Tubarão-de-recife-cinzento

Fotografia por David Rolla, CC BY-NC-ND

Local da foto: Ilha Peleliu, República de Palau

 E-M10 (OLYMPUS IMAGING CORP.)
Distância Focal: 40mm  •  Abertura: f/2.8  •  Tempo de Exposição: 1/160s  •  ISO: 250
Data em que a foto foi tirada: 26/07/2017
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tubarão-de-recife-cinzento

Carcharhinus amblyrhynchos
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Chondrichthyes
Ordem Carcharhiniformes
Família Carcharhinidae
Gênero Carcharhinus
Nome Científico Carcharhinus amblyrhynchos(Bleeker, 1856)
Nome Inglês Gray Reef Shark, Grey Reef Shark
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2009)

Descrição

O tubarão-de-recife-cinzento é uma espécie de tubarão da família Carcharhinidae.

O corpo do tubarão-de-recife-cinzento é liso, fusiforme, moderadamente robusto e tem cinco fendas branquiais. O focinho é longo e arredondado e a boca está posicionada atrás dos olhos e embaixo do focinho. Os olhos são grandes e redondos. A coloração do corpo é cinzenta na parte superior, às vezes com uma tonalidade de bronze. A parte inferior do corpo é branca. A nadadeira dorsal é cinza ou branca. A nadadeira caudal tem uma distinta faixa preta larga na borda. As pontas das nadadeiras peitorais, pélvicas, segunda dorsal, e anal são pretas ou têm coloração escura.

O tubarão-de-recife-cinzento geralmente tem menos de 1,9 m de comprimento, mas pode atingir até 2,6 m. O macho pode ser distinguido pelos clásperes alongados nas nadadeiras pélvicas. A espécie pode atingir 33,7 kg, mas grandes machos podem ser mais pesados.

O tubarão-de-recife-cinzento pode ser confundido com o tubarão-galha-preta-de-recife (Carcharhinus melanopterus), que tem uma distinta ponta preta em todas as nadadeiras, incluindo a primeira nadadeira dorsal - a nadadeira dorsal do tubarão-de-recife-cinzento é cinza ou branca.

Biologia

A dieta do tubarão-de-recife-cinzento é composta principalmente de peixes ósseos, sendo os cefalópodes, como a lula e o polvo, o segundo grupo alimentar mais importante e os crustáceos, como caranguejos e lagostas, compondo o restante da dieta. Caça sozinho ou em grupo e é conhecido por encurralar cardumes de peixes contra as paredes externas de recifes de corais para capturá-los. Seu olfato é extremamente aguçado, sendo capaz de detectar uma parte de extrato de atum em 10 bilhões de partes de água do mar. Pode detectar também, concentrações muito baixas de sangue balançando a cabeça de um lado para o outro e usando suas narinas para obter amostras de água.

O tubarão-de-recife-cinzento tem comportamento agressivo, que lhe permite dominar outras espécies de tubarões de recife, apesar de seu tamanho moderado. É uma espécie social, formando grupos de 5 a 20 indivíduos durante o dia, mas à noite os indivíduos se separam quando começam a caçar. Fêmeas adultas também formam grupos em águas muito rasas, onde a temperatura da água mais alta pode acelerar seu crescimento ou a de seus filhotes ainda não nascidos.

O tubarão-de-recife-cinzento é um rápido nadador, mas normalmente nada lentamente, aparentemente inativo. No entanto, por causa de seus canais de percepção extremamente sensíveis, ele sempre está alerta e consciente do que está ao seu redor, tornando-se ativo muito rapidamente.

Durante o acasalamento, o macho do tubarão-de-recife-cinzento morde o corpo ou as nadadeiras da fêmea para segurá-la para a cópula. É uma espécie vivípara, ou seja, os embriões estão conectados a um saco vitelino semelhante à placenta, e os filhotes nascem vivos e nadando livremente, não em um ovo. A fêmea dá à luz a uma ninhada de 1 a 6 filhotes. O período de gestação é estimado entre 9 e 14 meses. Os recém-nascidos têm entre 45 e 60 cm de comprimento. A maturidade sexual ocorre por volta dos 7 anos de idade, quando os machos têm entre 1,3 e 1,5 m de comprimento e as fêmeas têm entre 1,2 e 1,4 m de comprimento. A estimativa de vida do tubarão-de-recife-cinzento é de pelo menos 25 anos.

Habitat

O tubarão-de-recife-cinzento geralmente é uma espécie costeira de águas rasas e é encontrado principalmente em profundidades inferiores a 60 m. No entanto, pode mergulhar até 1.000 m. É encontrado em plataformas continentais e insulares, preferindo recifes de corais com águas claras e topografia acidentada. É encontrado com frequência perto de declives nas bordas externas do recife, particularmente perto de canais de recife com fortes correntes, e com menos frequência dentro de lagoas. Pode se aventurar por vários quilômetros no oceano aberto.

Distribuição

O tubarão-de-recife-cinzento é nativo dos oceanos Índico e Pacífico. No Oceano Índico, ocorre da África do Sul até a Índia, incluindo Madagascar e ilhas próximas, Mar Vermelho e Maldivas. No Oceano Pacífico, é encontrado do sul da China até o norte da Austrália e Nova Zelândia, incluindo o Golfo da Tailândia, Filipinas e Indonésia. É relatado também em muitas ilhas do Pacífico.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Smale, M.J. 2009. Carcharhinus amblyrhynchos. The IUCN Red List of Threatened Species 2009: e.T39365A10216946. Acessado em 19 Mai 2018.
  • Christel, J. 2004. "Carcharhinus amblyrhynchos" (On-line), Animal Diversity Web. Acessado em 19 Mai 2018.
  • Wikipedia contributors. "Grey Reef Shark." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 19 Mai 2018. Web. 19 Mai 2018.
  • Dianne J. Bray, Carcharhinus amblyrhynchos in Fishes of Australia, acessado em 19 Mai 2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.