Camaleão-do-iêmen

Fotografia por Colin Frankland, CC BY

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Camaleão-do-iêmen

Chamaeleo calyptratus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Chamaeleonidae
Gênero Chamaeleo
Nome Científico Chamaeleo calyptratusDuméril & Bibron, 1851
Nome Inglês Yemen Chameleon, Veiled Chameleon
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2012)

Descrição

O camaleão-do-iêmen, conhecido também como camaleão-velado, é uma grande espécie de camaleão de cores vivas da família Chamaeleonidae.

O camaleão-do-iêmen macho, basicamente tem uma coloração verde e tende a ter marcas com listras e manchas amarelas, marrons e azuis. Dependendo do estado emocional do animal, esse verde pode variar de um verde-limão brilhante até o vermelho. Quando o camaleão-do-iêmen está estressado ele pode exibir uma forte coloração, incluindo amarelo brilhante e, às vezes, até mesmo preta. As fêmeas não reprodutoras e jovens camaleões geralmente apresentam uma coloração verde uniforme com algumas marcas brancas. Fêmeas grávidas e reprodutoras apresentam uma coloração verde-escura, com manchas azuis e amarelas.

O camaleão-do-iêmen tem um corpo achatado que pode imitar uma folha e patas especialmente desenhadas para agarrar galhos e ramos. Sua cauda preênsil atua como um quinto membro e ajuda na escalada. Seus olhos trabalham independentemente um do outro, permitindo que o animal veja a frente e atrás de si ao mesmo tempo. Sua longa língua, ao contrário da crença popular, não é pegajosa, mas tem uma estrutura muscular na extremidade que agarra fisicamente para capturar suas presas.

O macho desta espécie tem pequenas esporas na parte de trás das suas patas traseiras que crescem com a maturidade. Os machos adultos são relativamente grandes e podem atingir 60 cm de comprimento total. A maioria dos espécimes geralmente têm entre 35 e 45 cm. As fêmeas são menores, com um comprimento total médio de 30 cm. Machos e fêmeas têm uma espécie de "capacete" em suas cabeças. Este capacete é muito mais alto nos machos.

Biologia

O camaleão-do-iêmen é um predador de emboscada e é capaz de se camuflar por muito tempo, esperando um inseto distraído passar. É uma espécie onívora, e apesar de sua dieta consistir principalmente de insetos, ocasionalmente ele se alimenta de folhas, flores e frutos de várias plantas. Isto é especialmente verdade em tempos de seca. Como todos os camaleões, o camaleão-do-iêmen prefere beber água a partir de gotas nas folhas. Nem sempre ele reconhece a água parada, e ele pode se desidratar se esta for a sua única fonte de água.

Esta espécie é uma das poucas espécies de camaleão que pode tolerar uma variedade de temperaturas, mas prefere viver em temperaturas entre 24-35°C.

O camaleão-do-iêmen é um animal tímido por natureza. Quando está assustado ou se sente ameaçado, ele pode se enrolar em posição fetal e escurecer a cor. Leva algum tempo até que ele se sinta seguro o suficiente para se desenrolar e começar a se mover novamente. No entanto, este camaleão é muito agressivo com outros camaleões e prefere uma vida solitária. Os machos são muito territoriais, mas as fêmeas podem estar próximas umas das outras, exceto durante a época de reprodução. Machos e fêmeas só se toleram quando estão prontos para a reprodução.

O camaleão-do-iêmen atinge a maturidade sexual aos 4 ou 5 meses de idade. A fêmea pode produzir até três ninhadas de ovos por ano e cada ninhada pode conter entre 20 e 200 ovos. O tempo de vida de um camaleão-do-iêmen geralmente é de cinco anos para as fêmeas e até oito anos para os machos.

Habitat

O camaleão-do-iêmen é um lagarto arborícola que prefere viver no alto das árvores ou em arbustos próximos do chão. Pode viver em áreas secas e é encontrado em planaltos de regiões montanhosas, florestas e vales.

Distribuição

O camaleão-do-iêmen é encontrado em regiões de montanhas do Iêmen, Emirados Árabes e Arábia Saudita.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Veiled Chameleon." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 6 Mar. 2017. Web. 5 Apr. 2017.
  • Jones, E. 2000. "Chamaeleo calyptratus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Wilms, T., Sindaco, R. & Shobrak, M. 2012. Chamaeleo calyptratus. The IUCN Red List of Threatened Species 2012: e.T176306A1437838.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.