Camaleão-de-labord

Fotografia por Frank Vassen, CC BY

Local da foto: Floresta Kirindy, Madagascar

 COOLPIX P6000 (NIKON)
Distância Focal: 6mm  •  Abertura: f/7.2  •  Tempo de Exposição: 1/60s  •  ISO: 64
Data em que a foto foi tirada: 18/01/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Camaleão-de-labord

Furcifer labordi
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Chamaeleonidae
Gênero Furcifer
Nome Científico Furcifer labordi(Grandidier, 1872)
Nome Inglês Labord's Chameleon
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2011)

Descrição

O camaleão-de-labord é um réptil da família Chamaeleonidae. O nome específico, labordi, é uma homenagem ao aventureiro francês Jean Laborde.

Conhecido pela sua notável história de vida, o camaleão-de-labord é um animal fascinante e peculiar, com um corpo comprimido e uma bela coloração. Macho e fêmea têm diferenças significativas na aparência, sendo o macho geralmente verde com listras brancas nos flancos, enquanto a fêmea é consideravelmente mais colorida. O verde vívido do corpo é modelado com marcas azuis e violeta nos flancos, e marcas laranja brilhantes decoram a coluna vertebral. Isso contrasta com as listras vermelhas na pele da garganta. O macho também pode ser distinguido pela crista alta na cabeça e pela presença de um apêndice bem desenvolvido sobressaindo próximo das narinas. Essa protuberância nas fêmeas é muito pequena. A projeção nasal e a crista óssea do macho permitem que a fêmea reconheça um potencial parceiro, e podem ser usadas como uma arma quando em combate com outros machos territoriais.

O macho do camaleão-de-labord pode atingir até 30,8 cm de comprimento. A fêmea, menor, pode atingir até 17,7 cm de comprimento.

Biologia

O camaleão-de-labord geralmente é solitário e se move sobre os galhos finos agarrando-os com seus dedos fundidos. A cauda preênsil fornece uma "mão" adicional nesses caminhos precários enquanto ele examina a área ao redor com seus olhos, que se movimentam independentemente, em busca de presas. O camaleão-de-labord geralmente dorme a menos de 2 m do solo.

O camaleão-de-labord tem uma das histórias de vida mais incomuns de todos os vertebrados de quatro membros (tetrápodes), vivendo por apenas um ano e passando até nove meses desse tempo dentro de um ovo. À medida que as primeiras chuvas caem no início da estação chuvosa, por volta de novembro, os ovos do camaleão-de-labord eclodem. Essa eclosão sincronizada resulta em uma população inteira de camaleões com aproximadamente a mesma idade.

Após a eclosão, os camaleões-de-labord têm apenas de 4 a 5 meses de vida, o tempo de vida mais curto pós-eclosão conhecido entre os tetrápodes. Eles crescem rapidamente, atingindo a maturidade sexual em menos de 8 semanas, época em que eles começam o acasalamento. Então, com a rapidez que eles se desenvolveram, os camaleões-de-labord começam a morrer e, quando começa a estação seca, esses incríveis camaleões não são mais vistos. A perpetuação dessa espécie consiste dos ovos enterrados no subsolo pelas fêmeas. Essa história de vida extrema provavelmente é uma adaptação ao ambiente extremo. Na região árida e imprevisível de Madagascar, onde esse camaleão habita, é uma boa estratégia permanecer dentro da relativa estabilidade e segurança de um ovo no subsolo até que as condições acima do solo estejam adequadas.

Habitat

O camaleão-de-labord habita florestas decíduas e florestas espinhosas.

Distribuição

O camaleão-de-labord é encontrado apenas no oeste e sudoeste de Madagascar.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Labord's Chameleon." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 26 Nov. 2016. Web. 8 Apr. 2017.
  • Labord's Chameleon fact file on ARKive.
  • Jenkins, R.K.B., Andreone, F., Andriamazava, A., Anjeriniaina, M., Brady, L., Glaw, F., Griffiths, R.A., Rabibisoa, N., Rakotomalala, D., Randrianantoandro, J.C., Randrianiriana, J., Randrianizahana , H., Ratsoavina, F. & Robsomanitrandrasana, E. 2011. Furcifer labordi. The IUCN Red List of Threatened Species 2011: e.T8765A12929754.

Mais Espécies de Répteis

Conheça mais espécies de Répteis selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.