Tubarão-tapete-manchado

Fotografia por John Turnbull, CC BY-NC-SA

Local da foto: Nova Gales do Sul, Austrália

 DSC-RX100M2 (SONY)
Distância Focal: 10mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 18/01/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tubarão-tapete-manchado

Orectolobus maculatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Chondrichthyes
Ordem Orectolobiformes
Família Orectolobidae
Gênero Orectolobus
Nome Científico Orectolobus maculatus(Bonnaterre, 1788)
Nome Inglês Spotted Wobbegong
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2015)

Descrição

O tubarão-tapete-manchado é uma espécie de tubarão da família Orectolobidae. O nome tubarão-tapete refere-se a um subgrupo de 12 espécies de tubarões da ordem Orectolobiformes e que recebem esse nome porque muitas das espécies dessa ordem têm padrões de ornamentos que lembram tapetes.

Com um corpo largo, achatado e uma coloração críptica, o tubarão-tapete-manchado é perfeitamente adaptado para uma vida no fundo do mar. Ele tem uma pele marrom ou verde-amarelada no dorso, estampada com marcas brancas, pontos brancos com formato de "O", e listras de selas mais escuras. Saliências carnudas (barbilhões nasais) pendem pelas narinas e, de seis a dez lóbulos dérmicos ou franjas de pele, se penduram abaixo e na frente dos olhos em cada lado da cabeça. Apesar da sua aparência não ameaçadora, o tubarão-tapete-manchado é capaz de infligir mordidas poderosas se provocado.

O tubarão-tapete-manchado tem, em média, entre 1,5 e 1,8 m de comprimento total, mas pode atingir mais de 3 m de comprimento.

Biologia

O tubarão-tapete-manchado é uma espécie de hábitos noturnos. Ele passa boa parte do seu dia repousando imóvel no fundo do mar ou escondido em cavernas, sob saliências ou em navios naufragados. À noite o tubarão se torna mais ativo e nada ou se locomove sobre o fundo do mar em busca de presas. Animais que habitam o fundo do mar, tais como peixes de recifes, polvos, caranguejos e lagostas são alguns de seus alimentos preferidos, muitos dos quais entram por engano em sua boca camuflada. Ao abrir sua boca larga e expandir sua garganta, o tubarão-tapete-manchado pode efetivamente sugar sua presa, prendendo-a e matando-a com suas poderosas mandíbulas e grandes dentes. Depois de passar uma noite caçando, o tubarão-tapete-manchado, o qual é observado isoladamente ou em agregações, muitas vezes retorna para o mesmo local de repouso.

O tubarão-tapete-manchado é ovovivíparo, ou seja, os embriões se desenvolvem dentro dos ovos que permanecem dentro da mãe até o nascimento. A fêmea dá à luz grandes ninhadas, geralmente com cerca de 20 filhotes, mas ninhadas de até 37 filhotes já foram registradas. Os filhotes nascem com 21 cm de comprimento e já são totalmente independentes após o nascimento.

Pouco se sabe sobre o tempo de vida do tubarão-tapete-manchado. No entanto, com base em informações sobre tubarões em geral, presume-se que essa espécie tem uma vida relativamente longa.

Habitat

O tubarão-tapete-manchado habita águas tropicais e temperadas, a partir da zona interdital até profundidades de pelo menos 100 m. Ele é mais comum em recifes rochosos cobertos de algas, mas também ocorre ao longo de recifes de coral, extensões de areia e leitos de algas marinhas. Ele pode ser encontrado em baías costeiras, estuários, sob piers e até em poças de maré, onde foi observado escalando sobre rochas entre poças de maré.

Distribuição

O tubarão-tapete-manchado ocorre no Pacífico Ocidental, ao longo da costa sul da Austrália.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Spotted Wobbegong." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 26 Dec. 2016. Web. 7 Apr. 2017.
  • Spotted Wobbegong fact file on ARKive.
  • Szcodronski, T. 2006. "Orectolobus maculatus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Huveneers, C., Pollard, D.A., Gordon, I., Flaherty, A.A. & Pogonoski, J. 2015. Orectolobus maculatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T41837A68638559.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.