Tubarão-raposa-comum

Copyright © Giorgio Giampieri

Local da foto: Ilha de Malapascua, Filipinas

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tubarão-raposa-comum

Alopias vulpinus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Chondrichthyes
Ordem Lamniformes
Família Alopiidae
Gênero Alopias
Nome Científico Alopias vulpinus(Bonnaterre, 1788)
Nome Inglês Common Thresher Shark
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2009)

Descrição

O tubarão-raposa-comum é uma grande espécie de tubarão da família Alopiidae e a maior das três espécies de tubarão-raposa.

Com seu enorme e curvado lóbulo superior da nadadeira caudal, que pode ser tão longo quanto o seu corpo, o tubarão-raposa-comum é um dos tubarões mais fáceis de ser identificado. Esta "cauda" delgada que lembra um chicote pode ser uma arma mortal, usada para atordoar e matar presas. O tubarão-raposa-comum é um tubarão robusto com um tronco em forma de torpedo e uma cabeça larga e curta. Seu corpo é cinza azulado ao cinza-escuro ou enegrecido na parte superior, com os lados prateados ou cor de cobre, e as partes inferiores são brancas. As nadadeiras peitorais são curvadas e se afinam até um ponto, e o focinho é curto e pontudo. Os olhos e as mandíbulas são relativamente pequenos, mas os dentes afiados são eficientes para capturar presas escorregadias. A primeira nadadeira dorsal do tubarão-raposa-comum é alta e posicionada ligeiramente mais perto das nadadeiras peitorais do que das nadadeiras pélvicas. As nadadeiras pélvicas são quase tão grandes quanto a primeira nadadeira dorsal, e suportam clásperes finos e longos nos machos. A segunda nadadeira dorsal e a nadadeira anal são minúsculas.

O tubarão-raposa-comum é muito semelhante (e muitas vezes confundido) ao tubarão-raposa-pelágico (Alopias pelagicus). Ele pode ser distinguido do tubarão-raposa-pelágico pelo branco do seu ventre que se estende em uma faixa sobre as bases das suas nadadeiras peitorais.

O tubarão-raposa-comum é a maior espécie de tubarão-raposa, geralmente atingindo 5 m de comprimento e 230 kg de peso.

Biologia

O tubarão-raposa-comum é um peixe ativo e um forte nadador e, ocasionalmente, é visto pulando para fora da água. Ele se alimenta principalmente de peixes de cardume, mas também de peixes que habitam o fundo do oceano, lulas, polvos e, muito raramente, aves marinhas. Ele usa a sua nadadeira caudal para juntar os peixes em cardumes pequenos e, em seguida, atordoá-los com poderosos golpes da cauda. Algumas vezes, dois tubarões-raposa podem cooperar em um ataque, nadando em volta do cardume de peixes em círculos cada vez menores, depois atingindo o cardume com suas poderosas caudas antes de voltar a engolir suas vítimas atordoadas ou mortas.

O tubarão-raposa-comum possui algumas adaptações fisiológicas notáveis que explicam a sua força e resistência em uma grande variedade de latitudes e profundidades. Ao longo de cada um dos seus flancos corre uma faixa de músculo vermelho, que pode contrair poderosamente por longos períodos, permitindo ao animal nadar por longos períodos sem fadiga. Além disso, este músculo vermelho contém uma malha de pequenos vasos sanguíneos que transferem o calor de volta para o interior do corpo. Retendo o calor do corpo permite que o tubarão permaneça ativo e reaja rapidamente, mesmo em água gelada, e também resulta em uma digestão muito mais rápida, permitindo que ele se alimente de novo rapidamente, se houver oportunidade.

O tubarão-raposa-comum é ovovivíparo, ou seja, os filhotes se desenvolvem dentro de ovos que são retidos dentro do corpo da mãe até que estejam prontos para eclodir. O período de gestação é de nove meses, com ninhadas de 2 a 7 filhotes que nascem durante a primavera. Esta espécie atinge a maturidade sexual entre 3 e 8 anos, e estima-se que pode viver entre 45 e 50 anos.

Habitat

O tubarão-raposa-comum habita águas costeiras e oceano aberto, desde a superfície até profundidades de pelo menos 550 m. Os jovens são encontrados com frequência perto da costa e em baías rasas.

Distribuição

O tubarão-raposa-comum ocorre em regiões costeiras e oceânicas em mares tropicais até mares temperados e frios em todo o mundo, mas ele é mais comum em águas temperadas.

Continentes de Ocorrência

África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália/Oceania, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Common Thresher." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 17 Dec. 2016. Web. 1 Apr. 2017.
  • Thresher Shark fact file on ARKive.
  • Goldman, K.J., Baum, J., Cailliet, G.M., Cortés, E., Kohin, S., Macías, D., Megalofonou, P., Perez, M., Soldo, A. & Trejo, T. 2009. Alopias vulpinus. The IUCN Red List of Threatened Species 2009: e.T39339A10205317.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.