Tubarão-de-pontas-brancas-oceânico

Fotografia por Jürgen Donauer, CC BY-SA

Local da foto: Mar Vermelho, El Quseer, Egito

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tubarão-de-pontas-brancas-oceânico

Carcharhinus longimanus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Chondrichthyes
Ordem Carcharhiniformes
Família Carcharhinidae
Gênero Carcharhinus
Nome Científico Carcharhinus longimanus(Poey, 1861)
Nome Inglês Oceanic Whitetip Shark, Whitetip Shark, White-tipped Shark
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2015)

Descrição

O tubarão-de-pontas-brancas-oceânico, conhecido também como tubarão-galha-branca-oceânico, é uma grande espécie de tubarão pelágico pertencente à família Carcharhinidae.

O tubarão-de-pontas-brancas-oceânico tem um corpo robusto, um focinho curto e arredondado, e mandíbulas incrivelmente poderosas. Este predador agarra a presa com os dentes pontiagudos da mandíbula inferior, serrilhados apenas na ponta, enquanto os dentes serrilhados, triangulares mais amplos na mandíbula superior são usados para serrar, cortar e rasgar a carne. A primeira nadadeira dorsal é distintamente grande e arredondada, e as nadadeiras peitorais são longas e largas.

O tubarão-de-pontas-brancas-oceânico é assim chamado porque as pontas das suas nadadeiras peitorais, primeira nadadeira dorsal, pélvica e caudal geralmente são brancas ou têm manchas brancas. Dependendo da localização geográfica, a cor do corpo pode ser marrom, cinza, bege ou bronze, às vezes azulada, enquanto o ventre geralmente é branco, ocasionalmente amarelado.

O tubarão-de-pontas-brancas-oceânico pode crescer até 4 m de comprimento e pesar até 170 kg. As fêmeas geralmente são maiores do que os machos.

Biologia

A dieta do tubarão-de-pontas-brancas-oceânico consiste principalmente de peixes ósseos como o atum e a cavala, mas também inclui arraias, tartarugas-marinhas, aves marinhas, lulas, crustáceos e carniça de mamíferos.

O tubarão-de-pontas-brancas-oceânico geralmente é solitário, mas os indivíduos ocasionalmente se reúnem em grupos durante os "frenesis de alimentação" em áreas onde o alimento é abundante, como ao redor de carcaças de baleias. Quando muitas espécies diferentes de tubarão estão envolvidas em um "frenesi de alimentação", o tubarão-de-pontas-brancas-oceânico geralmente domina e pode ser agressivo com as outras espécies. Esta espécie geralmente é acompanhada por rêmoras (peixes da família Echeneidae), peixes-golfinhos (peixes do gênero Coryphaena) e peixes-piloto (Naucrates ductor), e supostamente demonstra uma associação incomum com a baleia-piloto-de-nadadeira-curta (Globicephala macrorhynchus) em águas do Havaí. Apesar do motivo exato para este tubarão nadar junto com as baleias-piloto ser desconhecido, acredita-se que o tubarão-de-pontas-brancas-oceânico segue as baleias-piloto por causa de lulas, uma vez que as baleias-piloto as localizam com extrema eficiência.

O tubarão-de-pontas-brancas-oceânico acasala durante o início do verão no noroeste do Oceano Atlântico e sudoeste do Oceano Índico, e a fêmea dá à luz entre 1 e 15 filhotes com cerca de 60 cm de comprimento após um período de gestação de 10 a 12 meses. Como um reprodutor vivíparo, o tubarão-de-pontas-brancas-oceânico dá à luz filhotes vivos, que são alimentados durante o período de gestação por um saco placentário. Os machos atingem a maturidade sexual entre 1,7 e 1,9 m de comprimento, e as fêmeas, com cerca de 1,8 e 2 m de comprimento.

Habitat

O tubarão-de-pontas-brancas-oceânico é uma espécie oceânica epipelágica que é encontrada principalmente em águas temperadas quentes e tropicais. Ocasionalmente, indivíduos são vistos em águas mais rasas perto da terra, especialmente ao redor de ilhas oceânicas. Esta espécie é encontrada em profundidades de até 150 m.

Distribuição

O tubarão-de-pontas-brancas-oceânico pode ser encontrado de Maine, nos Estados Unidos, ao sul até a Argentina no Oceano Atlântico Ocidental, incluindo o Caribe e Golfo do México, e de Portugal até o Golfo da Guiné no Atlântico Oriental. Ele pode ocorrer também no Mar Mediterrâneo. No Indo-Pacífico, este tubarão habita as águas do Mar Vermelho e da África Oriental até o Havaí, Samoa, Taiti e Ilhas Tuamoto. No Pacífico Oriental a distribuição desta espécie inclui áreas ao redor do sul da Califórnia nos Estados Unidos e ao sul até o Peru, incluindo os arredores das Ilhas Galápagos.

Continentes de Ocorrência

África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália/Oceania, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Oceanic Whitetip Shark." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 30 Jan. 2017. Web. 6 Apr. 2017.
  • Oceanic Whitetip Shark fact file on ARKive.
  • Baum, J., Medina, E., Musick, J.A. & Smale, M. 2015. Carcharhinus longimanus. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T39374A85699641.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.