Camaleão-de-parson

Fotografia por Andrea Schieber, CC BY-NC-SA

Local da foto: Antananarivo, Madagascar

 Canon EOS 5D Mark II (Canon)
Distância Focal: 105mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 15/10/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Camaleão-de-parson

Calumma parsonii
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Chamaeleonidae
Gênero Calumma
Nome Científico Calumma parsonii(Cuvier, 1824)
Nome Inglês Parson’s Chameleon
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2011)

Descrição

O camaleão-de-parson é uma espécie de réptil da família Chamaeleonidae. É uma das maiores espécies de camaleão, variavelmente relatado como a maior espécie de camaleão do mundo, ou a segunda maior espécie depois do camaleão-de-oustalet (Furcifer oustaleti).

Com uma cabeça grande e triangular, olhos cônicos que se movem independentemente, corpo comprimido e dedos fundidos, o camaleão-de-parson tem uma aparência tão estranha quanto o seu comportamento. Particularmente cômico ao caminhar, ele tem um andar estranho, movendo-se com membros diagonalmente opostos. Seus dedos são fundidos em dois blocos opostos, que são eficientes para agarrar galhos. A língua pode ser até duas vezes o comprimento do corpo, e tem uma ponta pegajosa usada para capturar presas.

O enorme camaleão-de-parson tem cristas que correm de cima dos olhos até o nariz, formando dois chifres semelhantes a verrugas. Sua cor varia entre o verde, turquesa e amarelo, e os jovens podem ter um brilho laranja. Os lábios e as pálpebras dos adultos, às vezes, são amarelos ou laranja e podem existir manchas brancas ou amarelo-claras nos flancos.

Existem duas subespécies de camaleão-de-parson: a Calumma parsonii cristifer, que atinge apenas 47 cm de comprimento, tem uma pequena crista dorsal e uma coloração mais azul; e a Calumma parsonii parsonii, que é a maior das duas subespécies, atingindo até 68 cm de comprimento e não tem crista dorsal. A fêmeas das duas subespécies são menores do que os machos e geralmente são esverdeadas, amareladas ou acastanhadas (eventualmente com um tom laranja).

Biologia

Todas as espécies de camaleão são capazes de mudar de cor, que não é apenas para camuflagem como geralmente se supõe. Pode ser também uma resposta para outros camaleões (quando está em uma luta ou acasalando), temperatura, bem como ao ambiente ao redor.

O camaleão-de-parson é uma espécie solitária fora da época de acasalamento. Este grande camaleão caça durante o dia grandes insetos e pequenos vertebrados entre os galhos das árvores.

No início da época de reprodução, os machos do camaleão-de-parson lutam agressivamente dando cabeçadas uns nos outros para determinar a dominância. As fêmeas acasalam apenas uma vez a cada dois anos, produzindo de 20 a 25 ovos que são incubados por cerca de longos 20 meses. Os filhotes são independentes logo após a eclosão dos ovos. A maturidade sexual pode ser alcançada já com um ano e meio de idade.

O camaleão-de-parson pode viver entre 6 e 12 anos na natureza, um longo tempo de vida para um camaleão. Em cativeiro, pode viver um pouco mais.

Habitat

A subespécie Calumma parsonii parsonii tem como habitat regiões de florestas frias, enquanto a subespécie Calumma parsonii cristifer é encontrada em florestas primárias montanhosas.

Distribuição

O camaleão-de-parson é um animal endêmico de Madagascar. Ele ocorre na parte oriental úmida de Madagascar, de Ranomafana no sul, até Anjanaharibe Sud no norte, e na Península de Masoala.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Parson's Chameleon." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 11 Feb. 2017. Web. 6 Apr. 2017.
  • Parson's Chameleon fact file on ARKive.
  • Jenkins, R.K.B., Andreone, F., Andriamazava, A., Anjeriniaina, M., Brady, L., Glaw, F., Griffiths, R.A., Rabibisoa, N., Rakotomalala, D., Randrianantoandro, J.C., Randrianiriana, J., Randrianizahana , H., Ratsoavina, F. & Robsomanitrandrasana, E. 2011. Calumma parsonii. The IUCN Red List of Threatened Species 2011: e.T172896A6937628.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.