Tubarão-de-galápagos

Fotografia por David Rolla, CC BY-NC-ND

Local da foto: Ilha de Lord Howe, Austrália

 E-M10 (OLYMPUS IMAGING CORP.)
Distância Focal: 60mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/160s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 14/11/2016
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tubarão-de-galápagos

Carcharhinus galapagensis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Chondrichthyes
Ordem Carcharhiniformes
Família Carcharhinidae
Gênero Carcharhinus
Nome Científico Carcharhinus galapagensis(Snodgrass & Heller, 1905)
Nome Inglês Galapagos Shark
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2003)

Descrição

O tubarão-de-galápagos é uma grande espécie de tubarão da família Carcharhinidae, nomeado após as famosas ilhas onde foi identificado pela primeira vez.

O tubarão-de-galápagos tem um corpo delgado e aerodinâmico. O focinho é largo e arredondado. Os olhos são redondos e de tamanho médio. A boca geralmente contém 14 fileiras de dentes em ambos os lados das duas mandíbulas, mais um dente na sínfise. Os dentes superiores são robustos e têm formato triangular, enquanto os dentes inferiores são mais estreitos. Tanto os dentes superiores quanto os dentes inferiores têm bordas serrilhadas. A primeira nadadeira dorsal é alta e moderadamente curvada, com origem sobre as pontas traseiras das nadadeiras peitorais. Ela é seguida por uma crista baixa que corre até a segunda nadadeira dorsal. A segunda nadadeira dorsal tem origem em cima da nadadeira anal. As nadadeiras peitorais são grandes com pontas pontiagudas.

O tubarão-de-galápagos tem uma coloração cinza acastanhada na parte superior do corpo e branca na parte ventral, com uma listra branca fraca nos lados. As bordas das nadadeiras são mais escuras, mas não são proeminentemente marcadas. O tubarão-de-galápagos pode ser distinguido do tubarão-escuro (Carcharhinus obscurus) por ter a primeira e segunda nadadeira dorsal mais alta e dentes maiores, e pode ser distinguido do tubarão-de-recife-cinzento (Carcharhinus amblyrhynchos) por ter um corpo menos robusto e a ponta da primeira nadadeira dorsal menos pontiaguda. No entanto, essas características podem ser difíceis de distinguir em campo.

Uma das maiores espécies em seu gênero, o tubarão-de-galápagos tem, em média, entre 1,8 e 2,4 m de comprimento, mas pode atingir 3 m de comprimento ou mais.

Biologia

A dieta primária do tubarão-de-galápagos é composta de peixes ósseos bentônicos e polvos. Ocasionalmente ele também se alimenta de presas que habitam a superfície, como peixes-voadores e lulas. À medida que o tubarão cresce, ele consome um número cada vez maior de elasmobrânquios (arraias e tubarões menores, inclusive de sua própria espécie) e crustáceos. Nas Ilhas Galápagos, essa espécie foi observada atacando lobos-marinhos-de-galápagos (Arctocephalus galapagoensis), leões-marinhos-de-galápagos (Zalophus wollebaeki) e iguanas-marinhas-de-galápagos (Amblyrhynchus cristatus).

Um animal curioso e persistente, o tubarão-de-galápagos é conhecido por se aproximar de nadadores e averiguar outros distúrbios na água, como barcos e mergulhadores. Ele pode ser um animal agressivo e é considerado potencialmente perigoso para os seres humanos.

Como outros tubarões da família Carcharhinidae, o tubarão-de-galápagos apresenta um modo vivíparo de reprodução, no qual os embriões em desenvolvimento são sustentados por uma conexão placentária formada a partir do saco vitelino. O acasalamento ocorre de janeiro a março. O período de gestação é estimado ser de aproximadamente 1 ano; a primavera seguinte a fecundação, as fêmeas se deslocam para áreas de berçários rasas e dão à luz de 4 a 16 filhotes vivos, que nascem com 61 a 80 cm de comprimento. Os tubarões juvenis permanecem em águas rasas para evitar predação por adultos maiores e, à medida que crescem, se deslocam para águas mais profundas.

Os machos do tubarão-de-galápagos atingem a maturidade com 2,1 a 2,5 m de comprimento e 6 a 8 anos de idade, enquanto as fêmeas atingem a maturidade com 2,2 a 2,5 m de comprimento e 7 a 9 anos de idade. O tempo de vida dessa espécie é de pelo menos 24 anos.

Habitat

O tubarão-de-galápagos tem como habitat preferido águas claras ao redor de fundos rochosos e recifes de coral. Ele pode ser encontrado desde águas superficiais até profundidades superiores a 280 m.

Distribuição

Apesar do seu nome, o tubarão-de-galápagos não é encontrado apenas ao redor das Ilhas Galápagos, mas ocorre em águas tropicais quentes ao redor do mundo.

No Oceano Atlântico, ocorre ao redor das Ilhas Bermudas, Ilhas Virgens, Arquipélago da Madeira, Arquipélago de Cabo Verde, Ilha de Ascensão, Ilha de Santa Helena e Ilha de São Tomé.

No Oceano Índico, ocorre no sul de Madagascar.

No Oceano Pacífico, ocorre ao redor da Ilha de Lord Howe, Ilhas Marianas, Ilhas Marshall, Ilhas Kermadec, Atol de Tupai, Arquipélago de Tuamotu, Arquipélago do Havaí, Ilhas Galápagos, Ilha do Coco, Ilhas Revillagigedo, Ilha de Clipperton e Ilha de Malpelo.

Existem alguns relatos dessa espécie em águas continentais na Península Ibérica, Baixa Califórnia, Guatemala, Colômbia e leste da Austrália.

Continentes de Ocorrência

África, América do Norte, América do Sul, Austrália/Oceania, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Galapagos Shark." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 11 Nov. 2016. Web. 8 Apr. 2017.
  • Galapagos Shark fact file on ARKive.
  • Bennett, M.B., Gordon, I. & Kyne, P.M. (SSG Australia & Oceania Regional Workshop, March 2003). 2003. Carcharhinus galapagensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2003: e.T41736A10550977.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.