Tubarão-tigre-da-areia

Fotografia por Dave Bluck, CC BY-NC-SA

Local da foto: Nova Gales do Sul, Austrália

 NIKON D300 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 17mm  •  Abertura: f/8.0  •  Tempo de Exposição: 1/80s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 30/11/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tubarão-tigre-da-areia

Carcharias taurus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Chondrichthyes
Ordem Lamniformes
Família Odontaspididae
Gênero Carcharias
Nome Científico Carcharias taurusRafinesque, 1810
Nome Inglês Sand Tiger Shark, Grey Nurse Shark, Spotted Ragged-tooth Shark, Blue-nurse Sand Tiger
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2009)

Descrição

O tubarão-tigre-da-areia, conhecido também como tubarão-enfermeiro-cinzento, é uma das quatro espécies de tubarões pertencentes à família Odontaspididae.

O corpo do tubarão-tigre-da-areia é grande, robusto e fusiforme, com a primeira e segunda nadadeira dorsal de tamanho similar e uma nadadeira caudal assimétrica com um forte lóbulo ventral. A segunda nadadeira dorsal está mais próxima das nadadeiras pélvicas do que das nadadeiras peitorais. A cabeça tem um focinho cônico e achatado, olhos pequenos com uma membrana nictitante e uma longa boca se estendendo atrás dos olhos. Os indivíduos desta espécie variam em cor, do cinza ao cinza acastanhado dorsalmente e com uma coloração esbranquiçada sob a barriga. Manchas avermelhadas ou acastanhadas também podem ocorrer na nadadeira caudal na metade posterior do corpo. Os tubarões têm um sexto sentido que lhe permite detectar as correntes elétricas, e os poros receptivos estão localizados na superfície inferior do focinho do tubarão-tigre-da-areia. Os dentes desta espécie são especialmente distintos e podem ser vistos mesmo quando o animal está com a boca fechada.

O tubarão-tigre-da-areia pode ultrapassar os 3 m de comprimento, com os maiores espécimes relatados na África do Sul (3,20 m) e na costa leste dos Estados Unidos (3,18 m).

Biologia

Durante o dia, o tubarão-tigre-da-areia é encontrado perto de cavernas e saliências pairando acima da superfície individualmente ou em pequenos grupos. Esta espécie é relativamente dócil e lenta e, apesar de uma reputação feroz, se alimenta principalmente de peixes.

Ao contrário de outros tubarões, o tubarão-tigre-da-areia pode engolir ar da superfície e armazená-lo em seu estômago, permitindo que ele flutue na água com facilidade.

O tubarão-tigre-da-areia acasala entre outubro e novembro. As fêmeas são ovovivíparas, dando à luz dois grandes filhotes a cada dois anos. Os filhotes eclodem de seus ovos dentro do oviduto do sistema reprodutivo da mãe, um em cada oviduto, e então, se alimentam de ovos que a fêmea continua a produzir. Durante um período de 9 meses a 1 ano, os filhotes crescem dentro de sua mãe se alimentando de centenas de milhares de ovos e, quando nascem, medem até um metro de comprimento e já são totalmente independentes.

Habitat

O tubarão-tigre-da-areia vaga pelas regiões epipelágicas e mesopelágicas dos oceanos, águas costeiras arenosas, estuários, baías rasas e recifes rochosos ou tropicais, em profundidades de até 190 m.

Distribuição

O tubarão-tigre-da-areia pode ser encontrado nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, e no Mar Mediterrâneo e Mar Adriático. No oeste do Oceano Atlântico ele é encontrado em águas costeiras ao redor do Golfo de Maine até a Flórida, no norte do Golfo do México ao redor das Bahamas e Bermudas, e do sul do Brasil até o norte da Argentina. Ele também é encontrado no leste do Oceano Atlântico, do Mar Mediterrâneo até as Ilhas Canárias, nas Ilhas de Cabo Verde, ao longo da costa do Senegal e Gana, e do sul da Nigéria até Camarões. No oeste do Oceano Índico, a espécie ocorre da África do Sul até o sul de Moçambique, com exceção de Madagascar. No Pacífico ocidental ele foi avistado nas águas ao redor das costas do Japão e da Austrália.

Continentes de Ocorrência

África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália/Oceania, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Sand Tiger Shark." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 4 Mar. 2017. Web. 5 Apr. 2017.
  • Sand Tiger Shark fact file on ARKive.
  • Australian Threatened Species: Grey Nurse Shark (Carcharias taurus), Commonwealth of Australia 2016.
  • Pollard, D. & Smith, A. 2009. Carcharias taurus. The IUCN Red List of Threatened Species 2009: e.T3854A10132481.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.