Camaleão-de-namaqua

Fotografia por Yathin Krishnappa, CC BY-SA

Local da foto: Deserto da Namíbia, Namíbia

 Canon EOS-1D Mark IV (Canon)
Distância Focal: 15mm  •  Abertura: f/8.0  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 20/04/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Camaleão-de-namaqua

Chamaeleo namaquensis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Chamaeleonidae
Gênero Chamaeleo
Nome Científico Chamaeleo namaquensisSmith, 1831
Nome Inglês Namaqua Chameleon, Desert Chameleon, Namaqua Desert Chameleon
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2011)

Descrição

O camaleão-de-namaqua é uma espécie de camaleão terrestre da família Chamaeleonidae.

O camaleão-de-namaqua tem grandes espinhos dorsais e um capacete/crista proeminente na parte de trás de sua cabeça, no entanto, ele não tem a aba no pescoço como as outras espécies de camaleões do gênero Chamaeleo. Embora seja capaz de mudar de cor, esse camaleão geralmente é cinza ou marrom, com várias manchas mais claras nas laterais, manchas escuras abaixo da crista dorsal e listras amarelas ou vermelhas na garganta.

Uma das maiores espécies de camaleões do sul da África, o camaleão-de-namaqua pode atingir até 25 cm de comprimento. Sua cauda é muito mais curta do que o seu corpo, não é preênsil e também é mais curta do que as de outras espécies de camaleões arborícolas. Essa é uma adaptação ao seu habitat principalmente terrestre.

Biologia

O camaleão-de-namaqua é um corredor extremamente rápido, e usa a sua longa língua para capturar qualquer coisa pequena o suficiente para engolir, incluindo gafanhotos, grilos, besouros, pequenas serpentes e escorpiões peçonhentos. Ele é predado por falcões, águias e chacais. Camaleões adultos podem até mesmo canibalizar indivíduos menores da mesma espécie.

Vivendo em um ambiente tão inóspito, o corpo e o comportamento do camaleão-de-namaqua evoluíram para evitar o superaquecimento. Ele cava buracos na areia para chegar até a areia mais fria embaixo, ou pode se esconder em tocas construídas por outros animais. Ele também mantém as pernas esticadas para levantar seu corpo fora da areia quente. As glândulas nasais são adaptadas para excretar sal, permitindo que o animal reabsorva tanta água quanto possível.

O acasalamento do camaleão-de-namaqua pode ocorrer até três vezes por ano, produzindo entre 6 e 22 ovos em cada ninhada. Os ovos são incubados por um período de 3 a 4 meses na areia, e acredita-se que as fêmeas protegem os locais de desova. Jovens camaleões-de-namaqua se tornam reprodutivamente ativos entre 5 e 7 meses de idade.

Habitat

O camaleão-de-namaqua habita regiões de desertos e semidesertos com baixa precipitação e temperaturas que variam entre 0°C e 40°C.

Distribuição

O camaleão-de-namaqua é encontrado em uma área conhecida como Namaqualand, no oeste da África do Sul, bem como em Angola e no Deserto do Namibe, na Namíbia.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Namaqua chameleon." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 7 Nov. 2016. Web. 7 Apr. 2017.
  • Namaqua Chameleon fact file on ARKive.
  • Carpenter, A.I. 2011. Chamaeleo namaquensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2011: e.T176311A7215782.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.