Tubarão-tigre

Fotografia por Kris-Mikael Krister, CC BY

Local da foto: Ilha do Coco, Costa Rica

 DSC-RX100 (SONY)
Distância Focal: 10mm  •  Abertura: f/5.0  •  Tempo de Exposição: 1/320s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 09/01/2017
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tubarão-tigre

Galeocerdo cuvier
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Chondrichthyes
Ordem Carcharhiniformes
Família Carcharhinidae
Gênero Galeocerdo
Nome Científico Galeocerdo cuvier(Péron & Lesueur, 1822)
Nome Inglês Tiger Shark
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2009)

Descrição

O tubarão-tigre é uma grande espécie de tubarão da família Carcharhinidae.

Um dos maiores tubarões do mundo, o tubarão-tigre é assim nomeado pelas características marcas listradas verticais que correm ao longo do comprimento do seu corpo. Essas marcas são mais pronunciadas em tubarões jovens, mas desaparecem gradualmente com a idade, geralmente sendo ausentes em adultos com mais de três metros de comprimento.

A coloração geral de um tubarão-tigre é verde-azulada a cinza-escura na parte superior, e branca amarelada a branca na parte inferior. O formato do corpo é distinto, com uma cabeça e parte superior do corpo largas, tornando-se cada vez mais delgado em direção à cauda. Como um grande predador, as mandíbulas do tubarão-tigre são grandes e abrigam um conjunto considerável de dentes com pontas curvadas e bordas finamente serrilhadas.

O tubarão-tigre tem entre 3,3 e 4,3 m de comprimento e peso entre 385 e 862 kg, mas existem registros de machos excepcionalmente grandes com comprimentos entre 6 e 7,5 m. O macho é maior do que a fêmea.

Biologia

O tubarão-tigre é um predador noturno e solitário, exceto durante a época de acasalamento ou durante a alimentação em grupos em grandes carcaças. Durante essa alimentação em grupo, o tubarão-tigre tem uma hierarquia social, onde os tubarões maiores se alimentam primeiro. Os tubarões menores circulam ao redor da carcaça até que os tubarões maiores estejam cheios, depois eles se alimentam.

Com um apetite voraz e hábitos alimentares não seletivos, o tubarão-tigre é conhecido por consumir uma incrível variedade de itens, desde presas padrão, como peixes, tartarugas marinhas e mamíferos marinhos até lixo humano. Esse comportamento permite essa espécie superar o problema da escassez de alimentos, que pode afetar tubarões que se alimentam de forma mais seletiva. Infelizmente, a curiosidade do tubarão-tigre e sua tendência de "experimentar" essa grande variedade de objetos, em algumas ocasiões, ocorrem ataques a seres humanos. Como resultado do seu grande tamanho, os ataques de tubarão-tigre podem ser fatais, mas apesar de uma grande dose de exagero da mídia, eles são extremamente raros.

O tubarão-tigre é uma espécie ovovivípara, o que significa que, após a fertilização, os embriões se desenvolvem dentro do útero da fêmea, recebendo nutrição de um saco vitelino. Quando os nutrientes do saco vitelino estão esgotados os embriões obtêm mais nutrição de secreções produzidas pelo útero até ocorrer o nascimento. O período de gestação - desde a fertilização dos ovos até o nascimento - leva entre 14 e 16 meses, com os nascimentos ocorrendo entre abril e junho no hemisfério norte, e entre novembro e janeiro no hemisfério sul. O tamanho da ninhada varia entre 10 e 82 filhotes, que nascem medindo entre 50 e 105 cm.

O tubarão-tigre atinge a maturidade sexual geralmente com 2 a 3 m de comprimento. Essa espécie pode viver, em média, 27 anos na natureza, mas alguns espécimes podem viver até 50 anos de idade.

Habitat

O tubarão-tigre tem uma grande tolerância para uma variedade de ambientes marinhos, mas geralmente ele prefere águas turvas em regiões costeiras. Muitas vezes, ele pode ser encontrado em estuários de rios, portos e outras enseadas, bem como em atóis de coral e lagoas. Ele também pode ocorrer no mar, especialmente durante movimentos oceânicos entre ilhas, em profundidades de até 350 m.

Distribuição

O tubarão-tigre ocorre em águas tropicais e temperadas quentes em todo o mundo.

Continentes de Ocorrência

África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália/Oceania, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Tiger Shark." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 25 Mar 2017. Web. 31 Mar 2017.
  • Tiger Shark fact file on ARKive.
  • Draper, K. 2011. "Galeocerdo cuvier" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Simpfendorfer, C. 2009. Galeocerdo cuvier. The IUCN Red List of Threatened Species 2009: e.T39378A10220026.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.