não for perturbada. É uma espécie noturna, forrageando a partir do período crepuscular em diante. Ela costuma se aquecer ao sol durante o dia perto de sua toca.

A cobra-focinhuda pode ser muito nervosa e atacará para se defender se for ameaçada. Como outras espécies do gênero Naja, quando perturbada, geralmente levanta o terço dianteiro do seu corpo ao estender seu capuz e sibilar. Grandes espécimes adultos são capazes de levantar cerca de 50 cm do corpo fora do chão enquanto estendem um capuz amplo e impressionante. No entanto, se houver oportunidade, ela tende a fugir para uma toca ou alguma fenda próxima. Ela pode se fingir de morta, mas isso é raro.

A cobra-focinhuda é uma espécie ovípara. A fêmea coloca entre 8 e 33 ovos no início do verão. Os filhotes, quando nascem, têm entre 22 e 34 cm de comprimento.

Habitat

A cobra-focinhuda habita savanas úmidas e áridas, particularmente as savanas arborizadas da África Austral e as savanas abertas da África do Sul.

Distribuição

A cobra-focinhuda é encontrada no nordeste da África do Sul, sul de Moçambique, leste de Botsuana, Malawi, em todo o Zimbábue, e em partes de Suazilândia.

Veneno

A cobra-focinhuda é uma espécie altamente peçonhenta. Ela tem um veneno neurotóxico muito potente e potencialmente fatal que afeta a respiração. Uma picada, se não for tratada, pode causar insuficiência respiratória e morte. Os sintomas iniciais incluem queimadura, dor, inchaço e formação de bolhas no local da picada, seguidos por sintomas neurológicos. Normalmente as vítimas são picadas na perna, geralmente à noite.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Integrated Taxonomic Information System (ITIS) on-line database. Acessado em 24 Mai 2017.
  • Wikipedia contributors. "Snouted Cobra." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 14 Mar. 2017. Web. 24 Mai. 2017.
  • Biodiversity Explorer.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.