Camaleão-pantera

Fotografia por Dagget2, CC BY-NC-ND

 Canon EOS 5D Mark III (Canon)
Distância Focal: 150mm  •  Abertura: f/22.0  •  Tempo de Exposição: 1/200s  •  ISO: 250
Data em que a foto foi tirada: 08/07/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Camaleão-pantera

Furcifer pardalis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Chamaeleonidae
Gênero Furcifer
Nome Científico Furcifer pardalis(Cuvier, 1829)
Nome Inglês Panther Chameleon
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2011)

Descrição

O camaleão-pantera é uma espécie de réptil da família Chamaeleonidae.

Apresentando algumas das mais espetaculares variações de cores de todos os camaleões, o grande camaleão-pantera é uma das espécies de cameleão mais distintas. Curiosamente, as populações de diferentes locais dentro de cada área de ocorrência desta espécie tem um padrão de coloração particular, que geralmente é mais pronunciada durante a corte ou em exibições defensivas. Os machos do camaleão-pantera da ilha Nosy Be em Madagascar, por exemplo, têm um padrão impressionante de cores azul-esverdeado, verde-esmeralda ou turquesa, enquanto os machos da costa noroeste são rosa vívido, com uma listra branca amarelada ao longo dos flancos, uma forma de cor conhecida como "pantera cor-de-rosa". Outras cores encontradas nos machos podem incluir laranja, vermelha e verde-escura, com um padrão extremamente variável de faixas coloridas, listras e manchas, especialmente ao redor da cabeça e dos olhos.

Por outro lado, as fêmeas são principalmente opacas, apresentando uma coloração cinza uniforme, marrom ou verde-clara, exceto durante a época de reprodução, quando as fêmeas receptivas apresentam coloração que varia da laranja a rosa.

Os machos do camaleão-pantera podem crescer até 50 cm de comprimento. As fêmeas são menores, e tem cerca da metade do tamanho dos machos.

Biologia

Um especialista em se alimentar de invertebrados, o camaleão-pantera se move lentamente e silenciosamente pela vegetação, enquanto seus olhos se movem de forma independente verificando o ambiente ao redor. Ele tem visão aguçada, podendo identificar insetos a uma distância de 5 a 10 m.

Como a maioria das espécies de camaleão, o camaleão-pantera é muito territorial. Ele passa a maior parte de sua vida de forma isolada, com exceção da época de acasalamento. Quando dois machos se encontram, eles mudam de cor e inflam seus corpos tentando afirmar seu domínio. Muitas vezes estas batalhas terminam nessa fase, com o perdedor recuando. Ocasionalmente, pode haver combate físico, se nenhum dos machos recuar.

O período de gestação do camaleão-pantera dura de 2 a 3 semanas e, no final deste período, a fêmea escava uma toca onde colocará de 16 a 24 ovos. Os ovos levam de 6 a 12 meses para eclodir. A maturidade sexual do camaleão-pantera é atingida após cerca de 5 meses e esta espécie tem uma estimativa de vida de até 2 anos na natureza.

Habitat

O camaleão-pantera habita principalmente florestas úmidas de baixa altitude.

Distribuição

O camaleão-pantera é uma espécie endêmica de Madagascar, sendo encontrado nas regiões costeiras e ilhas do centro-leste, nordeste, norte e noroeste de Madagascar. Populações introduzidas também são encontradas nas ilhas Reunião e Maurício, cerca de 500 quilômetros à leste de Madagascar.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Panther Chameleon." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 20 Feb. 2017. Web. 1 Apr. 2017.
  • Panther Chameleon fact file on ARKive.
  • Jenkins, R.K.B., Andreone, F., Andriamazava, A., Anjeriniaina, M., Brady, L., Glaw, F., Griffiths, R.A., Rabibisoa, N., Rakotomalala, D., Randrianantoandro, J.C., Randrianiriana, J., Randrianizahana , H., Ratsoavina, F. & Robsomanitrandrasana, E. 2011. Furcifer pardalis. The IUCN Red List of Threatened Species 2011: e.T172955A6947909.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.