Tubarão-mako-de-nadadeiras-curtas

Fotografia por Patrick Doll, CC BY-SA

Local da foto: Arquipélago de Açores

 DSC-W90 (SONY)
Distância Focal: 6mm  •  Abertura: f/2.8  •  Tempo de Exposição: 1/400s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 23/09/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tubarão-mako-de-nadadeiras-curtas

Isurus oxyrinchus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Chondrichthyes
Ordem Lamniformes
Família Lamnidae
Gênero Isurus
Nome Científico Isurus oxyrinchusRafinesque, 1810
Nome Inglês Shortfin Mako Shark, Mako Shark, Atlantic Mako, Blue Pointer
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2009)

Descrição

O tubarão-mako-de-nadadeiras-curtas é uma grande espécie de tubarão da família Lamniformes e uma das duas únicas espécies existentes do gênero Isurus - a outra espécie é o tubarão-mako-de-nadadeiras-longas (Isurus paucus).

Um grande tubarão, o tubarão-mako-de-nadadeiras-curtas tem uma nadadeira caudal distinta com formato crescente, um focinho cônico e longo, grandes olhos pretos e dentes muito afiados como lâminas. A parte superior do corpo é azul metálico brilhante, enquanto a parte inferior é branco neve. Espécimes maiores e mais velhos geralmente são mais escuros com áreas brancas reduzidas. Os juvenis geralmente são mais pálidos do que os adultos e também têm uma marca preta evidente na ponta do focinho.

Um espécime adulto tem, em média, 3,2 m de comprimento e peso entre 60 e 135 kg, mas pode atingir até 4 m de comprimento e até 570 kg. As fêmeas são maiores do que os machos.

O tubarão-mako-de-nadadeiras-curtas pode ser distinguido do tubarão-mako-de-nadadeiras-longas não apenas por ter nadadeiras peitorais mais curtas, mas também pela coloração branca na parte inferior do focinho e ao redor da boca, que é mais pigmentada no tubarão-mako-de-nadadeiras-longas.

Biologia

O tubarão-mako-de-nadadeiras-curtas é considerado o mais rápido de todos os tubarões, atingindo 40 km/h, com rajadas de até 74 km/h. Ele é famoso por fazer saltos espetaculares de até aproximadamente 9 m de altura fora da água. A cauda alta do tubarão-mako-de-nadadeiras-curtas produz impulso máximo para impulsionar o tubarão rapidamente para a frente em rajadas extremas de velocidade e para viagens de longa distância.

O tubarão-mako-de-nadadeiras-curtas tem um sistema circulatório de troca de calor que permite que o seu corpo se mantenha mais quente do que a água ao redor e, assim, mantém um nível elevado de atividade.

O tubarão-mako-de-nadadeiras-curtas se alimenta principalmente de uma grande variedade de peixes, tais como peixe-espada, atum, cavala, bacalhau, robalo e até outros tubarões, incluindo o tubarão-azul (Prionace glauca), e tubarões dos gêneros Carcharhinus e Sphyrna. No entanto, lulas, cabeças de tartarugas marinhas e toninhas também já foram encontradas no estômago desse tubarão.

Levando em conta a relativa notoriedade desse tubarão, particularmente entre os pescadores, surpreendentemente pouco se sabe da sua biologia. O conhecimento reprodutivo do tubarão-mako-de-nadadeiras-curtas é escasso, em grande parte porque as fêmeas prenhes geralmente abortam embriões em caso de captura, tornado o estudo muito difícil.

A reprodução é ovovivípara - os embriões são alimentados no útero por um saco vitelino ao invés de placenta. Assim que os filhotes eclodem, ocorre o canibalismo uterino conhecido como oofagia, no qual os filhotes em crescimento se alimentam de ovos não fertilizados ou menos desenvolvidos.

Ninhadas entre 4 e 25 filhotes vivos nascem no final do inverno e início da primavera, após um período de gestação de 15 a 18 meses. Isso é seguido por uma taxa de crescimento inicial relativamente rápida. As fêmeas podem descansar por um período de 18 meses após o nascimento dos filhotes antes de darem à luz novamente. As fêmeas parecem se tornar sexualmente maduras entre 7 e 9 anos.

Habitat

O tubarão-mako-de-nadadeiras-curtas geralmente é pelágico, mas às vezes, pode ser encontrado perto da costa. Apesar de ocupar geralmente águas superficiais de até cerca de 150 m, esse tubarão já foi registrado em profundidades de até 740 m. Há indícios que sugerem que essa espécie migra sazonalmente para águas mais quentes.

Distribuição

O tubarão-mako-de-nadadeiras-curtas é uma espécie de ampla distribuição, encontrado em águas tropicais e temperadas em todos os oceanos do mundo. No Atlântico Ocidental, ele ocorre do Golfo de Maine até o sul do Brasil, incluindo o Golfo do México e o Caribe. No Atlântico Oriental, sua distribuição varia da Noruega até as Ilhas Britânicas, Mar Mediterrâneo, Costa do Marfim e Gana até a África do Sul. No Indo-Pacífico, ele é encontrado do leste da África e Mar Vermelho até o Havaí, incluindo as águas ao redor do Paquistão, Índia, Coreia, Japão, Indonésia, Austrália, Tasmânia e Nova Zelândia. No Pacífico Oriental, sua ocorrência inclui as águas ao sul das Ilhas Aleutas e do sul da Califórnia, nos Estados Unidos, até o Chile.

Continentes de Ocorrência

África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália/Oceania, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Shortfin Mako Shark." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 6 Apr. 2017. Web. 7 Apr. 2017.
  • Shortfin Mako fact file on ARKive.
  • Cailliet, G.M., Cavanagh, R.D., Kulka, D.W., Stevens, J.D., Soldo, A., Clo, S., Macias, D., Baum, J., Kohin, S., Duarte, A., Holtzhausen, J.A., Acuña, E., Amorim, A. & Domingo, A. 2009. Isurus oxyrinchus. The IUCN Red List of Threatened Species 2009: e.T39341A10207466.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.