Tubarão-tapete-barbudo

Copyright © Scubasigns Foundation

Local da foto: Papua, Indonésia

 NIKON D200 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 18mm  •  Abertura: f/9.0  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 12/06/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tubarão-tapete-barbudo

Eucrossorhinus dasypogon
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Chondrichthyes
Ordem Orectolobiformes
Família Orectolobidae
Gênero Eucrossorhinus
Nome Científico Eucrossorhinus dasypogon(Bleeker, 1867)
Nome Inglês Tasselled Wobbegong
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2015)

Descrição

O tubarão-tapete-barbudo é uma espécie de tubarão da família Orectolobidae. Seu nome científico significa "nariz bem franjado com barba desgrenhada", referindo-se à distinta franja de lóbulos dérmicos ramificados correndo quase continuamente da ponta do focinho até o início das nadadeiras peitorais, formando uma espécie de "barba", que é mais evidente nessa espécie do que em qualquer outra espécie de tubarão-tapete.

O tubarão-tapete-barbudo é uma espécie muita larga e moderadamente achatada. As narinas têm barbelos longos, ramificados, e têm sulcos ao redor deles, conectando-os à boca. Existem tubérculos acima dos olhos. A boca grande está posicionada à frente dos olhos, quase no final da cabeça. Na mandíbula inferior existem sulcos que se estendem dos cantos da boca e ao longo da mediana da mandíbula. As nadadeiras peitorais e pélvicas são grandes e arredondadas. As nadadeiras dorsais são de base curta e relativamente altas. Atrás das nadadeiras pélvicas, o corpo se afunila rapidamente até o curto pedúnculo caudal. A nadadeira caudal é curta, sem lóbulo inferior, e tem um lóbulo superior com um forte sulco ventral perto da ponta.

O tubarão-tapete-barbudo tem um padrão de cor dorsal parecido com um mosaico, consistindo de numerosas linhas e manchas escuras pequenas sobre um fundo cinza ou marrom amarelado. O padrão se estende até a parte inferior da cauda e margens das nadadeiras peitorais e pélvicas. A superfície ventral é branca. Essa espécie pode atingir 1,8 m de comprimento.

Biologia

Considerado o membro mais especializado de sua família, a coloração ornamentada do tubarão-tapete-barbudo e a complexa franja dérmica garantem uma excelente camuflagem, embora provavelmente ele seja um nadador mais lento do que as outras espécies da sua família. É um animal solitário e passa a maior parte do dia repousando imóvel dentro de cavernas ou sob saliências com sua cauda enrolada. À noite, ele se torna ativo, nadando sobre o recife para caçar.

O tubarão-tapete-barbudo se alimenta de peixes ósseos e cartilaginosos, crustáceos e cefalópodes. Sua boca grande permite a ingestão de presas de tamanho considerável. Durante o dia, essa espécie é um predador de emboscada oportunista.

Pouso se sabe sobre a reprodução do tubarão-tapete-barbudo, embora provavelmente seja ovovivípara, com filhotes vivos nascidos após eclosão interna. O tamanho da ninhada é de até 20 ou mais.

Habitat

O tubarão-tapete-barbudo geralmente é visto em cabeças de coral e em faces e canais de recifes, em áreas rasas da plataforma continental e recifes de alto mar, a cerca de 50 m de profundidade.

Distribuição

O tubarão-tapete-barbudo é encontrado no Oceano Índico oriental e no Oceano Pacífico central/ocidental, ao redor da Indonésia, Papua Nova Guiné e Austrália (Território do Norte, Queensland, Austrália Ocidental).

Continentes de Ocorrência

Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Tasselled Wobbegong." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 4 Jan. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Tasselled Wobbegong fact file on ARKive.
  • Huveneers, C. & Pillans, R.D. 2015. Eucrossorhinus dasypogon. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T41873A68623121.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.